Posted in:

Conheça o método pomodoro e saiba como otimizar suas tarefas

Como você tem utilizado seu tempo? Está esgotado, cheio de afazeres que nunca são entregues no prazo ou da maneira correta? Vive procrastinando projetos ou estudos? Descubra o método pomodoro e faça um melhor gerenciamento da produção de suas atividades.

A técnica pomodoro tem o intuito de aumentar o foco durante a realização de estudos e serviços, utilizando o relógio como um aliado, de modo que se torne algo mais produtivo e menos desgastante.

Quem inventou o método pomodoro?

O método pomodoro foi desenvolvido em 1988 pelo estudante italiano Francesco Cirillo, que buscava melhorar sua produtividade nos estudos durante a faculdade. Para isso, ele dividiu suas tarefas em vários estágios de produção e relaxamento e utilizou um temporizador de cozinha no formato de um tomate (“pomodoro”, em italiano) para contabilizar esse processo.

Após vários testes, Cirillo chegou à conclusão de que o método pomodoro funcionaria em cinco fases: quatro contendo 25 minutos de desempenho e cinco de pausa e um bloco contendo de 15 a 30 minutos de descanso das ocupações. Caso a tarefa não seja concluída, o ciclo recomeça.

Quais as vantagens do método pomodoro?

Indicado para quem tem extrema dificuldade em se manter focado por um longo período ou costuma procrastinar, o procedimento é usado para gerenciar melhor seu tempo de produção. O método pomodoro é muito utilizado por estudantes se preparando para o vestibular, concurseiros ou profissionais que desejam melhorar seus rendimentos.

De acordo com Francesco Cirillo, o método de estudo pomodoro traz uma série de benefícios, como alívio da ansiedade, melhora de foco e concentração nos afazeres e no processo de estudo, estimulando a concretização de metas.

Como funciona o método pomodoro?

O método pomodoro funciona do seguinte modo: em uma folha, cria-se uma lista de objetivos a serem cumpridos durante a técnica e, em seguida, dividem-se os afazeres em quatro etapas, contendo inicialmente quatro fases de 25 minutos de produção e cinco de relaxamento.

O tempo pode ser adaptado de acordo com o ritmo de cada um. O importante é sempre ter um período maior de produção do que de descanso. Após a execução dos quatro estágios de produção, dá-se início ao quinto ciclo, que consiste na reserva de um momento de 15 a 30 minutos para intervalo das atividades.

Como aplicar o método pomodoro nas tarefas

Agora, você entenderá de maneira prática como aplicar a técnica de pomodoro em sua rotina de trabalho. Confira:

Planeje suas atividades

Antes de iniciar todo o processo, é necessário se organizar em relação às tarefas a serem executadas no momento de aplicação do método pomodoro. Faça uma lista de modo que você encaixe de um a três itens por fase do procedimento.

Lembrando que isso irá depender do nível de complexidade de cada ação. Por isso, procure ordenar cada projeto por grau de importância e organizar tudo de maneira realista em relação ao prazo e quantidade de afazeres em execução.

Livre-se das distrações

Lembre-se de que a meta é produzir com qualidade durante 25 minutos. Então, mantenha-se focado e longe de distrações. Esqueça celular, redes sociais e conversas paralelas durante a fase de aplicação.

Utilize um alarme ou temporizador para marcar os ciclos de 25 minutos. Não interrompa o processo nesse momento e nem pause o relógio. Caso necessite suspender o cronograma, encerre o período e comece tudo novamente.

Aproveite o tempo de pausa

Durante os cinco minutos de descanso de cada fase, saia da mesa de trabalho e veja novos ares. Converse com os colegas, tome um café e se distraia das obrigações. O mesmo vale para o último estágio de intervalo do método pomodoro.

Esse passo é muito importante para reativar as energias e desenvolver maiores habilidades no processo de criatividade e execução. Por isso, respeite cuidadosamente cada passo do procedimento.

Com essas dicas, você conseguirá aplicar o método pomodoro em sua rotina. Quer potencializar os seus resultados, realizar o autoconhecimento e desenvolver novas habilidades? A SBcoaching traz para um material exclusivo para você!

Baixe agora gratuitamente o-book, “Como ser mais feliz e realizado com hábitos de sucesso”, e descubra como mudar suas ações para alcançar seus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *