Posted in:

Destaque seus pontos fortes

Destaque seu ponto forte
Destaque seus pontos fortes

Certas qualidades, algumas vezes, ficam restritas apenas a nós mesmos e às pessoas mais próximas. Por insegurança, evitamos mostrar – em relações profissionais e pessoais – nossos pontos fortes.

Identificar os pontos positivos é a partida para promover novas possibilidades. Entretanto, reconhecer seus talentos não basta, é preciso destacá-los. No campo profissional, especialmente, apenas ao fortalecer seus pontos fortes, você terá apoio para evoluir em sua carreira.

Como descobrir seus pontos fortes


Seus pontos positivos estão ligados a atividades prazerosas, que, naturalmente, são destaques em você. Descubra-os fazendo uma lista e reflita sobre quais poderiam ser aprimorados em cursos, viagens, conversas ou o que lhe convier.

Organizar seus pontos positivos, para que não sejam usados de forma pouco vantajosa, é uma reflexão importante. Assim, utilize-os de forma consciente, trazendo-os à superfície quando são diferenciais: quando a sua habilidade (inteligência, rapidez, comprometimento, etc.) irá solucionar um problema ou antecipar uma solução.

Tudo isso é muito importante, mas existe algo fundamental para colocar em prática:
Você precisa de ter hábitos certos, que vão te colocar em ação.


Pensando nisso, criamos um material que vai te ajudar a ser mais feliz e realizado através de hábitos de sucesso.

Clique aqui para ter acesso ao material e participar de um encontro online, onde Villela da Matta vai te dar mais conhecimento sobre este tema.

Continuando...

Destaque seu lado positivo
Destaque seu lado positivo

Destacando seus talentos

Identificar seus pontos positivos é apenas o início para o destaque em sua vida profissional. O passo seguinte, como apresentado anteriormente, é averiguar se elas podem ser potencializadas, tornando-as ainda mais competitivas, diferenciadas dos seus concorrentes.

Este investimento, contudo, só é válido com a definição das metas para sua carreira. Desta forma, além de seus talentos, você também deve analisar sua vida profissional e fazer o seguinte questionamento: seus pontos fortes estão de acordo com seu cargo atual? Se sim, é o momento de potencializá-los a fim de garantir, por exemplo, uma promoção.

Caso perceba que não está dentro do perfil ideal, talvez seja a hora de pensar sobre uma mudança de área ou de empresa, sempre se planejando. Porém, correr riscos é inevitável e pode gerar resultados positivos. Adequar seu cargo aos seus talentos é a fórmula mais eficaz para descobrir o que ama fazer.

A coragem também é item imprescindível para destacar seus pontos fortes, pois é preciso expor, com mais ênfase, o seu ponto de vista e os resultados que pretende atingir. Lidar com críticas nunca é fácil, todavia, estar disposto a recebê-las e até aprender com elas são passos fundamentais para se destacar.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “Porque é importante potencializar suas competências?”, no Blog SBCoaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *