Como o coaching pode melhorar a Educação do país

1
297

Na terça-feira, dia 7, foi divulgado o resultado de mais um Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, da sigla em inglês). O estudo aponta uma grande melhora do desempenho da educação no Brasil ao longo da década, mas põe os estudantes brasileiros até 15 anos numa tímida 53ª colocação no ranking geral entre os 65 países avaliados.





 

O coaching pode ajudar o setor da Educação no Brasil

Claro que a melhora na educação de qualquer país depende de mais infraestrutura e incentivo por parte do governo. No entanto, mesmo com verbas deficitárias e outros problemas, o pobre resultado alcançado pelo Brasil poderia ser melhorado com medidas simples, como com a atuação de um coach na instituição de ensino.

Além de pôr em prática as características básicas de seu trabalho, como motivar e assessorar o cliente rumo ao alcance de seus objetivos, o coach pode atuar junto a alunos e professores analisando o cenário atual para saber a razão pela qual o desempenho do sistema educacional não é satisfatório.

Como o coaching pode ajudar a descobrir as causas do problema na educação

No caso dos alunos, o assunto estudado não lhes interessa? Ou falta motivação para que se empenhem? Para os professores, o motivo da falta de motivação está no desinteresse dos alunos? Ou nos baixos salários?

A partir daí, o coach trabalhará com alunos e professores para ampliar-lhes a consciência em relação a todo o processo educacional. O ponto principal é tirar de ambas as partes o papel de agente vitimado do processo, fazendo-os olhar sempre em frente, visando o futuro e o sucesso.

Coaching: modificando a consciência de alunos e professores

Os alunos não podem se limitar a pensar que o que está sendo lecionado é meramente algo desinteressante e monótono. Eles precisam compreender que o que estão aprendendo nesta época é essencial para o futuro deles, tanto profissional quanto pessoal. O coach fará com que também os professores ampliem sua visão, reaproximando-os com seus antigos ideais, aqueles que os levaram a lecionar. Eles verão o impacto positivo de seu trabalho, voltando a entender que o esforço e a dedicação deles estão intimamente atrelados ao futuro de seus estudantes.

Aumentando a cooperação entre as duas partes, alunos e professores, o coach estará contribuindo com o sucesso do sistema educacional, algo primordial para o desenvolvimento de uma nação.

1 comentário

  1. Como Coordenadora Educacional e Pedagógica vejo que a frustração de pais, alunos e professores é uma realidade dentro da escola.
    Por este motivo, busquei nas ferramentas do coaching um diferencial para atender as demandas do cenário educacional. É um trabalho motivador e ao mesmo tempo desafiador pois, lamentavelmente, não é uma prática usual na escola.
    Percebo que atuo como coach no meu dia a dia, quando questiono alunos em situação de conflito, quando, junto com os professores, definimos metas e buscamos a melhor estratégia para motivar, ou quando conduzo os pais na difícil tarefa de encontrar caminhos para a educação de seus filhos.
    O processo envolve sempre a auto responsabilidade, as escolhas, os talentos, os valores, os objetivos e o caminho para obter melhores resultados. Ressalto e valorizo os erros como uma parte constante no processo de aprendizagem.
    Quando se tem a educação como missão ora se é discípulo ora se é mestre.

Comments are closed.