Posted in:

É hora de planejar o seu 2020

Conheça o modelo FARM e aprenda a começar a agir agora para alcançar os resultados que você almeja no ano que vem

Falta menos de um mês para 2020 chegar. E o novo ano – que tem até um dia a mais, pois é bissexto – bate à porta com 366 oportunidades para você conquistar tudo aquilo que deseja.

Sempre que um ciclo diferente se inicia, as promessas de começar a dieta, estudar um idioma, mudar de emprego, quitar as dívidas ou parar de fumar começam a surgir, não é mesmo? Mas você consegue cumpri-las? Apenas idealizar não é suficiente.

A chance de seus objetivos serem realizados aumenta significativamente desde que haja empenho. Afinal, se foi prometido é porque você mesmo sabe que tem potencial para transformar um sonho em realidade.

Portanto, sim, faça planos, mas pense a curto, médio e longo prazo. Tenha em mente como poderá executar tais ações para tudo não ficar mais uma vez só no papel.

Como isso é possível? Começando a planejar seu próximo ano agora mesmo!

De que maneira você pode chegar lá?

Existem, no processo de coaching, diversas técnicas, ferramentas e metodologias para alcançar metas. Uma delas é o modelo chamado de FARM.

Utilizado no treinamento Personal & Professional Coaching (PPC), ele possui quatro elementos que geram um ciclo contínuo de ação:

Que tal entender o que cada um desses passos significa?

1º Foco

Aonde você quer chegar? O que deseja alcançar? Qual é o aspecto da sua vida que, se for trabalhado primeiro, poderá alavancar o desenvolvimento de todos os outros?

Esses questionamentos são de extrema importância para gerar e manter foco naquilo que realmente fará a diferença em sua vida. Isso é fundamental para produzir os resultados que você espera e almeja.

Sabe por quê? Este processo de reflexão, na medida em que gera estímulos à atenção focada e direcionada, à repetição e à atividade contínua, é capaz de afetar as suas conexões cerebrais e influenciar o desenvolvimento de novas competências.

Não é à toa que a atenção, inclusive, modifica o cérebro. Ou seja: concentrar a atenção em uma experiência mental (um pensamento, uma percepção, uma imagem mental ou mesmo um temor) mantém o estado cerebral que surge em associação a essa experiência.

Prestar atenção constantemente a medos, arrependimentos, preocupações ou pensamentos negativos significa potencializar estes aspectos indesejáveis. Por outro lado, focar a atenção em recursos, forças e competências para atingir objetivos e mudança positiva é determinante para estimular a densidade da atenção para os circuitos corretos.

2º Ação

A ênfase na ação é uma das principais características para você gerar os resultados. Embora o foco traga clareza e direcionamento, é a ação que fará você realmente caminhar em direção aos seus objetivos.

Com foco na ação e na geração de resultados práticos, você assume a responsabilidade de agir para alcançar aquilo a que se propôs, analisa opções (pesando os prós e os contras), desenvolve estratégias e elabora um plano capaz de garantir a eficácia e a continuidade de suas ações.

3º Resultado

Não existe ganho se não há resultado ou mudança. Consequentemente, acompanhar, avaliar e medir os resultados é, por vários motivos, de fundamental importância.

De um lado, isso permite verificar o seu próprio progresso e identificar o que precisa ser melhorado, mudado, reajustado, desenvolvido ou trabalhado para garantir que os resultados esperados sejam atingidos e a mudança positiva aconteça.

A medição de resultados tem justamente como base o estabelecimento de objetivos e a verificação de que esses objetivos foram sido atingidos, seguindo um processo que consiste em: esclarecer expectativas, estabelecer objetivos e medir os resultados.

4º Melhoria contínua

 

Você já desenvolveu foco, entrou em ação e avaliou seus resultados. E agora? Esse é o momento de refletir sobre seu aprendizado.

O que você sabe agora e que não conhecia antes? Quais foram seus insights, conclusões e aprendizados? De que forma você pode utilizar esse conhecimento para continuar gerando melhorias? Quais são os próximos passos?

Esta etapa não é apenas uma formalidade. É um processo decisivo para que você se torne autogerativo, isto é, capaz de gerar continuamente os recursos que lhe permitirão prosseguir no caminho da melhoria e da evolução.

O desenvolvimento, logo, é parte fundamental do ciclo da melhoria contínua, que é ativado por meio do aprendizado.

Para entender como o aprendizado ocorre e como ele pode ser otimizado e mantido, é necessário compreender o conceito dos circuitos de aprendizagem:

Circuito simples: trata-se de corrigir uma ação para resolver ou evitar erro. Isso equivale, por exemplo, a aprender novas ferramentas, habilidades e comportamentos – ou otimizar as que já possuímos – para elevar performance e competências.

Circuito duplo: aqui, as causas do problema também são analisadas e o desafio pode ser reformulado sob uma nova luz. Isso equivale a mudar o modo como você percebe algo e abrir-se para novos pontos de vista. Esse tipo exige mais criatividade e pensamento analítico.

Circuito triplo: refere-se a “aprender a aprender”, a elevar a compreensão e a autoconsciência por meio da análise de nossas crenças e percepções. Isso acontece quando você reflete de que modo o aprendizado está sendo gerado e aplicado e o que pode ser melhorado.

Pronto para colocar o aprendizado em prática?

Se você gostou desse modelo de como se alcançar resultados, a melhor forma de acelerar essa descoberta é por meio do treinamento em Personal & Professional Coaching (PPC), que já formou mais de 35 mil alunos em todo o Brasil.

Durante a formação da SBCOACHING, você irá aprender a desenvolver competências fundamentais para aumentar a sua performance e trazer maiores resultados para sua vida, para sua carreira ou para seu negócio.

Se você busca ampliar suas realizações, nós temos o que você precisa com o mais moderno treinamento de coaching, fundamentado em resultados comprovados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *