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Como escolher um curso de coaching?

Atualmente, com a Internet, existem muitas empresas oferecendo cursos de coaching, o que não quer dizer que essas informações sejam 100% verdadeiras. Mas, quais critérios devemos avaliar antes de escolher uma formação nessa área? Acompanhe.

É muito comum que uma pessoa, ao procurar se inscrever em uma formação em coaching, ignore todos os aspectos que são decisivos para a nova carreira que irá empreender ou, mesmo, para a metodologia que deseja aplicar em sua vida e profissão.

curso de coaching

O que esperar de uma instituição de cursos de coaching?

Muitas vezes, o que encontramos por aí são estratégias de marketing cuidadosamente elaboradas para vender treinamentos que não têm resultados comprovados e que, com o tempo, revelam-se grandes armadilhas.

Por isso, é muito importante pesquisar antes de cair em uma armadilha e investir tempo e recursos financeiros em uma formação em coaching que, na prática, mostra-se insuficiente diante dos desafios e das demandas que espera atingir.

Uma instituição que prima pela excelência, não apenas, oferece um treinamento de coaching e o material didático correspondente, como demonstra responsabilidade e avalia cuidadosamente as necessidades reais do aluno, esclarece suas dúvidas quanto ao processo e indica a opção mais apropriada de formação para ele.

A qualidade de um curso de coaching ainda depende de detalhes fundamentais que devem funcionar como suporte ao participante, antes, durante e depois dos treinamentos.

Uma empresa de coaching que possui credibilidade não apenas vende treinamentos; ela zela pelo cliente desde o primeiro instante, para que ele invista em um serviço de qualidade, que o deixará plenamente confiante e satisfeito em longo prazo.

instituição de coaching

Pesquise a qualificação profissional dos trainers

Faça uma pesquisa detalhada sobre os trainers da empresa de coaching na qual você está interessado. Muitas vezes os sites dessas empresas omitem informações básicas como a formação de seus instrutores, que nem sempre são coaches profissionais certificados – muito menos por instituições reconhecidas por sua qualidade e credibilidade.

Então, é importante buscar informações sobre o processo de preparação e seleção de instrutores, principalmente o que ministrará o seu curso de coaching, para saber se ele tem o conhecimento teórico daquilo que ele pretende ensinar.

Além disso, o instrutor deve ter a experiência prática necessária para oferecer a você uma boa formação em coaching. Você não só precisa saber quem são os instrutores do seu curso, como também deve fazer as perguntas: eles têm cases de sucesso? Eles têm resultados comprovados com o coaching?

Conhecer o seu perfil, sua expertise e o seu currículo são essenciais para que você tenha a segurança de que estará investindo em uma empresa preocupada tanto com o seu sucesso quanto com a qualidade e excelência dos seus serviços.

instrutores de coaching

Procure por uma metodologia testada e aprovada internacionalmente

Observe com muita cautela a metodologia vendida pela empresa. A maioria das empresas cria treinamentos  de coaching com informações, conceitos e técnicas pouco confiáveis.

Procure uma metodologia testada e aprovada internacionalmente e certifique-se de que coaches mundialmente reconhecidos usam essa metodologia; isso será, inclusive, um poderoso argumento a ser utilizado quando seus clientes (coachees) questionarem a eficácia do processo, dizendo que é a mesma que profissionais que são autoridades no assunto usam.

Lembre-se de que qualquer um pode criar um treinamento de coaching, mas apenas um treinamento com teorias sólidas pode garantir resultados.

Martin Seligman

Tipos de formação em coaching

Há vários tipos de cursos de coaching. As formações básicas abordam com profundidade os fundamentos do processo de coaching e que permitem a atuação como coach no mercado.

Já as especializações são destinadas a quem já é um coach e deseja adquirir conhecimentos específicos sobre um determinado nicho – como liderança, carreira ou negócios.

Isso acontece porque o treinamento inicial de formação em coaching deve dar todos os subsídios para o participante sentir-se capacitado e seguro; sem essa ênfase em um treinamento inicial de alto nível, qualquer conhecimento específico posterior sobre nichos de coaching torna-se frágil.

Apostar em uma formação de coaching específica após realizar um treinamento de formação inicial (com qualidade duvidosa) seria como comprar uma casa sem alicerces. Por mais que a construção pareça razoável, é impossível que ela se sustente por muito tempo.

especialização em coachingCertificações em coaching

Uma instituição séria de coaching ainda estabelece parcerias com órgãos internacionais que regulam e certificam sua atuação e a de seus coaches, além de estimular a pesquisa científica de novas teorias e técnicas de coaching.

Esses são alguns dos mais importantes órgãos de coaching do mundo:

  • IOC (Institute of Coaching);
  • AC (Association for Coaching);
  • GSAEC (Graduate School Alliance for Education in Coaching).

Porém, nos últimos anos, houve uma proliferação desses órgãos de regulação, e muitos, sem nenhum critério, passaram a emitir certificações aos coaches mediante o simples pagamento de uma taxa mensal de filiação – oferecendo em troca poucos benefícios e quase nenhum fomento à evolução da pesquisa do coaching.

Essas instituições “certificadoras” de coaching, muitas vezes, também credenciam escolas de coaching sem uma avaliação acurada, em troca do recebimento de taxas. Assim, para ter certeza de que uma agência certificadora é plausível e de que ser certificado por ela representará um bom investimento, observe se ela:

  • Exige comprovação do nível de teoria, habilidades e competência na carreira

Uma instituição que verdadeiramente preza pelo progresso do coaching não emite certificados a quem não apresenta evidências de que realizou, realiza e pretende continuar realizando um trabalho consistente.

  • Apresenta e segue um Código de Ética e Conduta

O objetivo do código de ética e conduta é manter o alto padrão da prática do coaching entre seus membros e de assegurar a satisfação dos clientes desses coaches.

  •  Promove o desenvolvimento de seus profissionais

Essas instituições têm a prioridade de promover o desenvolvimento profissional dos afiliados, com publicações, seminários, conferências e outros materiais ou eventos.

  •  Tem credibilidade de anos no mercado

Está há muitos anos no mercado. Isso significa que ela tem tradição e capacidade de adaptar-se às constantes mudanças que o coaching tem atravessado. Assim, são muito menores os riscos de a empresa não existir mais daqui a algum tempo e sua certificação deixar de ter validade.

  •  Possui visão e metas semelhantes às suas.

Membros devem concordar quanto à proposta básica e compartilhar dos mesmos valores, uma vez que a certificação atesta um vínculo entre o profissional e a instituição; é um contrassenso buscar uma certificação em um órgão com uma conduta divergente da sua própria.

É prudente chegar junto ao órgão certificador se a parceria entre ele e a instituição de coaching existe, pois há várias empresas de coaching no mercado que se dizem certificadas quando, na verdade, não são.

 

certificação em coaching

Fomentadora de pesquisas em coaching

Além de todos os elementos presentes nos itens acima, essas organizações de coaching devem ser grandes fomentadoras da pesquisa em coaching.

Os programas de fomento à pesquisa têm como objetivo apoiar pesquisas e promover trabalhos de validação científica dos resultados do coaching.

Instituições como o AC, IOC, GSAEC, além do Institute of Coaching Research (ICR), estimulam discussões, proporcionam a troca de experiências entre profissionais e pesquisadores da área e colaboram para a comprovação da seriedade e da credibilidade do coaching em todo o mundo.

metodologia em coaching

Parcerias com universidades

Algumas escolas de coaching estabelecem parcerias com universidades para oferecer pós-graduações em coaching. Pelas regras do MEC, qualquer instituição de Ensino Superior pode ofertar cursos de pós-graduação, mas isso não significa qualidade, muito menos credibilidade.

Antes de qualquer investimento em uma pós-graduação de coaching, busque saber quem são os coaches que essa instituição formou. Eles prestam serviços para grandes organizações? Têm cases de sucesso comprovados em coaching? Estão presentes na mídia, em feiras e congressos como palestrantes?

Como conseguir mais clientes

Apoio ao Aluno

Antes de um treinamento de coaching

Muitas organizações que oferecem treinamentos de coaching não conseguem dar a orientação inicial adequada para seus clientes. Além disso, elas normalmente também são incapazes de mapear as reais necessidades dos alunos, nem de oferecer um produto ou serviço dentro de seu portfólio que corresponda a essas necessidades.

Nessas horas, exija um atendimento personalizado e materiais atualizados sobre a empresa e sobre os cursos de coaching nos quais você está interessado. Veja se o website da empresa oferece todas as informações que você precisa para saber se ela corresponde às suas necessidades.

Ela deixa claro o conteúdo e o funcionamento do treinamento de coaching? Você sabe qual certificação receberá após a conclusão? Um critério importante que deve ser cumprido por empresas de coaching é ser capaz de avaliar as reais necessidades do aluno.

Procure se informar sobre o assunto: qual é o portfólio de produtos e serviços da empresa? Esse portfólio abrange exatamente o que você precisa? A empresa oferece a você algo de que você realmente necessita?

aluno ao coach

Durante um treinamento de coaching

Uma das características mais decisivas durante a formação de coaching é como ele é apoiado em sala de aula. Um curso de coaching de primeira linha não deve se resumir a um treinamento expositivo, focado unicamente na habilidade dos trainers e guiado por slideshows, mas também deve manter o participante acompanhado de perto por um staff competente e ativo durante a realização das atividades práticas.

Tendo em vista que o participante, no treinamento, tem contato com diversas técnicas de coaching – tanto seus conceitos quanto suas diretrizes para aplicação –, a recomendação é que ele se informe antecipadamente sobre o nível de qualificação da equipe que o atenderá.

Trainers recém-formados têm pouco a acrescentar a novos coaches, uma vez que eles mesmos estão em processo inicial de aplicação das técnicas de coaching que aprenderam; quanto mais experiente é um trainer, melhor é sua capacidade de orientar o participante de maneira empática rumo a estratégias que realmente funcionam.

Busque dados sobre as empresas nas quais os trainers trabalharam e quais resultados comprovados eles conseguiram alcançar com o coaching (e não com consultoria, gestão ou outras atividades).

Da mesma forma, um staff bem preparado tem uma bagagem própria de experiências em treinamentos de coaching e pode orientar muito melhor do que um mero auxiliar de sala que costuma estar presente em treinamentos convencionais. Esse é um dos diferenciais que uma instituição confiável se preocupa em atender, em nome da excelência do curso.

 

apoio ao aluno coaching

Após um treinamento de coaching

Em seus sites, muitas instituições de coaching colocam depoimentos que elogiam as vivências que tiveram nos cursos, mas isso não é o mais importante. Procure saber: essas pessoas que escreveram os depoimentos, hoje, continuam atuando como coaches? Atendem clientes de grande porte? Alcançaram sucesso com seus clientes?

Informações disponibilizadas em sites podem ser muito convincentes em um primeiro momento, mas frequentemente não resistem a uma observação mais atenta. Busque saber também se pessoas famosas ou profissionais que foram presidentes em grandes empresas nacionais ou multinacionais já participaram dos treinamentos; normalmente, elas são bem seletivos em suas escolhas.

É importante ainda investigar qual o apoio que a instituição oferece ao participante após o treinamento. Boas empresas devem proporcionar ferramentas para que você faça a divulgação dos seus serviços como coach, prospecte clientes, tenha acesso a opções de mentoring e eventos de aperfeiçoamento.

Mas não basta que dados desse tipo apareçam do material de marketing da empresa; entre em contato com coaches formados na instituição e tenha a certeza de que o que é oferecido pela empresa é cumprido até o fim.

líderesBenefícios e diferenciais das formações da SBCoaching

Líderes e trainers da SBCoaching

Villela da Matta e Flora Victoria, profissionais com grande credibilidade e reconhecimento internacional, possuem vasta experiência no mundo corporativo, além de diversos cases de sucesso e resultados comprovados, consolidando sua experiência com a teoria e a prática do coaching. Presidem a SBCoaching, pioneira em cursos de coaching no País, e já treinaram pessoalmente mais de 15.000 coaches formados pela Instituição.

Villela da Matta

Villela é fundador da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Primeiro master coach do Brasil, com mais de 20.000 horas comprovadas de prática e 20 anos de experiência em grandes corporações globais; possui formação multiacadêmica em negócios, com diversas especializações em ciências do comportamento, gestão e liderança.

Ele é master coach certificado por órgãos internacionais e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School, dedicado ao avanço do coaching no mundo, promovendo a troca de informações, pesquisas e experiências relevantes nessa área. É escritor, trainer, instrutor, palestrante internacional e único especialista a comprovar resultados na mídia, sendo frequentemente requisitado pela grande imprensa a participar de entrevistas em emissoras de TV e rádio, jornais e revistas, nas diversas publicações de negócios e nos mais importantes cadernos de economia e emprego do País.

Villela também é reconhecido por ser o coach das celebridades, bem como de jornalistas, atletas de alta performance e artistas.

villela da matta coaching

Flora Victoria

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, empresa líder em coaching no Brasil, que já treinou 25.000 coaches desde 1999. É presidente da SBCoaching Training, diretora de educação do SBCoaching Group e editora chefe da Revista Científica Brasileira de Coaching.

Única master coach brasileira mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela Universidade da Pensilvânia. É especialista em Governança Corporativa pela Harvard Business School e tem um MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

Flora é pioneira na condução dos projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no Brasil, assim como do positive coaching no País. É também founding fellow do Institute of Coaching (IOC). Desenvolveu uma metodologia exclusiva, fruto de mais de uma década de pesquisa, para ajudar as pessoas a terem uma vida mais realizada.

Formou, pessoalmente, mais de 1 mil positive coaches no Brasil. Focada nas questões relacionadas às pesquisas e ao avanço do coaching no país, Flora é fundadora do Institute of Coaching Research (ICR), instituto criado para integrar as práticas e pesquisas do coaching praticado no País e no mundo, com sede nos Estados Unidos.

Ela é responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCoaching com instituições globais, para elevar o nível de qualidade da prática de coaching no Brasil, e representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro na Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC) e na Association for Coaching (AC), na Inglaterra.

Flora Victoria

Metodologia reconhecida internacionalmente

A SBCoaching desenvolveu desde 1999 variadas soluções de coaching e tem hoje o portfólio mais diversificado do mercado, elaborado para atender os clientes que buscam se tornar coaches, os coaches já formados que desejam investir em formações específicas (como o coaching executivo, o positive coaching, o coaching de carreira  e negócios). Há ainda opções de treinamentos para profissionais de RH e de vendas, que podem se beneficiar das – uma vez que o coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano.

A metodologia dos treinamentos de formação em coaching da SBCoaching tem sólida fundamentação científica. Nenhuma outra empresa do mercado conta com uma lista de referências tão completa e confiável como a que adotamos para abalizar nossos treinamentos. Esse trabalho foi reconhecido pela Sherpa Executive Coaching, empresa americana líder mundial em educação e , que classificou a metodologia da SBCoaching como a segunda metodologia de executive coaching mais utilizada no mundo.

Segundo o estudo da Sherpa, que contou com entrevistas de mais de 800 coaches em 50 países, o Brasil é o país no qual o coaching possui credibilidade mais elevada, depois  dos Estados Unidos.

O alinhamento com os padrões de ensino definidos por institutos internacionais, – como o Association for Coaching (AC), o Institute of Coaching (IOC), e a Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC) – assegura que nossa metodologia propicia aos nossos alunos uma formação  referência de qualidade.

A SBCoaching também possui parceria com a Worth Ethic Corporation, empresa que utiliza a melhor metodologia para avaliação de lideranças do mundo. A Worth Ethic está presente em multinacionais que figuram no ranking das maiores empresas do mundo, como: Apple, Dell, Microsoft, GE e HP.

Outra parceria valiosa é com a Brian Tracy International: somos a única instituição de coaching do Brasil autorizada a utilizar as metodologias desenvolvidas por Brian Tracy, um dos maiores business coaches do mundo. Em mais de 30 anos de atuação, já passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas, em 55 países.

coaching

Benefícios do curso de coaching da SBCoaching

Apoio total ao coach

Ao escolher a SBCoaching, o cliente escolhe também receber um suporte único, de alto nível, antes, durante e após o treinamento.

Staff qualificados

Durante os treinamentos de formação em coaching da SBCoaching, os participantes são acompanhados de perto por um staff constituído de coaches com vasta experiência, cases de sucesso comprovados em grandes organizações do País.

Total apoio ao coach no início de carreira

Apoiamos integralmente o ingresso do coach no mercado de trabalho. Após a formação em coaching, ele recebe a chave de acesso a um portal de internet exclusivo e pode retirar um kit de marketing completo, a fim de realizar de maneira profissional a divulgação de seus serviços.

Apoio Tecnológico

Na área exclusiva para membros, o coach pode criar um perfil personalizado com suas informações pessoais e profissionais, para que seu currículo ganhe visibilidade, além do acesso aos scripts para condução das sessões de coaching e ao Código de Ética e Conduta da SBCoaching.

Sessões de Mentoring

Todo coach, ao concluir sua formação e entrar no mercado de trabalho, deve buscar manter-se atualizado e em constante desenvolvimento. Pensando nisso, oferecemos a todos os nossos alunos a oportunidade de fazer sessões de mentoring com coaches mentores formados com a qualidade e excelência da SBCoaching.

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