Eles são os grandes visionários, estrategistas, comandantes e executores. Sua autoconfiança, porém, os tornam pessoas difíceis de lidar. Não é um erro pensar que essas características se encaixam com o perfil do líder de sua empresa. Pesquisas indicam que eles chegam a representar até 70% dos homens fortes das companhias. A questão é saber como lidar com essas pessoas de personalidade forte a fim de torná-las líderes mais eficazes.





Alpha Coaching: o que significa síndrome do “Macho Alfa”

A resposta começou a ser dada por Kate Ludeman e Eddie Erlandson, da Worth Ethic Corporation.  Eles desenvolveram a teoria da “Síndrome do Macho Alfa”, que traça o peculiar perfil desses líderes. Além das já citadas acima, estes “machos alfa” têm outras características marcantes como as de assumir o controle das situações e fazer de tudo para que seus projetos se realizem.

Lidar com eles torna-se tarefa difícil até para um executive coach experiente, já que fazem parte de um grupo muito especial de pessoas. São capazes de grandes feitos, mas estão sujeitos a grandes riscos: podem ser disfuncionais e vingativos, e muitas vezes criam resistência e ressentimento dentro da corporação.

Alpha Coaching: metodologia que torna este processo mais efetivo

A chave para reduzir os riscos destes líderes, mas sem dirimir suas fortes qualidades de liderança e empreendedorismo, foi criada a partir da parceria entre a Sociedade Brasileira de Coaching® e a Worth Ethic Corporation, que permitiu a elaboração da metodologia Alpha Coaching. Com esse conhecimento específico, os coaches podem trabalhar com estes “machos alfa” de maneira diferenciada, tornando o processo de coaching mais efetivo.

Para profissionais de outras áreas, como os de Recursos Humanos, que também precisam lidar com estes Alfas, foi desenvolvida uma ferramenta de avaliação de perfil, o Assessment Alpha. Ela diz se a pessoa se encaixa nas características do “macho alfa” e permite que seja dada uma devolutiva ao cliente que realizou o teste.

O treinamento Alpha Coaching, que inclui o ensinamento das técnicas para utilização do Assessment Alpha, é realizado pela Sociedade Brasileira de Coaching.