O papel dos líderes se torna cada vez mais complexo em meio às mudanças que vêm ocorrendo no mundo empresarial. A reestruturação de atividades de algumas empresas, o aumento da competição, redução de custos e outros processos, acabam demandando dos líderes a necessidade de desenvolver repertórios comportamentais para lidar com esses temas.

Como o Executive coaching pode desenvolver suas habilidades como líder

Entre os modelos de liderança utilizados pelo Executive Coaching para melhorar ainda mais o desempenho dos líderes, está o Leaderplex, que tem como objetivo combinar as capacidades cognitiva, interpessoal e comportamental de um líder, visando aumentar sua eficácia na execução das tarefas e, posteriormente, a eficiência organizacional da empresa.

A partir desta técnica, é possível definir qual o comportamento apropriado para o líder em diversas situações, em curto prazo, e como aprimorar sua eficácia organizacional, em longo prazo.

Veja as competências desenvolvidas pelo Executive Coaching

Capacidade cognitiva: é a habilidade dos líderes em processar as informações em seus ambientes. Quanto maior a combinação entre a capacidade cognitiva do líder e a complexidade de seus ambientes, mais eficaz ele será.

Capacidade interpessoal: é a aptidão do líder em diferenciar todas as suas características e integrá-las, resultando na melhoria de suas ações.

Capacidade comportamental: consiste no repertório comportamental e na capacidade dos líderes em desempenhar diferentes papeis de liderança, que variam conforme a situação organizacional.