Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembleia. Foi uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças. Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar.

Assembleia na carpintaria: executive coaching

A causa?

Fazia demasiado barulho; e além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que sempre media os outros segundo a sua medida como se fora o único perfeito.

Nesse momento, entro o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembleia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

“Senhores, ficou demonstrado que temos nossos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremos-nos em nossos pontos fortes”.

A assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar as asperezas, e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos. Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar.

Moral da história: exalte as qualidades e trabalhe os pontos fortes

Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa; ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.

É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades… isso é só para os sábios!!!

Como o executive coaching pode contribuir para solucionar conflitos?

É muito fácil perceber o quanto o papel do líder é importante em casos de conflitos nas empresas. De acordo com o estudo Mensuring the Financial Cost of Organizational Conflict, 65% dos problemas de performance estão ligados aos  conflitos e não às habilidades dos colaboradores. Portanto para administrar desentendimentos na equipe é importante que o líder saiba entrar em consenso com os pontos de vistas das pessoas envolvidas.

Como entrar em consenso?

O líder precisa expor que ambas as partes precisam agir de acordo com os interesses e necessidades do time e colocar questões pessoais, culturais e afins em segundo plano, chegando a um ponto em comum para a execução de um bom trabalho.

Com as técnicas e ferramentas do executive coaching o líder consegue alinhar os objetivos em comum da equipe e solucionar conflitos e impasses com mais assertividade.