Posted in:

Conheça cinco passos para realizar uma mudança de hábito

Durante a busca para alcançar novas conquistas, há dedicação e conhecimento, mas, às vezes, o objetivo não é alcançado. Isso ocorre porque mantemos alguns comportamentos que levam sempre ao mesmo resultado. Para mudar esse ciclo, é necessário fazer uma mudança de hábito.

Quando nos permitimos evoluir e alterar nossas habilidades, sejam elas comportamentais ou do intelecto, promovemos uma nova versão de nós mesmos mais saudável e capaz de correr atrás dos sonhos. Para que você consiga realizar uma mudança eficaz, listamos cinco passos para melhorar sua performance rumo ao sucesso.

Qual o momento de fazer uma mudança de hábito?

Nós, indivíduos, conforme crescemos, passamos por constantes transformações, afinal, seu “eu” de um ano atrás já não é você, pois vivenciou experiências que o permitiram se modificar para chegar onde se encontra hoje.

Portanto, se você busca ser uma pessoa nova, seja por meio de uma meta específica ou pelo desenvolvimento pessoal, este é o momento para fazer uma mudança de hábito! E, como vimos, para ter um resultado diferente, é necessário adotar uma nova postura, superando crenças limitantes que o colocam na zona de conforto e acabam dificultando seu aprimoramento.

Por onde começar?

Antes de mais nada, é importante que você esteja aberto a evoluir e acreditar que isso seja possível. Uma das ferramentas da Psicologia Positiva é substituir pensamentos improdutivos por atitudes mais otimistas, saudáveis e motivadoras.

Desse modo, logo no início, permita-se ser capaz de alcançar o que deseja e troque reações desmotivadoras por outras como: “vou conseguir, estou me empenhando e então terei o resultado”. Ao definir seu objetivo, use a mente para se projetar vitorioso, vivenciando a conquista. Aprecie esse momento e aplique esses sentimentos na jornada de construção da mudança de hábito.

Cinco passos para começar uma mudança de hábito

Para que você entenda de maneira prática como mudar os hábitos, acompanhe nossa lista abaixo com cinco passos:

1.Trace os objetivos a serem alcançados

Não é possível chegar, se não se sabe aonde. Por isso, defina cuidadosamente qual o seu objetivo e quais são os degraus até alcançá-lo. Planeje as metas de maneira realista e leve, para que você consiga executar com maestria.

Estabeleça como será a sua rotina daqui para frente, fazendo uma boa gestão de tempo para mais eficiência e menor sobrecarga.

2. Não acabe com os hábitos improdutivos, substitua-os

Para que não crie inconscientemente alguma barreira para a mudança de hábito, troque essas atitudes por outras mais saudáveis e positivas, assim, será mais fácil promover a mudança, permitindo que você alcance o que deseja.

3. Fuja das tentações

Se existe alguma companhia ou local que vai fazer com que você se torne menos suscetível a realizar o autodesenvolvimento pessoal desejado, afaste-se. Caso queira seguir na dieta, por exemplo, não vá a fast-foods, mas, sim, em outros lugares no quais seja mais fácil manter-se firme no propósito.

4. Analise seu comportamento

Procure tirar um tempo para verificar como têm sido suas ações em relação ao comportamento que deseja alterar, se está evoluindo ou se há algo que precisa modificar. Entenda como todo esse método tem funcionado para seu crescimento e, assim, vá aprimorando todo o desenvolvimento da melhora do hábito.

5. Defina recompensas

Para que você consiga cumprir todos os passos para chegar ao resultado, defina pequenas recompensas ao realizar cada tarefa. Você verá que, mesmo elas sendo pequenas, farão total diferença em seu engajamento e motivação durante o processo.

Conheça alguns hábitos saudáveis para cultivar

Independentemente do fim desejado, existem habilidades que são indispensáveis para promover seu desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo que você seja mais feliz e positivo.

Para que você evolua em todas as áreas de vida, separamos os principais hábitos a serem desenvolvidos para alcançar mais bem-estar e qualidade de vida.

      Gratidão: permita-se visualizar e agradecer ao universo pelas oportunidades, pessoas e conquistas de sua vida, por isso, pratique diariamente essa reflexão para uma vida mais leve;
      Otimismo: procure ver o lado bom de todas as pessoas e situações, visualize as coisas boas e mantenha-se focado nelas;
      Autoconhecimento: conheça mais sobre suas atitudes, desejos e pensamentos, compreendendo como você reage ao mundo ao seu redor;
      Ressignificação: para cada momento ou lembrança desagradável e desafiadora, procure dar um novo significado e entendê-lo sob uma nova perspectiva,
      Valorização das pequenas coisas: aproveite os momentos com a família, os amigos ou com seu bichinho de estimação, pois esses tempos de alegria são essenciais para nos manter mais felizes e motivados.

Transforme seus hábitos com o auxílio do coaching

Para que consiga aprimorar sua performance e evoluir o comportamento, você pode contar com a metodologia coaching, aplicada pela SBCoaching. O profissional de coach utiliza uma metodologia com embasamentos científicos, que vão lhe auxiliar na definição de metas e no alcance de resultados.

Durante esse processo, será possível otimizar as habilidades para alcançar suas conquistas, adquirindo maior autoconhecimento e inteligência emocional. Conheça a formação de Personal & Professional Coaching, da SBCoaching.

Participe da Expo Felicidade, que acontecerá entre os dias O1 a 03 de outubro. Aprenda com os especialistas mundiais em Psicologia Positiva a desenvolver o seu potencial para uma maior qualidade de vida e felicidade.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *