5 Dicas para engajar seus colaboradores

604

“Colaboradores engajados planejam permanecer na empresa por causa daquilo que eles dão. Os desengajados ficam por causa daquilo que eles recebem”. Essa citação publicada no Gallup Management Journal representa a crise de desengajamento, aquecida por profissionais cada vez mais improdutivos, menos focados no trabalho e menos interessados em contribuir para o sucesso das empresas em que trabalham.

Sabe por que profissionais engajados são o sonho de toda empresa? A razão é simples: times engajados são mais produtivos, causam menos absenteísmo, menos turnover e menor taxa de rotatividade, além de atingirem resultados acima da média e contribuírem significativamente para a lucratividade da empresa.

No livro Engajamento Total, os autores Villela da Matta, Flora Victoria e Brian Tracy listam poderosas dicas para líderes e empresários que desejam engajar seus colaboradores para construir times de alta performance. Confira cinco delas!

  1. Dê liberdade

É importante que os profissionais sintam que têm muita liberdade para realizar suas tarefas da sua própria maneira, dentro de determinados limites, para terem mais comprometimento com o trabalho. Assim, mais feliz seus colaboradores se sentirão profissionalmente e mais empenhados em obter melhores resultados para a empresa.

  1. Seja claro

A clareza é um dos mais valiosos atributos do líder. Certifique-se de que cada membro de seu time compreenda seu respectivo papel na empresa, além de saber exatamente o que se você espera dele e como seu desempenho será medido.

  1. Elogie

Todas as pessoas gostam de elogios, inclusive os seus colaboradores. Elogie-os por suas qualidades, atitudes e, principalmente, quando fizerem um excelente trabalho. Elogios como “você é muito esforçado” ou “você é um ótimo profissional” estimulam o alcance da satisfação com o trabalho.

  1. Dê feedbacks

Quanto mais feedbacks, conselhos e orientações você der para a sua equipe, melhor os seus colaborardes se sentirão sobre si mesmos e mais determinados serão na busca pela excelência. Ao receberem feedbacks regulares dos seus líderes, as pessoas se sentem valorizadas e mais satisfeitas com o trabalho.

  1. Proteja seus colaboradores

Proteja seu time de qualquer expressão de negatividade. Se alguém (inclusive um cliente) agredir moralmente ou for abusivo com um membro da sua equipe, é sua função interferir imediatamente e se certificar de que isso não se repetirá. Assim, seus colabores se sentirão mais seguros, estáveis e fiéis à empresa.

Ao seguir essas cinco dicas, você será um líder muito mais eficiente e seus profissionais, muito mais comprometidos com o trabalho. Com esse estímulo ao engajamento, seus resultados serão inúmeros: sua equipe atingirá a alta performance, seus melhores profissionais terão vontade de crescer e contribuir para o sucesso de sua empresa e você se tornará um líder extraordinário.

Você planeja se tornar um líder ainda melhor e conquistar o sucesso de sua empresa? Conheça os nossos cursos de coaching: https://www.sbcoaching.com.br/ !

 

Comentários
Compartilhar
AnteriorDicas de Victoria: Liderança Positiva e Resultados
PróximoAumente em até 30% a performance de sua empresa e do seu time
A SBCoaching é uma das maiores empresas de coaching do mundo. Líder e referência nacional e internacional em treinamentos e soluções de alta performance. Firmemente comprometida em promover a evolução e a maximização do potencial humano, a SBCOACHING gera resultados cientificamente comprovados, contribuindo para produzir mudanças positivas e sustentáveis e para aumentar as conquistas de indivíduos, times e organizações.