Posted in:

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Você já ouviu falar em sincericídio? Esse comportamento é constantemente confundido com a sinceridade, mas, apesar de parecidas, essas atitudes possuem significados diferentes.

Cometer sincericídio pode afetar as relações sociais. Por isso, hoje você irá entender com mais clareza a diferença entre os termos e saberá como abandonar esse comportamento.

O que é sincericídio?

O sincericídio é uma espécie de verdade relativa, em que o indivíduo fala sem pensar, desconsiderando o que o outro sente ou deseja. Desse modo, significa expressar fatos e opiniões sem refletir sobre como aquilo pode afetar o mundo à sua volta.

Diferenças entre sincericídio e sinceridade

Pessoas verdadeiras e sinceras buscam trazer a verdade no sentido de conscientizar, desenvolver melhorias e promover o aprendizado. Por isso, quando uma pessoa é sincera, ela reflete sobre a influência de sua fala e transmite o que é realmente necessário ser dito.

Já no sincericídio, acaba acontecendo o oposto. Em certos momentos, a pessoa acaba até mesmo prejudicando a si mesmo, pela ausência da reflexão de como agir e se expressar diante dos outros movido pelo egocentrismo.

Exemplos de sincericídio

As palavras têm o poder de motivar ou fazer o oposto com pessoas, planos ou projetos. Por isso, comentários sobre a vida de terceiros, que tragam à tona momentos embaraçosos, não trarão a verdade, apenas lembranças desagradáveis.

O mesmo pode ocorrer quando você conhece alguém novo e faz questão de mencionar atitudes e condutas que você já teve, que não foram boas ou lhe prejudicaram. Entenda que o sincericídio não está ligado em ser verdadeiro, mas sim em trazer e transmitir fatos ou ações que não promovam evolução.

Dicas de como abandonar o sincericídio

Agora que você já aprendeu a diferença entre sincericídio e sinceridade, confira algumas dicas para deixar esse comportamento e melhorar suas relações.

Ressignifique situações difíceis

Em nossas vidas, passamos por diversas situações em que erramos e acertamos. Por isso, é necessário tratar tudo que já passou como um aprendizado, dando um novo significado, compreendendo suas ações e atitudes. É importante promover a construção de um novo eu, fortalecido e vencedor.

Libere o perdão

Se existem condutas próprias ou de terceiros em aberto que você não consegue superar, é hora de se libertar desses sentimentos por meio do perdão. Quando você faz isso, se livra do peso de questões anteriores e abre espaço para novas experiências positivas e felizes.

Seja positivo

Procure enxergar momentos e emoções de maneira positiva. Afinal, somos seres que liberamos a energia que temos, então procure ser gentil, agradável e que, a cada atitude que você tenha, seja para tornar um indivíduo melhor e promover a verdade, crescimento e a evolução do ser.

Pratique a empatia

Para que você possa compreender melhor o mundo ao seu redor, coloque-se no lugar do outro e aprenda como os sentimentos e ações podem afetá-lo. Procure cultivar sempre meios que valorizem o próximo e o ajudem a evoluir.

Trabalhe o autoconhecimento

Para que você consiga romper esse ciclo de sincericídio, procure aprimorar o autoconhecimento e a inteligência emocional que irá permitir que você consiga lidar com suas ações e sentimentos de maneira equilibrada.

Para isso, conte com a ajuda da SBCoaching, que traz uma série de treinamentos para promover maior crescimento e evolução pessoal e profissional.

Entenda mais sobre a metodologia coaching com o e-book grátis “Tudo sobre coaching”, e compreenda como o coaching te ajuda a aprimorar suas habilidades emocionais.

Participe da Expo Felicidade que acontecerá entre os dias 27 à 29 de março. Aproveite para aprender com os especialistas mundiais em Psicologia Positiva, a desenvolver todo o seu potencial para mais qualidade de vida e felicidade.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *