Confira mais um artigo especial de Flora Victoria

Liderança focada em forças – o segredo dos líderes que fazem a diferença

Liderança: você conhece e sabe estimular as forças de seus liderados?

“Os líderes mais eficazes mudam para sempre o curso da vida das pessoas.”

É com esta frase que Tom Rath e Barry Conchie abrem o livro Strength Based Leadership (2008), no qual analisam décadas de pesquisas sobre o assunto conduzidas pelo Instituto Gallup ao longo de 50 anos – o que incluiu mais de 20 mil entrevistas com líderes seniores, estudos feitos com mais de um milhão de times de trabalhos e pesquisas sobre os líderes mais admirados do mundo. A conclusão a qual eles chegaram destacam-se por dois aspectos. Primeiro, são indispensáveis para os líderes que querem crescer com os desafios e fazer suas organizações triunfarem no turbulento e mutável cenário econômico e financeiro que hoje se descortina. Segundo, as conclusões propõem um novo paradigma para a liderança, colocando por terra a tendência de se apegar às tradicionais listas de características indispensáveis a um grande líder. Por quê? As organizações costumam buscar líderes que são grandes comunicadores, pensadores visionários e que podem fazer com que as realizações aconteçam, dizem Rath e Conchie, ressaltando que esses são atributos desejáveis e necessários para que uma organização seja bem-sucedida.

Contudo, a análise dos estudos do Gallup nos colocou frente a um paradoxo. Embora todos os atributos citados sejam considerados essenciais, nenhum líder estudado apresenta um perfeito domínio de todos esses atributos. E mais: os que se empenham em dominar todas essas áreas acabam sendo os que se mostram menos eficazes.  Tal descoberta é um desafio às noções tradicionais de liderança, segundo as quais o líder deve ser excelente em tudo, o tempo todo. Em vez de reforçar um conceito ilusório e inatingível sobre liderança, o que as pesquisas do Gallup nos mostram é algo bem diferente: o líder realmente eficaz é aquele que conhece, desenvolve e aplica suas forças. Em outras palavras, em vez de concentrar-se em seus pontos fracos, o indivíduo que atinge a excelência na arte de liderar – excelência que se traduz em resultados acima da média para sua organização – é aquele que sabe tirar proveito do que ele tem de melhor. E o que ele tem de melhor se resume a duas palavras: suas forças.

Forças são essenciais para aumentar o engajamento, uma vantagem crucial importantíssima, porém acessível a poucas organizações. Segundo outras pesquisas do Gallup, a taxa de engajamento nas empresas pelo mundo a fora têm se mantido mais ou menos estável, girando em torno de 30%. Isso significa que mais de 70% da força de trabalho mundial – e o Brasil não é exceção – está desengajada (isto é, está apenas marcando o ponto) ou ativamente desengajada (ou seja, está insatisfeita e contaminando os outros com seu descontentamento).  O resultado desse desengajamento “epidêmico” pode ser convertido em cifras. Apenas nos Estados Unidos, os custos do desengajamento impingem à economia nacional um prejuízo de US$ 350 bilhões por ano em perda de produtividade.

Extensas e contínuas pesquisas do Gallup sobre o tema constataram que, quando a liderança de uma organização não foca nas forças individuais de seus colaboradores, as chances de um funcionário se engajar é de apenas 1 em 11, ou 9%. Porém, quando a liderança foca nas forças individuais, a diferença é inacreditável. O número de funcionários engajados sobe para quase 3 a cada 4, ou seja, 73%! Fatos como esses levaram Rath e Conchie a afirmar que os líderes mais eficazes estão sempre investindo em forças – nas deles, e nas de seus colaboradores.

Você conhece e aplica suas forças diariamente? Você conhece e sabe estimular as forças de seus liderados? Pense bem nas respostas, pois elas podem significar o grande salto de qualidade e de resultados que farão a diferença no modo como você exercita sua liderança.

Encontre aqui o melhor curso de coaching para líderes Se você é um profissional que deseja tornar-se um líder de sucesso e, com isso, busca:

  • Potencializar a produtividade da sua equipe;
  • Elevar resultados de pessoas, times e empresas;
  • Promover mudanças e melhorias contínuas;
  • Ser um líder 100% eficiente.

O curso de coaching para líderes da SBCoaching, certamente, é a escolha ideal para que você transforme suas habilidades e seja um exemplo a ser seguido.