VOCÊ NO SEU MELHOR

1
87


VOCÊ NO SEU MELHOR - always the best

Você saberia definir o que sente quando está no seu melhor? Bem, a pergunta é aberta, não é mesmo? Mas fique tranquilo, pois a Psicologia Positiva encoraja as pessoas a expandirem o seu potencial e reconhecer o poder de das forças internas. Porém, o que significa atingir o “seu melhor”?

É a partir daqui que começa a nossa missão!

De acordo com Tory Higgins, professor da Universidade de Columbia, pessoas estabelecem diferentes padrões na hora de se autoavaliarem.

E o objetivo de ter um guia próprio de vida é controlar o nosso comportamento e motivar nossas ações. Afinal, com essa atitude, nós podemos desenvolver habilidades e até mesmo aprender novas competências. E este tipo de comportamento regulador é uma premissa para o nosso aperfeiçoamento.

Porém, quando não conseguimos medir adequadamente os nossos padrões internos, falhamos ao tentar alcançar as metas que estabelecemos. E claro: o nosso bem-estar emocional sofre as consequências.

Um passo importante para começarmos a superar a tendência de estabelecer padrões internos ou externos é saborear a vida.

Para começar, devemos estar conscientes de nossas experiências positivas tanto no presente como no passado e no futuro.

Uma pessoa pode se sentir bem ao antecipar uma experiência positiva futura ou ao se lembrar de bons momentos do passado. Atuar para atingir o “o nosso melhor” é o mesmo que apreciar cada um desses momentos.

Entre em ação!

Seu Melhor

Pesquisadores desenvolveram exercícios capazes de elevar as emoções positivas das pessoas, assim como seus níveis de felicidade, otimismo e esperança ao tratar de seu “eu melhor”.

Com uma caneta e um papel, siga os passos abaixo:

  • Pense em um momento futuro (6 meses, um ano etc.) e imagine que, naquele momento, você estará no seu melhor. Visualize o seu melhor de uma forma que você aprecie.
  • Imagine os detalhes deste futuro, onde você trabalhou duro para conquistar seus objetivos de vida, alcançando todo o seu potencial. Não pense (ou se distraia) com assuntos fora da realidade. Foque o seu pensamento em algo possível, positivo e racional.
  • Após definir uma imagem clara, escreva os detalhes. Escrever sobre o “seu melhor” ajuda a criar a estrutura de futuro que você deseja alcançar de maneira detalhada, com possibilidades concretas e reais.
  • Não se esqueça de escrever sobre as forças de caráter que você consegue observar no momento futuro.
  • Pense também sobre as forças que você precisará desenvolver para transformar o “seu melhor” em realidade.

 Agora, faça acontecer!

Escreva o seu Diário da Felicidade, conte seus êxitos para a gente. Compartilhe tudo o que te faz bem, e faça o seu mundo de prosperidade um exemplo para outras pessoas.

Até a semana que vem! E o nosso próximo tema será: Gratidão Radical!

Compartilhar
AnteriorFAÇA UM TRABALHO VOLUNTÁRIO
PróximoA importância das pesquisas científicas em coaching – Parte IV
Flora Victoria é presidente da SBCOACHING Training e diretora educacional do SBCOACHING Group. Mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia, é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país – seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo. Trainer com ampla experiência, já atuou na formação de mais de 25 mil coaches.

1 comentário

  1. Querida Flora!
    Fiz a minha formação de Coaching Pessoal, Profissional e Executivo com a SBC. Tive o privilégio de ter você e Vilella como meus professores em ambos os cursos. Num determinado momento do curso foi feita a pergunta: o que você deseja conquistar nos seus próximos anos? Fomos desafiados a nos enxergar lá, no momento do futuro, a perceber a emoção e a força daquela conquista. Pois bem, fechei os meus olhos e me permiti sonhar. Me vi na minha casa própria, linda, aos 50 anos, contando histórias para a minha neta. Compartilhei com o grupo este sonho e muitos riram porque eu não tinha nem planos de construir uma casa e nem tinha filhos que estavam pensando em ter filhos… Bem, neste ano de 2014 completei meus 50 anos de muita plenitude de vida. Mas neste ano também fui morar na minha casa própria, linda e conforme o sonhado. E mais do que isso, nasceu minha neta Isabela, que ama estar comigo e ouvir as minhas histórias e canções….
    Permitir-se sonhar é o primeiro passo. Permitir-se ser abençoada com os frutos de sua ação focada é uma realidade. Permitir- se ser abençoada por Deus que rega carinhosamente as boas sementes plantadas é uma dádiva graciosa.
    Muito obrigado por compartilhar do fruto de si mesma… Você é uma inspiração para mim.
    Abraços,
    Rosane

DEIXE UM COMENTÁRIO