lider de equipe

Quando uma pessoa recebe a tarefa de liderar uma equipe, ela precisa saber lidar com seus subordinados

Quando uma pessoa recebe a tarefa de liderar uma equipe, ela precisa saber lidar com seus subordinados, conduzir o grupo e ter uma visão bem ampla do que acontece em seu time, conhecendo as qualidades e dificuldades de cada componente. Outro ponto importante é saber a distinção entre centralizar, abdicar e delegar tarefas, pois essa diferença entre líder e chefe e deixa claro se o gestor tem a habilidade de liderança com sua equipe, ou se apenas se torna um papel à parte no desenvolvimento dos demais.

Centralizar

Dar ordens  restritas e com tantas especificações que só você mesmo pode realizar, ou não reservar tempo para passar instruções que permitam que sua equipe possa realizar as tarefas solicitadas, é prejudicial para os resultados. Dessa forma, toda responsabilidade fica centralizada no chefe, o que o impede de acompanhar a equipe, perdendo a oportunidade de desenvolver sua liderança, bem como as competências táticas e técnicas de seus colaboradores. Tal modelo de liderança faz com que todos os resultados fiquem centralizados em uma pessoa só. Sendo assim, a equipe pode se sentir desmotivada, o que é prejudicial tanto para o desenvolvimento do time quanto para os objetivos da empresa.

Abdicar

Essa é com certeza umas das mais inadequadas formas de coordenar ou gerenciar um projeto. Isso porque, ao  abdicar, o chefe passa uma certa ordem exigindo resultados, sem ao menos saber se a equipe está qualificada para realizar ou nem mesmo fazendo um acompanhamento do processo para averiguar se tudo está seguindo o planejamento, ou ainda pior, não sabe as especificidades do projeto, de forma que se torna impossível a delegação de tarefas assertiva e coerente com os prazos estipulados. Ao abdicar esses essas e outras tarefas, o chefe se “livra” de toda a responsabilidade pelo andamento e resultado da tarefa solicitada, para que assim a culpa, caso algo dê errado, seja somente da equipe.

Delegar

Delegar tarefas é a maneira mais adequada para coordenar, gerenciar ou direcionar projetos. Esse é um verdadeiro modelo de liderança, pois acompanha todo o processo de seus subordinados, vendo quais são suas pontos a serem melhorados, orientando no que é preciso e os apoiando para que possam compartilhar as responsabilidades, bem como os méritos pelos resultados. Propiciando esse tipo de ambiente, o time estará confortável para interagir com seu líder e a sintonia entre os demais é plena, de modo que as tarefas são executadas da maneira mais qualificada possível.

lider e tarefas

É de extrema importância saber a distinção entre centralizar, abdicar e delegar tarefas

Algo recorrente nas empresas é a busca  por profissionais que possuam a  liderança na gestão de pessoas e que tenham a habilidade de conduzir uma equipe de maneira que as tarefas da empresa sejam cumpridas com excelência e, ainda, busquem sempre otimizar os resultados. No mercado, há uma escassez de pessoas qualificadas para certas áreas, logo, o mais aconselhável é que os gestores procurem se aperfeiçoar diariamente para conduzirem melhor sua equipe, aprendendo as melhores práticas que um líder pode apresentar e, principalmente, se tornar peça fundamental para atingir os objetivos almejados.