Posted in:

EDUCAÇÃO POSITIVA: BEM-ESTAR E FELICIDADE PODEM SER ENSINADOS DESDE A INFÂNCIA

Você já se perguntou “Por que aprendemos o teorema de Pitágoras?”, “Diretriz nas aulas de matemática?”, “As leis de Mendel em biologia?”. Essas disciplinas tradicionais são importantes para a nossa formação e, em algumas profissões, indispensáveis para a carreira profissional. Mas, será que o ensino convencional é suficiente para a formação de adultos preparados para enfrentar os dilemas reais e desafios do mundo contemporâneo?

Preocupadas com esse questionamento, cresce o número de escolas especializadas em Educação Positiva. Além das disciplinas tradicionais, esse modelo educacional – também chamado de Educação Emocional Positiva – estimula a aprendizagem das competências e habilidades associadas ao bem-estar e ao florescimento humano, estimulando o aumento do nível de felicidade dos alunos e cultivando sementes para o florescimento de um mundo mais positivo.

Com base em teorias de autoridades da inteligência emocional, como o “pai” da psicologia positiva, Martin Seligman, a Educação Positiva estimula nas crianças o desenvolvimento de forças de caráter, de talentos pessoais e pontos fortes. Ao conhecer novas formas de pensar e agir, os alunos encontram soluções mais criativas para lidar com problemas do cotidiano que são comuns durante a adolescência, além de se tornarem mais flexíveis em tomadas de decisão e enfrentarem problemas e conflitos de forma mais sábia e consciente.

Ao terem seu desenvolvimento apoiado na psicologia positiva, os alunos se tornam mais resilientes, autoeficazes, otimistas, esperançosas e emocionalmente mais inteligentes, além de terem suas relações interpessoais otimizadas desde cedo, promovendo a construções de relacionamentos mais saudáveis e duradouros. Sabe como será, provavelmente, o futuro dessas crianças? Marcado por menos depressão e ansiedade; e mais saúde, satisfação com a vida e felicidade.

Agora, faça uma breve reflexão: se você tivesse tido acesso à Educação Positiva durante a infância ou adolescência, sua vida seria muito melhor hoje?

Se você deseja florescer e viver de forma muito mais plena, a solução para adultos é o positive coaching, que mescla coaching e psicologia positiva. Quer saber mais? Acesse: https://www.sbcoaching.com.br/positive-coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *