DIÁRIO DA FELICIDADE: BUSQUE METAS DESAFIADORAS


BUSQUE METAS DESAFIADORAS

Para atingir os seus objetivos de 2016 é necessário que você crie um processo efetivo de planejamento. Primeiro defina metas que realmente desafiem as suas habilidades. Depois estabeleça como será a avaliação do resultado pretendido. Ou seja, após esforçar-se, defina qual será a evidência de que chegou ao seu resultado? Só você saberá a resposta!

Você precisará saber exatamente o que deseja, aonde quer chegar e que evidências indicam que você conseguiu o que almeja. Com essa lógica você garante a contabilização de resultados pessoais ou profissionais. Grandes realizadores sabem quando conquistaram suas metas.

Lembre-se de uma regra de ouro que muitas vezes é ignorada, sobretudo em manuais de autoajuda, antes de fechar seu plano de ação: metas inviáveis geram expectativas fantasiosas e desmotivação. Porém, se as metas forem fáceis demais, elas também vão gerar desmotivação.

O ideal é buscar metas desafiadoras e aumentar o grau de desafio quando achar que sua meta não está desafiadora o suficiente. Por exemplo, em vez de apenas terminar uma atividade no prazo, terminar no prazo e da melhor maneira possível.

Para dar um exemplo prática sobre a importância de metas desafiadoras, uma pesquisa global realizada pela Aon Hewitt, com 400 mil funcionários de 258 organizações, mostrou que as empresas que engajam e motivam seus colaboradores possuem 78% a mais de produtividade e são 48% mais rentáveis. Em linha simples: metas desafiadoras são fundamentais para tornar as equipes mais produtivas.

Metas desafiadoras elevam a nossa capacidade de atuação. Quanto maior é o desafio, desde que seja coerente, maior será o aprendizado para a realização do mesmo. A Psicologia Positiva nos mostra que quando somos desafiados, sobretudo em atividades que nos causam algum tipo de realização, podemos atingir níveis elevadíssimos de performance. Ao superar metas desafiadoras, superamos as nossas crenças limitantes e abrimos a mente para desafios e realizações cada vez maiores.

Até semana que vem! Boas festas.

2015 está acabando…

É hora de estruturar a sua jornada para 2016!

Conte com a SBCoaching para elevar o seu conhecimento.

Reflita e compartilhe seus desafios conosco! Até a semana que vem!