O VALOR DA EDUCAÇÃO - ESPECIAL DIA DO PROFESSOR

Ilustração: O Coaching e a Educação

Hoje eu estou aqui para desenvolver ideias sobre o Coaching e a Educação, até como forma de valorizar a semana que celebra a figura dos professores. Infelizmente, há muito a caminhar para que os professores sejam tidos com a prioridade devida no Brasil, dando-lhes melhores condições para construir os cidadãos do futuro. No ano passado, estive em um evento profissional na Finlândia e em contato com protagonistas do contexto educacional do país que é considerado líder em todas as listas e rankings internacionais. É de se invejar a diferença (*).

Àqueles que vivem e respiram o Coaching, aqui vão algumas contribuiçoes interessantes. Para começar, eu tive a curiosidade de acessar a EBSCO, uma das mais importantes e completas fontes de referências de conhecimento acadêmcio/científico, e quis identificar como anda a relação da expressão “coaching” com “education”, de 2010 para cá. Foram apresentados 123 trabalhos contendo as duas expressões. Ao repetir a ação com as expressões “coaching” e “teacher”, só 16 artigos foram citados. Isso evidencia a pouca investigação de como o Coaching pode (e deve) trabalhar em consonância com as melhores práticas em Educação. Certamente, muitos casos práticos existem para a aplicação do instrumental do Coaching. Por exemplo, é possível contribuir com os jovens nas suas escolhas de carreira profissional, atenuam-se limitações e medos associados com disciplinas do currículo escolar, ou contribui-se com a capacitação das pessoas em apresentações de projetos perante plateias exigentes. Com outra expectativa, eu fiz um trabalho de pesquisa (e depois adotei como prática regular em aulas) sobre o uso da taxonomia de Bloom (incluindo a atualização para as práticas digitais) e a de Ausubel, em que a figura do educador só ganha destaque à medida em que mais consegue fazer o aluno desenvolver o próprio significado para uma informação nova.

Muitos autores passaram a incorporar a técnica de mapas conceituais como caminho de materialização das idéias, mas o estímulo básico permanece associado diretamente às mais básicas premissas do Coaching, que estão em linha com o processo cognitivo e a reflexão. Como técnica, e eu estimulo que os professores que me lêem conheçam e adotem sempre que possível, o web-quest transforma uma aula que seria cansativa (por ser demais expositiva) em um animado espaço de pesquisas. Ao mesmo tempo em que se leva o aluno a buscar respostas para as perguntas e desafios criados, evita-se que eles usem os tablets e notebooks para passearem pelo facebook, deixando o professor isolado em suas tentativas de exposição.

Finalizando, como Coach estou vivenciando uma experiência fantástica até para meu próprio aprendizado. Por ser instituição sem finalidade lucrativa, não vejo problemas em citar o ACB – Automóvel Clube Brasileiro como referência do caso que quero expor. O clube é membro da FIA – Federação Internacional do Automóvel (a mesma da Fórmula 1, das iniciativas de segurança nas estradas e mobilidade urbana, etc), desenvolvendo projetos e protagonizando ações alinhadas com os princípios que remetem às melhores práticas de educação no trânsito.
Agora, em Novembro, a ONU – Organização das Nações Unidas realiza, em Brasília, a Conferência Ministerial (com participação da FIA e dos clubes membros) do evento UN Decade of Action for Road Safety. Pois bem, como Coach tenho o privilégio de contribuir para que a alta liderança do ACB possa organizar e instrumentalizar sua participação no evento com contribuições relevantes, buscando que a civilidade e a educação no trânsito se tornem uma realidade em nosso país. É o Coaching contribuindo com a ação educativa que salva vidas!

Como se pode ver,

o Coaching e a Educação estão bem próximos e alinhados…  que bom!

Dica de leitura sobre a Educação na Finlândia, clique aqui

SEMANA DO PROFESSOR

Continue lendo sobre semana do professor:

MEU MESTRE | O VALOR DA RIGOROSIDADE | O VALOR DA EDUCAÇÃO | O VALOR DO AFETO | O VALOR DA GRATIDÃO| PROFESSOR PARTEIRO | PROFESSOR NO MUNDO PERFEITO