Posted in:

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

outsoursing

Você já ouviu falar da expressão outsourcing? Sabe o que ela significa? Hoje, você conhecerá um pouco mais esse tipo de serviço, que é muito usado no meio corporativo, além de entender suas vantagens e desvantagens de aplicação.

O que é outsourcing?

Mas afinal, o que significa outsourcing? A expressão em inglês é composta pela junção de dois termos: out, que significa “fora”, e source, que significa “origem” ou “fonte”. Desse modo, o outsourcing é uma fonte de fora ou o ato de contratar uma pessoa ou organização para realizar projetos.

Também conhecida como terceirização, esse tipo de modalidade tem se tornado frequente para a redução de despesas, diminuição de demanda de trabalho e otimização de resultados.

Segundo uma pesquisa realizada em 2017 pelo portal Brandon Gaille, cerca de 57% das empresas americanas aumentaram a contratação de profissionais outsourcing, e 46% dessas realizam esse tipo de parceria para a diminuição de custos.

Como funciona o outsourcing?

A terceirização de serviços se tornou regularizada em 1989 pela economia internacional e pode ser feita para qualquer especialidade, exceto naquelas em que a empresa atua. Uma corporação de RH, por exemplo, não pode contratar outra para prestar o mesmo serviço.

Visando maior agilidade nas operações e lucros, o outsourcing pode ser feito por meio da admissão de pessoas ou negócios especializados na função desejada, que podem atuar diretamente no local ou à distância.

As principais áreas de demanda para serviços de terceirização são atividades interligadas a marketing, comunicação, finanças, logística, contabilidade, TI (tecnologia da informação), recursos humanos e atendimento ao cliente.

Vantagens de aderir ao outsourcing

Para que você conheça ainda mais o processo de outsourcing, separamos as principais vantagens de aderir ao recurso. Confira.

Redução de custos

Esta é causa principal de adesão ao outsourcing, devido ao baixo custo de aplicação. Os gastos contratuais são reduzidos devido à ausência de despesas contratuais de transporte, alimentação e contribuição previdenciária.

Por isso, os funcionários que prestarão o serviço irão receber um valor um pouco menor do que se fossem parte da companhia, além de trazerem conhecimentos e bagagens suficientes para a produção das demandas.

Maior lucratividade

Por obter empregados eficientes por um baixo custo, os ganhos da empresa acabam aumentando consideravelmente. Isso também ocorre devido a um bom desempenho nos processos de trabalho, que otimizam o tempo e garantem melhoria na produção de trabalho.

Aumento de produtividade

Com essa modalidade, é possível dedicar mais tempo às atividades internas, visto que os funcionários são capacitados e atuam em funções específicas, conseguindo executar as demandas de modo mais eficiente.

O foco poderá ser no aperfeiçoamento dos processos, de modo que o controle de qualidade também é otimizado, melhorando a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos ao cliente.

Desvantagens de aderir ao outsourcing

O outsourcing é uma ótima maneira de potencializar a gestão, porém existem alguns pontos que precisam de atenção e, se não forem devidamente ajustados, podem prejudicar a empresa.

Segurança fragilizada

Para a realização de determinadas funções, é necessário fornecer alguns dados e informações sigilosas da instituição. Por isso, a escolha da contratação deve ser criteriosa, assim como o acompanhamento do processo de execução.

Não é porque essa demanda será responsabilidade de terceiros que ela deve ser deixada de lado, entenda que todo serviço prestado afeta diretamente a receita e os resultados da empresa.

Perda do controle produtivo

Mesmo que não haja necessidade da realização física das tarefas, é importante fazer o acompanhamento do que é produzido por meio do outsourcing.

Nem sempre os trabalhos atendem às expectativas, por isso, fique atento a cada atividade produzida. Opine, questione e aprove cada processo executado para que, caso não siga como o esperado, você possa encontrar um profissional adequado ao que procura.

Perda de funcionário

Em certas situações, com a terceirização, a instituição acaba optando por fechar alguns setores na companhia. A exclusão total de mão de obra especializada também pode ocasionar na dependência total da terceiros e, em caso de rompimento de contrato, por exemplo, você pode sair prejudicado.

Por isso, sempre tenha alguma alternativa caso os serviços sejam cancelados. A dica é ter alguém que pelo menos possua conhecimentos básicos na área e consiga gerir parte dos processos em casos de emergência.

Desmotivação

Devido muitas vezes à demanda de trabalho ou à baixa remuneração, o funcionário terceirizado pode acabar ficando desmotivado. Isso acaba afetando diretamente a qualidade e o desempenho de produção.

Para que isso não ocorra, procure sempre motivar o colaborador, inserindo ele na equipe da empresa. Trabalhe a valorização das tarefas e incentive seus colaboradores por meio de feedbacks positivos, atividades de inclusão, melhora de desempenho, entre outros.

Desenvolva a performance da sua equipe

Agora que você já sabe o que é outsourcing, pode investir em companhias especializadas na otimização de resultados. Para melhor desempenho de vendas e atuação de equipe, conte com a SBCoaching.

Especialista na formação de líderes e executivos de sucesso, a SBCoaching oferece treinamentos personalizados para seu grupo ou empresa, focando no aumento de performance, desenvolvimento pessoal e aumento de lucros.

Participe da Expo Felicidade que acontecerá entre os dias 27 a 29 de março. Aproveite para aprender com os especialistas mundiais em Psicologia Positiva, a desenvolver todo o seu potencial para mais qualidade de vida e felicidade.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *