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Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

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Quer fazer uma dinâmica de apresentação que traga bons resultados?
Essa não é uma tarefa fácil.
A dinâmica é utilizada em diferentes ocasiões, desde entrevistas de emprego coletivas a resolução de problemas em equipe.
Ela é acionada também em processos de coaching empresarial, que buscam conciliar os interesses de um grupo de colaboradores ou gestores.
Mas é preciso ter cuidado para que a dinâmica funcione de fato.
Muitas vezes, falta uma definição adequada de quais são seus objetivos:

  • Conhecer melhor os candidatos a uma vaga de emprego?
  • Acelerar o engajamento para a solução de problemas?
  • Possibilitar que os participantes aprendam mais sobre si mesmos?
  • Facilitar o processo de imersão de novos funcionários?
  • Reforçar capacidades e potencialidades de comunicação e liderança de membros importantes da equipe?

Além do propósito principal, a sessão deve ter interatividade, descontração, reflexão e um roteiro bem estruturado.
E como reunir todos esses componentes na dinâmica de apresentação?
É o que você vai descobrir a partir de agora.
Nas próximas linhas, você vai entender melhor como funciona uma dinâmica, quais são seus objetivos, por que ela é importante para a produtividade e dicas e exemplos práticos para a aplicação.

O que é uma dinâmica de apresentação e quais são os seus objetivos?

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A dinâmica de apresentação é um instrumento da gestão de pessoas que tem o objetivo de revelar características dos participantes e facilitar o engajamento e a comunicação entre eles.
Trata-se de uma atividade que utiliza uma metodologia específica, porém simples, para a interação.
As dinâmicas de apresentação são aplicadas em diferentes ocasiões nas empresas.
Entrevistas de emprego, apresentação de novos funcionários, projetos ou ideias e momentos de engajamento de equipe são alguns exemplos disso.
Portanto, essas dinâmicas fazem parte da rotina das organizações, dos funcionários e dos gestores.
E há várias razões pelas quais as dinâmicas de apresentação são frequentemente utilizadas.
Primeiro, porque o seu principal objetivo é criar um espaço de diálogo entre os participantes, sejam eles candidatos a uma vaga específica ou colaboradores de uma mesma empresa.
Tenha em mente que a dinâmica de apresentação é basicamente uma forma de integração entre as pessoas.
Além disso, fomentar a interação e a troca de experiência também é um importante objetivo dessas atividades.
A proposta é que, a partir das dinâmicas, as pessoas tenham um momento de aprendizagem que contribua para o crescimento individual e coletivo.
Por isso que estimular o trabalho em conjunto também é um objetivo das dinâmicas de apresentação.
Pense, por exemplo, em uma empresa que possua equipes com problemas de interação.
Com as dinâmicas, é possível que cada colaborador de uma empresa conheça as atividades e características dos colegas, gerando respeito mútuo e empatia.
O resultado disso é a criação de equipes mais integradas e colaborativas.
Veja outro exemplo: as entrevistas coletivas de emprego.
Sem uma dinâmica de apresentação, é praticamente impossível que o recrutador conheça todas as pessoas, suas características e objetivos profissionais.
Nesse caso, as dinâmicas, além de quebrar o nervosismo entre os participantes, ajudam o recrutador a escolher o candidato mais adequado à vaga em aberto.

Como coaches podem usar dinâmicas a seu favor?

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As dinâmicas de apresentação são instrumentos que todo coach deve conhecer.
De modo geral, elas são imprescindíveis para quando o profissional realiza sessões de coaching em grupo, em que é preciso engajar todos os alunos e criar um espaço de comunicação efetiva.
Nesse caso, as dinâmicas aumentam a interação entre os participantes do grupo e, consequentemente, tornam as sessões de coaching mais potentes.
Claro que isso reverte em vantagens para os participantes, conforme já abordamos neste texto.
Mas a verdade é que o coach também pode utilizar a dinâmica para aprimorar a sua própria atuação profissional.
A razão é simples: a dinâmica de apresentação serve para que o coach conheça seus alunos, as demandas da equipe e os problemas que devem ser solucionados entre o grupo.
Ter esse conhecimento é crucial para que ele conduza o processo levando em conta as particularidades e demandas do grupo.
É, digamos, um ponto de partida para que o profissional determine os métodos que serão usados ao longo do coaching e quais pontos devem ser trabalhados com os participantes.
Dessa forma, o coach estará ainda mais preparado para ajudar os coachees e promover mudanças que proporcionem mais satisfação e felicidade a eles.
Utilizar as dinâmicas de apresentação a seu favor é ter a consciência de que o seu objetivo como coach é ajudar outras pessoas genuinamente.
Então, tudo que estiver ao seu alcance para deixar o seu processo de coaching mais efetivo é válido.
Quanto mais você ajuda os outros, mais está investindo no seu próprio crescimento pessoal e profissional.

Importância das dinâmicas de apresentação para a positividade e produtividade

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Como você viu nos tópicos anteriores, as dinâmicas de apresentação impactam diretamente no engajamento de uma equipe.
Segundo uma pesquisa da empresa de recrutamento Michael Page, o engajamento dos funcionários é a maneira mais mencionada entre profissionais de RH e CEOs para que a empresa cresça.
Mas os benefícios não param por aí.
Engajamento gera mais positividade e produtividade entre os colaboradores.
Você já reparou que, quando está desmotivado, acaba adotando um padrão de pensamento negativo?
E que isso leva a uma rotina improdutiva?
Pois é, existe uma razão para isso.
No trabalho, quando não nos sentimos parte de uma unidade e não temos objetivos em comum com o restante da equipe, é mais difícil adotar uma postura positiva.
Afinal, é preciso levar em conta que o estado de espírito é contagioso.
Assim, se um colaborador não está feliz, pode acabar influenciando o humor dos outros, mesmo que involuntariamente.
O benefício das dinâmicas, nesse sentido, é que elas criam um propósito em comum e aumentam a colaboração.
E, quando necessário, também funcionam como um meio para a resolução de conflitos entre a equipe.
Nesse caso, um colaborador que esteja infeliz profissionalmente tem a chance de resolver todas as suas demandas.
O resultado disso é um time de colaboradores com mindset positivo e, consequentemente, mais produtivos nas rotinas da empresa.
Já se o problema da empresa for o fluxo lento da produção, integrar os colaboradores de modo que todos conheçam suas funções e características pessoais pode ser uma grande ajuda para aumentar a produtividade.

Como usar dinâmicas de maneira efetiva

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Se você está pensando em aplicar uma dinâmica de apresentação com um grupo, é preciso tomar alguns cuidados para que ela seja efetiva.
Confira a seguir quatro dicas essenciais nessa hora.

Objetivo claro

Antes de iniciar uma dinâmica, é preciso que ela tenha um objetivo claro.
É preciso definir desde o início qual será o foco da atividade, quais ensinamentos você espera que ela proporcione e o motivo principal pelo qual você está recorrendo ao método.
Não adianta promover uma dinâmica só “por fazer”.
Todos os participantes precisam compreender, no fim, qual foi o propósito da atividade.
Caso contrário, a dinâmica pode ser, infelizmente, um momento mal aproveitado.

Bom planejamento

O tópico anterior não funciona sem um bom planejamento.
Além de definir os objetivos, é necessário estabelecer qual modelo de dinâmica será utilizado, onde será realizada a atividade, quais materiais serão usados e quantas pessoas irão participar.
No livro Dinâmicas para encontros de grupo (Editora Vozes, 2014), Volney Berkenbrock destaca o porquê dessa necessidade.
“Esta preparação prévia é importante para se evitar improvisações que podem dar logo no início do encontro a sensação de que este foi mal preparado”, diz o autor.
Ter esse planejamento em mãos é fundamental para que você tenha segurança na hora de conduzir a dinâmica e para evitar imprevistos durante a atividade.

Preferencialmente divertidas

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Pense em uma das principais funções das dinâmicas de apresentação: quebrar o gelo.
Mas isso só ocorre quando as pessoas estão relaxadas e descontraídas, não é mesmo?
Portanto, o ideal é recorrer a dinâmicas divertidas.
Ao contrário de reuniões de trabalho, elas precisam ser momentos de fuga da rotina.
Se a dinâmica for massante, é provável que os participantes cheguem ao final da atividade acreditando que aquilo foi pura perda de tempo.
Aí, todo o esforço é comprometido.
Lembre-se de que dinâmicas divertidas, além gerarem mais motivação nos integrantes, proporcionam relações interpessoais e aprendizado.

Levam conhecimento ou desenvolvimento aos participantes

Aqui é preciso lembrar a importância do planejamento.
Quais conhecimentos você quer gerar a partir da dinâmica?
De que maneira você espera que a atividade ajude no desenvolvimento dos participantes?
Isso é crucial para a elaboração da atividade.
O ideal é que as dinâmicas sejam momentos de reflexão sobre um determinado assunto e que auxiliem no desenvolvimento emocional dos integrantes.
O maior benefício é o aprendizado que as dinâmicas geram, por isso, tenha os objetivos bem definidos.

Exemplos de dinâmicas de apresentação – rápidas e divertidas

Agora que você já sabe como fazer uma dinâmica, confira exemplos interessantes que podem ser aplicados!

Dinâmica do autorretrato

Essa dinâmica tem, como objetivo, que os participantes se conheçam melhor.
Existem algumas variações nessa dinâmica, mas geralmente funciona da seguinte forma.
Distribua uma folha de papel e lápis colorido para cada integrante do grupo e peça para que todos eles façam um desenho que os representem.
O importante é estimular a criatividade, mesmo que nem todos os participantes tenham habilidades com desenho.
Depois de cerca de 15 minutos, peça para que cada pessoa apresente o autorretrato ao grupo.
A proposta é que os demais participantes descrevam as características do indivíduo com base no desenho feito por ele.

Dinâmica das confidências

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Essa é uma dinâmica que promove empatia e resolução de conflitos entre a equipe.
Distribua papéis recortados igualmente e caneta da mesma cor para todos os integrantes.
Peça para que eles escrevam algum problema que encontram no relacionamento com os colegas, mas que não teriam coragem de falar em voz alta.
Assim que todos tiverem anotado, recolha os bilhetes, misture-os e redistribua entre os participantes.
Cada um deve ler em voz alta a anotação que recebeu e propor uma forma de resolver o problema.
Ao fim, o coordenador deve propor reflexões para o grupo sobre os conflitos encontrados e a maneira como cada um lidou com eles.

Dinâmica da bolinha

O objetivo dessa dinâmica é que os participantes se conheçam em um primeiro contato.
Você precisará apenas de uma bolinha: pingue-pongue, de tênis ou de papel, por exemplo.
As pessoas devem estar sentadas em círculo.
Inicialmente, jogue a bolinha para um integrante aleatoriamente.
A pessoa que a receber deve se apresentar brevemente, mencionando seu nome, cargo e uma característica da sua personalidade.
Depois dessa apresentação, o indivíduo joga a bolinha para outra pessoa, e o processo se repete até que todos tenham se apresentado.
Quando a última pessoa acabar de falar, ela deve devolver a bolinha para o integrante de quem a recebeu.
Nesse momento, ela deve relembrar as informações ditas por seu antecessor.
E isso ocorre seguindo a ordem inversa até que todos tenham falado novamente, pois, dessa forma, a memória sobre os participantes será reforçada.

Dinâmica de entrevistas

Essa é uma oportunidade de os participantes exercerem o cargo de repórteres a fim de se conhecerem melhor.
A cada etapa, uma pessoa é entrevistada pelos demais colegas.
Para essa dinâmica, é necessário criar um círculo e, no centro, posicionar uma cadeira giratória.
Nessa cadeira central, senta quem será entrevistado pelos colegas.
As perguntas devem incluir fatores como a formação profissional, o cargo e as atividades que o entrevistado faz por lazer, por exemplo.
Para cada integrante, a entrevista deve durar cerca de dois minutos.
O processo é repetido até que todos os participantes tenham sido entrevistados.

Como se tornar um coach?

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O coaching é uma área de atuação que fica cada vez mais promissora.
Se você está pensando em ingressar nessa carreira, as perspectivas de sucesso profissional são grandes.
De acordo com um estudo global de 2016 produzido pela Federação Internacional de Coaching (ICF, na sigla em inglês), o mercado de coaching agrega 53 mil profissionais no mundo e movimenta a economia em cerca de 2,3 bilhões de dólares anualmente.
Surpreendente, certo?
Você pode atuar como coach em tempo integral ou, então, fazer dessa atividade uma renda extra e até mesmo uma segunda opção para momentos de incertezas econômicas.
Outra boa notícia é que a formação em coaching envolve custos menores em relação a uma faculdade, por exemplo.
Para se tornar coach, você não precisa, necessariamente, ter uma formação acadêmica.
É preferível, no entanto, que você tenha afinidade com a área que deseja atuar: finanças, relacionamento, liderança ou gestão empresarial, por exemplo.
O primeiro passo é iniciar um curso de formação com certificação e que esteja entre os melhores do mercado, como as modalidades oferecidas pela SBCoaching.
Com uma formação, você poderá ingressar no mercado de forma rápida e com menos investimentos financeiros.
E, dessa forma, estará pronto para criar a sua cartela de clientes, montando a sua agenda personalizada e flexível de atendimentos.
Participar de congressos e palestras sobre coaching também é importante.
É durante esses momentos que você poderá investir no networking com outros profissionais e ficar por dentro das discussões que estão sendo feitas na área.
Dedique-se a entender como funciona o coaching, quais são os seus benefícios e como ele se aplica na prática.
Quanto mais qualificado você for, maiores serão as chances de criar um nome com credibilidade no mercado.

Formação em coaching SBCoaching

Está decidido a estudar coaching para se tornar um profissional bem-sucedido?
A SBCoaching pode ajudar nessa caminhada.
Somos uma empresa líder mundial em treinamento de coaching.
Uma ótima alternativa para inciantes é o curso Personal & Professional Coaching, que oferece uma completa imersão nesse universo.
O curso disponibiliza uma metodologia exclusiva da SBCoaching, criada por Villela da Matta e Flora Victoria, dois master coaches de destaque no mercado.
Durante o treinamento, você conhecerá técnicas cientificamente comprovadas de coaching e uma metodologia para potencializar os resultados de seus alunos e os seus próprios.
Como um coach, você também se tornará um verdadeiro líder, apto para conduzir o processo de crescimento de empreendedores e organizações a partir de mudanças sustentáveis.
Tudo isso a partir do aprendizado com os professores mais qualificados do mercado, com sólida formação acadêmica nos segmentos de coaching.
Você poderá fazer aulas presenciais ou flexibilizar a sua agenda a partir de módulos de e-learning.
O curso também oferece certificações exclusivas e reconhecidas internacionalmente, como a Association for Coaching (AC) e o Institute of Coaching Research (ICR).
Preparado para iniciar essa jornada?

Conclusão

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Depois de ler as dicas acima, você já está pronto para aplicar uma dinâmica de apresentação, certo?
Lembre-se de que essas atividades precisam ser divertidas, além de agregar conhecimento e reflexão entre os integrantes do grupo.
Mesmo que você nunca tenha conduzido uma dinâmica, é possível tornar esse momento mais tranquilo e eficaz com um bom planejamento.
O principal cuidado é que você escolha a dinâmica mais adequada para a necessidade do grupo, seja uma entrevista de emprego, seja uma sessão com os colaboradores de uma empresa.
E, claro, que não deixe o nervosismo tomar conta ao longo do processo.
Além disso, se acompanhou este artigo até o final, é provável que esteja curioso a respeito da carreira de um coach.
Saiba que você está em um mercado promissor, que movimenta bilhões por ano e é adotado, cada vez mais, pelas grandes empresas do mundo.
E para ganhar espaço, você pode contar com a SBCoaching, que já formou mais de 35 mil coaches e atendeu a mais de 3 mil empresas.
No treinamento, você vai aprender todas as técnicas e ferramentas para elevar ainda mais o nível de eficiência das suas dinâmicas de apresentação.
Gostou das dicas?
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