liderança e inspiração

A inspiração é o resultado de escolhas acertadas.

A inspiração é o resultado de boas escolhas. Quem opta por uma profissão para a qual tem realmente vocação, consequentemente se manterá inspirado no trabalho. Afinal, quem gosta daquilo que faz, sempre procura maneiras de aperfeiçoar-se e, para isso, busca desafios que estimulem a criatividade, o crescimento e a superação.




Por que a inspiração é crucial para a influência?

Inspirar significa despertar em alguém ou em si mesmo a vontade de criar ou realizar algo. As pessoas se inspiram naquilo que as atrai, que desperta admiração. Humoristas, por exemplo, costumam inspirar-se no dia a dia da população para criar histórias e personagens engraçados. Adolescentes se inspiram em seus ídolos e passam a copiar o cabelo, o modo de vestir e os gestos. Por isso, pode-se dizer que a inspiração influencia o comportamento dos indivíduos. Por sua vez, influenciar significa ter peso sobre as decisões de alguém ou sobre as fases de um processo.

Como utilizar a inspiração para influenciar e motivar sua equipe?

Diante dessas explicações, fica claro que, no ambiente corporativo, as capacidades de inspirar e influenciar são habilidades fundamentais de um bom líder. A inspiração é um estímulo que pode ser utilizado de maneira inteligente pelos gestores para manter os colaboradores motivados.

Um líder inspirador é capaz de incentivar seu time a todo o momento, sobretudo em ocasiões turbulentas, por meio de palavras, mas, principalmente, pelas atitudes. Ele serve de exemplo para os liderados e, dessa forma, os colaboradores passam a reproduzir tal comportamento. O líder influente, por sua vez, consegue romper resistências e fazer que as pessoas trabalhem em prol de um objetivo comum, utilizando uma boa argumentação, levando em consideração também a razão e emoção das pessoas.

Por que é importante que o líder desenvolva tais habilidades?

Quem é capaz de inspirar e influenciar o comportamento alheio tem naturalmente a habilidade de motivar os indivíduos. A motivação é sempre fonte de inspiração e traz por consequência um aumento de produtividade, tanto de performance individual quanto coletiva.

Siga alguns passos e seja capaz de inspirar, motivar e, enfim, influenciar

Para motivar os liderados, é preciso antes de tudo observá-los e identificar os fatores que aumentam seu entusiasmo em relação às coisas. A partir dessa análise é possível adotar estratégias para influenciar o comportamento de toda a equipe. Em uma organização, manter os colaboradores motivados é um grande desafio e também uma necessidade. Afinal, é preciso alcançar melhores resultados constantemente para conservar a competitividade e os lucros.

Bom líder equipe

Um líder inspirador é capaz de incentivar seu time a todo o momento

Confira 6 passos para contribuir para manter a equipe motivada:

1 – Mantenha a congruência entre o que você fala e suas atitudes;

2 – Aplique o estilo de benefícios diante dos méritos apresentados.

3 – Invista na formação dos colaboradores.

4 – Permita que o diálogo franco e aberto seja recorrente entre você e sua equipe.

5 – Elogie e recompense pelos bons resultados.

6 – Incentive a autonomia, mas jamais negue orientação.

Com essas dicas de motivação, não só seus subordinados, mas a empresa como um todo perceberá e valorizará seu comprometimento, influência e exemplo. A motivação pessoal pode ser conquistada com a ajuda do coaching, processo que visa ampliar o desempenho dos indivíduos e funciona como uma orientação na busca por melhores resultados em todos os campos da vida. Com o coaching, a pessoa adquire autoconhecimento e descobre maneiras mais eficientes de lutar e realizar seus sonhos.