VOCÊ NO SEU MELHOR - always the best

Você saberia definir o que sente quando está no seu melhor? Bem, a pergunta é aberta, não é mesmo? Mas fique tranquilo, pois a Psicologia Positiva encoraja as pessoas a expandirem o seu potencial e reconhecer o poder de das forças internas. Porém, o que significa atingir o “seu melhor”?

É a partir daqui que começa a nossa missão!

De acordo com Tory Higgins, professor da Universidade de Columbia, pessoas estabelecem diferentes padrões na hora de se autoavaliarem.

E o objetivo de ter um guia próprio de vida é controlar o nosso comportamento e motivar nossas ações. Afinal, com essa atitude, nós podemos desenvolver habilidades e até mesmo aprender novas competências. E este tipo de comportamento regulador é uma premissa para o nosso aperfeiçoamento.

Porém, quando não conseguimos medir adequadamente os nossos padrões internos, falhamos ao tentar alcançar as metas que estabelecemos. E claro: o nosso bem-estar emocional sofre as consequências.

Um passo importante para começarmos a superar a tendência de estabelecer padrões internos ou externos é saborear a vida.

Para começar, devemos estar conscientes de nossas experiências positivas tanto no presente como no passado e no futuro.

Uma pessoa pode se sentir bem ao antecipar uma experiência positiva futura ou ao se lembrar de bons momentos do passado. Atuar para atingir o “o nosso melhor” é o mesmo que apreciar cada um desses momentos.

Entre em ação!

Seu Melhor

Pesquisadores desenvolveram exercícios capazes de elevar as emoções positivas das pessoas, assim como seus níveis de felicidade, otimismo e esperança ao tratar de seu “eu melhor”.

Com uma caneta e um papel, siga os passos abaixo:

  • Pense em um momento futuro (6 meses, um ano etc.) e imagine que, naquele momento, você estará no seu melhor. Visualize o seu melhor de uma forma que você aprecie.
  • Imagine os detalhes deste futuro, onde você trabalhou duro para conquistar seus objetivos de vida, alcançando todo o seu potencial. Não pense (ou se distraia) com assuntos fora da realidade. Foque o seu pensamento em algo possível, positivo e racional.
  • Após definir uma imagem clara, escreva os detalhes. Escrever sobre o “seu melhor” ajuda a criar a estrutura de futuro que você deseja alcançar de maneira detalhada, com possibilidades concretas e reais.
  • Não se esqueça de escrever sobre as forças de caráter que você consegue observar no momento futuro.
  • Pense também sobre as forças que você precisará desenvolver para transformar o “seu melhor” em realidade.

 Agora, faça acontecer!

Escreva o seu Diário da Felicidade, conte seus êxitos para a gente. Compartilhe tudo o que te faz bem, e faça o seu mundo de prosperidade um exemplo para outras pessoas.

Até a semana que vem! E o nosso próximo tema será: Gratidão Radical!