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Pontualidade e comprometimento são algumas das qualidades profissionais mais valorizadas no mercado de trabalho.

Pontualidade e comprometimento são algumas das qualidades profissionais mais valorizadas no mercado de trabalho. Lidar com pessoas que não têm a responsabilidade de cumprir com os compromissos é muito difícil, sobretudo no ambiente organizacional. Não é raro ter um colega ou um colaborador que costuma chegar atrasado, entregar as tarefas fora do prazo, esquecer documentos e faltar às reuniões. Depender desse tipo de profissional muitas vezes passa a ser um tormento e é quase impossível não irritar-se com as situações citadas.

Entretanto, perder o controle diante dessas circunstâncias torna o trabalho em equipe ainda mais difícil e estressante. Para reverter e evitar esse tipo de comportamento é importante conversar de forma adequada com o profissional, de modo a não minar sua motivação, e sim, mostrar maneiras de melhorar. Confira algumas dicas:


Sempre confirme o compromisso – uma comunicação clara e direta é a chave para evitar esquecimentos ou interpretações erradas. Um dia antes, lembre o “esquecidinho” do horário e do tema da reunião, bem como do material necessário para o encontro.

O funcionário falhou por quê? – procurar saber o motivo do deslize é fundamental para compreender a posição do colaborador e demonstrar interesse por ele. Essa atitude tende a estabelecer uma relação de maior confiança e cumplicidade, o que ajuda a aumentar o comprometimento do funcionário.

Negocie uma nova reunião – caso o profissional se esqueça de documentos importantes para o andamento da reunião tente remarcar o compromisso e aproveite para estabelecer novas exigências. Deixe claro tudo o que será imprescindível para a próxima conversa em equipe.

reunião empresa

Mostre-se compreensivo, mas exija profissionalismo.

Registre o que ficou decidido – ao remarcar uma reunião por conta da falta de material, envie um e-mail para todo o grupo listando a data e o horário do próximo encontro e a responsabilidade de cada colaborador para que o compromisso aconteça perfeitamente, sem imprevistos.

Mostre-se compreensivo, mas exija profissionalismo – explique à equipe que entende atrasos esporádicos e releva ausências, desde que o colaborador avise com antecedência.

Seja exemplo – para exigir comprometimento por parte dos funcionários, é preciso demonstrar empenho e cumprir com todos os compromissos.

Quer saber como manter seus compromissos em dia no trabalho? Veja:

Recuse tarefas de última hora – diga não às situações que podem fazer você ficar atrasado para outro compromisso.

Marque o tempo – observe quanto tempo gasta em cada tarefa e programe-se de maneira mais adequada.

Recorra a alarmes ou lembretes – é uma atitude simples, mas muito eficiente para evitar atrasos e esquecimentos.