Posted in:

Entenda como identificar e tratar as doenças psicossomáticas

Você já sentiu algum tipo de mal-estar ou sintoma físico que não possui causa clínica? Isso ocorre porque algumas situações e fatores externos podem fazer com que os sentimentos acabem evoluindo para doenças psicossomáticas.

O que são doenças psicossomáticas?

O termo “psicossomático” é formado pela união de duas palavras de origem grega: Psique, que quer dizer “alma”, e Soma, que significa “corpo”. Por isso, uma doença psicossomática possui origens psicológicas que se manifestam por meio de enfermidades físicas.

Por isso, em muitos casos, o paciente vai ao médico, relata diversas queixas, faz inúmeros exames e após várias análises, descobre que o problema é emocional.
Então, só após um estudo clínico rigoroso e constatando-se que não há causa corporal que desencadeie qualquer sintoma, classifica-se como doença psicossomática.

Doenças psicossomáticas: causas

Como vimos, todo o processo inicial começa em nossa mente. Dependendo do estado ou condição emocional em que estamos, nosso inconsciente envia mensagens ao cérebro, que podem ser interpretadas como raiva, medo, insegurança e perigo, por exemplo.

A partir daí, os instintos podem liberar essas informações, que começam a afetar alguns órgãos ou sistemas do nosso corpo. O histórico familiar, a vivência de traumas, os transtornos, a baixa auto estima e a autocrítica são gatilhos criadores dessa condição. Por isso, é necessário analisar todas as condições sentimentais do paciente.

Situações que favorecem o surgimento das doenças psicossomáticas

  • Estresse profissional;
  • Conflitos familiares e amorosos;
  • Histórico e vivência de violência psicológica,
  • Ansiedade, tristeza e depressão.
  • Como identificar uma doença psicossomática

    Para identificar se você possui essa síndrome, é necessário procurar um médico, que indicará se os desconfortos se encaixam em alguma doença comum, ou são sintomas psicossomáticos, que dão indícios de que você precisa de tratamento.

    As doenças psicossomáticas mais comuns são: mal-estar e queimação no estômago, dores musculares e de cabeça, mudança de libido, alterações de visão, dificuldade de engravidar ou alterações no ciclo menstrual e enxaqueca.

    No caso de problemas psicossomáticos, é comum que as reações se intensifiquem em momentos de ansiedade, estresse e pressão sentimental, ou que o paciente fique doente apenas nessas condições.

    Como tratar uma doença psicossomática

    Um especialista é essencial para minimizar as reações e tratar a causa das enfermidades, por isso, procure um médico e ajuda psicológica e psiquiátrica. Não se esqueça de praticar regularmente ações de prevenção ao desenvolvimento dessas doenças.

    Dicas para potencializar o tratamento de doenças psicossomáticas

    Ressignifique seus históricos negativos

    Faça uma autoanálise de sua história de vida. Que situações poderiam ter lhe deixado cicatrizes emocionais? O que tem feito você adoecer ou vivenciar essas sensações negativas?

    Procure quais ações ou sentimentos vêm lhe causando esses desconfortos. Para isso, faça terapia para conseguir dar um novo significado aos momentos de tristeza e dor que você já tenha passado.

    Livre-se de crenças limitantes

    Em muitas situações, a doença psicossomática tem origem em hábitos ou cobranças internas vindas do histórico de vivência familiar do indivíduo. Por isso, pense em tudo aquilo que você conviveu e não contribuiu para seu crescimento e evolução e procure romper com esses ideais de uma vez por todas.

    Permita-se perdoar

    Liberte-se de toda carga negativa que a tristeza, os traumas e o rancor podem lhe oferecer. Você se sentirá mais leve e descobrirá quão mágico para a sua evolução pode ser perdoar.

    Ame-se mais

    Procure mudar sua visão de si mesmo. Muitas vezes, cuidamos de tudo e esquecemos de nós mesmos. Valorize suas qualidades e habilidades pessoais e profissionais.

    O que você pode fazer para se cuidar melhor? Que tal começar a fazer exercícios físicos ou tirar um descanso merecido depois de um período longo de trabalho? Permita-se olhar com mais atenção e cuidado para si mesmo.

    Desenvolva a inteligência emocional

    A inteligência emocional tem um papel fundamental na recuperação das doenças psicossomáticas. Aprender a controlar e gerir sentimentos fará com que você consiga viver com mais equilíbrio e harmonia entre corpo e mente. Trabalhe as emoções a seu favor com o treinamento da SBCoaching.

    Reconhecido internacionalmente, o curso de Psicologia Positiva possui técnicas comprovadas cientificamente que o ajudarão a desenvolver resiliência, administrar estresse e bem-estar; autoconsciência; autofoco; atratores emocionais positivos, mindset, entre outros.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *