desvantagens trabalho equipe

A convivência com outras pessoas no ambiente corporativo nem sempre é fácil e alguns pontos desfavoráveis podem prejudicar o desempenho da empresa e a carreira profissional do indivíduo.

Mais conhecimentos, ideias inovadoras, criatividade e habilidades que se complementam, esses são os resultados positivos do trabalho em equipe. Mas a convivência com outras pessoas no ambiente corporativo nem sempre é fácil e alguns pontos desfavoráveis podem prejudicar o desempenho da empresa e a carreira profissional do indivíduo. Entre as desvantagens do trabalho em equipe, estão:

Limitação da criatividade

Quando trabalham em conjunto, as pessoas tendem a ser menos ousadas. Aqueles que têm opiniões diferentes da maioria podem ser pressionados a concordar com a decisão tomada pelos outros e reprimir novas ideias devido ao receio do julgamento dos colegas.


Participação desigual

A má distribuição dos afazeres e a falta de supervisão adequada deixam alguns integrantes responsáveis por tarefas excessivas. Enquanto alguns funcionários ficam sobrecarregados, outros podem ressentir-se com os colegas que estão assumindo um maior controle do projeto.

Conflitos

Numa equipe é inevitável que haja choque de opiniões, personalidades e estilos. Alguns participantes têm dificuldade em aceitar ideias diferentes das suas e impõem o seu ponto de vista aos outros, assim, acabam sendo vistos como inflexíveis e arrogantes. Esse conflito desperdiça tempo, energia e desvia o grupo dos seus objetivos.

Processo mais demorado

Dependendo da situação, os objetivos levam mais tempo para serem alcançados em grupo do que de forma individual. Isso porque, antes de executar as tarefas, é necessário escolher o líder, distribuir as atividades e socializar-se com os membros para obter resultados satisfatórios.

disputa entre membros

Um ambiente repleto de conflitos prejudica o desenvolvimento do trabalho e diminui o rendimento dos profissionais.

Competição

Em algumas empresas, além da disputa entre profissionais de um mesmo grupo, ocorrem competições entre as equipes por causa da busca de um maior destaque dentro da instituição. Porém, essa é uma prática que deve ser evitada. Um ambiente repleto de conflitos prejudica o desenvolvimento do trabalho e diminui o rendimento dos profissionais. Quanto maior for a competição, menor será a inovação e mais distante o time ficará de suas metas.

Conduzir os funcionários de uma organização para um mesmo objetivo não é tarefa fácil. As equipes são formadas por pessoas que dispõem de conhecimentos e experiências bem distintas, portanto, para que o convívio seja harmônico e produtivo, é necessário estabelecer uma comunicação eficaz, um planejamento estratégico e, principalmente, uma boa liderança capaz de solucionar conflitos de modo rápido e de gerir as diferenças, incentivando cada membro do grupo a dar o melhor de si em prol de um objetivo em comum.