Papa vaticano itália

O novo pontífice assumiu a direção da igreja católica negando os luxos que eram naturais ao cargo.

A simplicidade do Papa Francisco demonstra que poucas coisas separam os líderes dos demais. O novo pontífice assumiu a direção da igreja católica negando os luxos que eram naturais ao cargo, em uma clara mensagem de igualdade entre ele e aqueles que representa. Com essa postura, logo tornou-se um exemplo para cristãos e fieis de todo o mundo. Seus discursos sobre otimismo e cooperação revelam grandes habilidades de liderança e coaching, pois inspiram os indivíduos a extrair o melhor de si e a promover o bem comum.

Veja quais ensinamentos do pontífice podem ser aplicados no exercício da chefia:

Estabeleça o diálogo

O papa foi além dos pronunciamentos oficiais e inaugurou diferentes canais de comunicação com os fieis, através do telefone e da internet. Dialogando com o público de interesse, o guia recebe um feedback e pode avaliar melhor a própria imagem.

Valorize a unidade

Ao convidar adeptos de todas as crenças a ter fé, ele mostrou como é importante para o dirigente manter o grupo unido em torno de um mesmo objetivo, respeitando diferenças.

Seja prático

Ao adotar roupas e estilo de vida simples, o papa ensina os chefes a eliminar o supérfluo; isso é essencial para o alcance preciso de resultados.

Papa vaticano itália

Francisco adotou um discurso positivo para os fieis, incentivando-os a acreditar e confiar em Deus.

Trabalhe com motivação

Francisco adotou um discurso positivo para os fieis, incentivando-os a acreditar e confiar em Deus. Equipes motivadas são mais produtivas e capazes de enfrentar desafios.

Tenha funcionários capacitados

O sucesso de um projeto depende das pessoas responsáveis por sua realização. O novo diretor da igreja católica soube fazer as modificações necessárias no time e não hesitou ao substituir até mesmo os membros mais antigos e de confiança.

Construa parcerias

Convocando representantes de várias religiões a unir forças para ajudar a população, Francisco mostrou que a cooperação facilita o alcance de metas e cria um ambiente positivo.

Preparo é essencial para uma boa gestão

Treinamento adequado é fundamental para o sucesso de toda corporação, sobretudo as que têm poder de influência na sociedade. Nos meios de comunicação, por exemplo, uma chefia fraca e despreparada dificilmente saberá lidar com os profissionais da maneira correta. Nesse caso, o dirigente deve ser capaz de inspirar o grupo a produzir notícias relevantes e de interesse público.

Habilidades de coaching, como as demonstradas pelo papa Francisco, e técnicas de liderança bem aplicadas ajudam a construir essa imagem motivadora e a compor relacionamentos baseados na confiança e no respeito.