lider profissional

O comportamento de um líder pode determinar o sucesso da empresa

O comportamento de um líder pode determinar o sucesso da empresa. Este fator é fundamental na condução das atividades e na construção de bons resultados da equipe. Por isso, é importante saber identificar as pessoas que possam desempenhar bem esse papel. A seguir, conheça algumas características que indicam atitudes de liderança em um ambiente corporativo. Elas podem auxiliar no reconhecimento das figuras que possuem este perfil.


Muitas vezes, atitudes grandiosas são esperadas de alguém que exerce um cargo de chefia. Entretanto, são os pequenos atos que constroem uma boa liderança. A pessoa que está à frente de um grupo precisa apresentar algumas qualidades que são essenciais para o desempenho satisfatório do trabalho e, consequentemente, dos negócios.

Primeiramente, é dever do líder manter um bom relacionamento interpessoal com seus colaboradores. Dessa forma, ele conhecerá as pessoas que estão ao seu redor e poderá estimular os potenciais de cada uma delas para um melhor trabalho conjunto. O relacionamento tem um tom ideal quando existe comprometimento das duas partes e não há sentimento de rivalidade. Assim, consegue-se ter pensamentos em comum em relação às atividades executadas.

É preciso também ter estratégia e planejamento em todas as tomadas de decisões. Ações bem pensadas refletem sabedoria e preocupação dos líderes com seus funcionários. Com a conclusão de um projeto, por exemplo, o reconhecimento do esforço da equipe é essencial. Assim, todos estarão motivados para novas metas. O líder deve, ainda, estar atento à busca por conhecimento. É importante estar sempre  capacitado e atualizado, sendo um modelo para os colaboradores. Por isso, nunca deve deixar de ser um aprendiz.

lideres e motivação

A função de um líder é, essencialmente, compreender e extrair o melhor dos colaboradores

Conhecer ao máximo a equipe de trabalho e estar bem informado sobre as notícias relevantes da empresa e da respectiva área de atuação são outras qualidades destacáveis.  Vale demonstrar de maneira clara o comprometimento com o serviço e o prazer pelo que realiza.

 À procura de um diferencial

Nem sempre essas características naturais de um bom líder são encontradas facilmente. Muitas vezes, não são devidamente trabalhadas em pessoas que apresentam potencial para a liderança. Logo, é importante o olhar atento para o desempenho do grupo. Só assim poderão ser identificados possíveis perfis para a função de líder. Quando isso acontece, todos saem ganhando – a empresa e os funcionários.

A função de um líder é, essencialmente, compreender e extrair o melhor dos colaboradores para que eles possam desenvolver essas qualidades em prol do negócio e de seu crescimento pessoal. Só assim todos estarão capacitados e estimulados a assumir os próprios desafios.

Crédito Imagens

http://www.blog.centersucesso.com/

http://exame.abril.com.br