Posted in:

Entenda as diferenças entre eficiência e eficácia

Você sabe a diferença entre eficiência e eficácia? É muito importante entender e diferenciar essas expressões para analisar o desenvolvimento e os resultados de sua equipe.

Apesar de terem significados semelhantes, eficiência e eficácia possuem distinções que influenciam na checagem de produção da empresa e na administração de recursos e investimentos.

Qual a diferença entre eficiência e eficácia?

Entenda as diferenças entre os dois termos e quais são as suas definições:

Eficiência

A eficiência pode ser definida quando um indivíduo realiza uma tarefa utilizando menos tempo, esforço e recursos. Ele faz o melhor que pode, adequando seu objetivo às condições disponíveis.

O resultado pode não ser atingido com excelência, mas é alcançado. Desse modo, podemos dizer que uma pessoa eficiente é aquela que, com pouco tempo e recursos, consegue atingir sua meta.

Eficácia

Já no caso da eficácia, a atividade também é feita, mas o que muda é o processo de produção. Durante a execução, todos os processos definidos inicialmente são favoráveis para produzir o trabalho com êxito. Desse modo, uma pessoa eficiente é aquela que seguiu todas as orientações e finalizou o projeto com maestria.

Exemplos de eficiência e eficácia

Em uma empresa, dois vendedores saíram para suas vendas diárias. O objetivo é fechar cerca de 15 contratos por dia. O primeiro vendedor teve um mal-estar e, por isso, ficou meio período e realizou 15 matrículas. O segundo conseguiu o mesmo número trabalhando o dia todo.

Ou seja, o primeiro vendedor foi eficiente, pois alcançou seu objetivo em menos tempo, mesmo não se sentindo bem. O segundo vendedor foi eficaz, pois atingiu a meta no período estabelecido, de acordo com o cronograma da companhia.

Eficiência e eficácia nas empresas

Como vimos, eficiência, eficácia e efetividade estão diretamente ligadas, sendo ambas importantes para o desenvolvimento de trabalho. Por isso, é importante compreender suas similaridades e trabalhar em equilíbrio para obter o melhor de cada prática.

Mas, afinal de contas, como funcionam eficiência e eficácia organizacional? Dentro das empresas, é possível desenvolver as duas habilidades ou apenas uma? Tudo isso dependerá do perfil do local e do empregado.

A eficiência organizacional

No ambiente corporativo, a eficiência pode ser entendida como o tempo necessário para se produzir algo. Quando os funcionários completam as tarefas o mais rápido possível e com o mínimo de recursos, estão utilizando essa técnica. Por isso, a ineficiência causa uma série de falhas e perdas do processo produtivo ao longo do tempo.

Para desenvolver ou aprimorar sua eficiência organizacional, procure entender quais são as necessidades da instituição e estudar estratégias rápidas para a resolução do problema.

A eficácia organizacional

A eficácia pode ser observada pelos níveis de rendimento individuais ou da equipe. Para melhorá-la, é necessário realizar uma avaliação criteriosa de performance de todos os funcionários, apresentando os pontos fracos que precisam ser aperfeiçoados por meio de críticas construtivas.

Para que haja melhor compreensão de todos, deve-se mostrar o quanto é importante a excelência na produção, pois seu desempenho afeta os resultados da empresa e de todos os setores.

Eficiência X eficácia: por qual optar?

Cada organização pode desenvolver ambas ou apenas uma das características de acordo com a necessidade, condições e ritmos de trabalho. Se a companhia tem capital para aprimorar suas ferramentas e busca crescimento exponencial, a eficácia é a capacidade ideal a ser desenvolvida.

Mas se a empresa está começando e possui poucos recursos financeiros, o ideal é utilizar a eficiência para explorar as condições e ferramentas disponíveis para a projeção no mercado. Durante o seu desenvolvimento corporativo, as práticas serão utilizadas de forma equilibrada, de acordo com cada condição ou objetivo.

Desenvolva eficiência e eficácia em sua empresa

Eficiência e eficácia são de extrema importância no mundo corporativo. Para desenvolver essas e outras competências em sua equipe, conte com a SBCoaching. Atuante no mercado há mais de 20 anos, possuímos treinamentos personalizados para a evolução pessoal e otimização de resultados.

Participe da Expo Felicidade que acontecerá entre os dias 27 a 29 de março. Aproveite para aprender com os especialistas mundiais em Psicologia Positiva, a desenvolver todo o seu potencial para mais qualidade de vida e felicidade.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *