líder equipe

Na hora de conduzir um grupo, é preciso ir além, e não só delegar atividades.

O sonho de todo profissional é ser reconhecido pelo chefe e por seus colegas dentro de uma corporação. Para alcançar esse objetivo, ele não economiza esforços: investe em capacitação, faz hora extra, procura sempre ser proativo e inovar, com práticas que contribuam para o crescimento da empresa. Naturalmente, espera como prêmio ser promovido de função. Muitas vezes, é alçado ao cargo de chefia quando menos espera. No entanto, mais importante que chegar ao topo, é preciso refletir: será que estou preparado para ser um líder? A pergunta pode parecer tola, mas a posição exige muito mais que alguém para dar ordens. Na hora de conduzir um grupo, é preciso ir além, e não só delegar atividades.

líder coach

Perfil

Em um ambiente corporativo, é comum haver diferentes perfis de liderança. O líder coach surge como uma forte tendência para o atual modelo de gestão, pois reúne não somente qualidades técnicas, mas outras competências diferenciais. Ao invés de ser um chefe ortodoxo e burocrático, ele atua como um educador que tem por objetivo ajudar a aprimorar as habilidades dos liderados. Por isso, esse tipo de profissional possui uma ampla visão dos negócios, com foco voltado para a formação de colaboradores e não apenas de subordinados.

Falar e ouvir

Como característica, o líder-treinador apresenta uma atuação direcionada ao diálogo e à flexibilidade, procurando ouvir as críticas como ferramenta para solução de problemas e criação de métodos mais eficientes. Busca também incentivar o trabalho em equipe e transformar os erros em aprendizado, a fim de promover o crescimento do grupo e da empresa. Além de delegar e orientar, ele respeita e reconhece as ações do liderado, bem como estimula o seu autodesenvolvimento.

líder falar equipe ouvir

O líder-treinador apresenta uma atuação direcionada ao diálogo e à flexibilidade.

Motivação

Ao promover o treinamento de líderes empreendedores, o profissional de coaching faz surgir uma cultura corporativa inovadora e produtiva. Com funcionários qualificados não apenas do ponto de vista técnico, mas motivados com espírito de liderança, proatividade e comprometimento, todos têm a ganhar. A iniciativa valoriza o trabalhador no mercado, possibilitando maiores chances de emprego e retorno financeiro, e contribui para o crescimento da empresa, tornando-a mais competitiva diante da concorrência.

Líder coach

Portanto, um bom líder coach é diferencial no mundo corporativo. A metodologia atua como complemento do trabalho intelectual dos profissionais, promovendo mudanças comportamentais que vão potencializar performances e habilidades. Como resultado, a empresa ganha uma equipe preparada para lidar com mudanças e adversidades, bem como atingir metas de forma eficiente e eficaz.

Crédito Imagens:

http://cidadesaopaulo.olx.com.br

http://treinarminas.com.br