Emoções Positivas: BRINQUE, EXPLORE E SABOREIE

Emoções Positivas:brinque explore e saboreie

As emoções positivas tornam a vida mais plena, e precisamos aprender a cultivá-las. A Teoria broaden-and-build foi desenvolvida pela Dra. Barbara Fredrickson, professora de Psicologia da Universidade da Carolina do Norte e, segundo ela, as emoções positivas ampliam nossos repertórios de pensamento e ação e constroem nossos recursos pessoais.

Ao ampliarmos e construirmos, nos tornamos pessoas mais saudáveis e integradas socialmente, abrindo nossas mentes à compreensão e ao entendimento. Esta teoria se baseia em um grupo de emoções positivas que contribuem para ampliar nossos repertórios e construir recursos: alegria, interesse, contentamento e amor.

A alegria estimula o desejo de brincar, de ultrapassar limites e de ser criativo, o que contribui para a construção de recursos físicos, sociais e intelectuais. Por isso, é importante saber apreciar pequenas alegrias da vida, para que estejamos abertos às possibilidades de crescimento.

Já o interesse nos dá a vontade de explorar e de buscar desafios. Quando buscamos e assimilamos novas informações e experiências, expandimos nossas mentes e o nosso conhecimento e nos abrimos para novas possibilidades.

Quando estamos contentes, saboreamos as circunstâncias atuais da vida e criamos uma nova visão do mundo e de nós mesmos. A união dessas três emoções é o amor. Ele contribui para potencializar a construção de recursos proporcionada pela alegria, pelo interesse e pelo contentamento.

Quando conseguimos combinar essas três emoções positivas ao mesmo tempo em nossas vidas, experimentamos um ambiente de relações íntimas e seguras e criamos um ciclo recorrente de estímulos para brincar, explorar e saborear.

Entre em ação!

Para se tornar uma pessoa mais saudável e mais integrada à sociedade, faça os três exercícios abaixo:
 

  1. Brinque – Pense em alguma coisa que você gosta muito e que você não faz há tempos. Reserve um horário e faça!
  2. Explore – Pense em alguma coisa que você gostaria de conhecer ou aprender. Escolha uma e descubra!
  3. Saboreie – Tire um tempo para desfrutar dos prazeres da vida: ouvir uma boa música, dar risadas com bons amigos ou qualquer coisa que te ajude a aproveitar a vida e se energizar positivamente.

 
Na próxima semana vamos abordar o último tema deste primeiro ciclo do Diário da Felicidade, e sempre gosto de lembrar: o Diário só terá sentido se for colocado em prática.

Portanto, brinque, explore e saboreie as conquistas de sua vida. O dia a dia é bastante rígido e exigente, e por isso a psicologia positiva é tão importante para melhorar os nossos resultados, mas sobretudo, para construir um mundo melhor, começando pelo universo particular de cada um de nós.

Até a próxima semana.