Um líder de sucesso não está à frente da sua equipe e sim ao lado

Um líder deve saber distinguir as preferências de seus empregados e analisar o comportamento de cada um, encarando a diversidade, que pode ser a chave principal para uma equipe bem sucedida.

O segredo para um time de sucesso é diferenciar seus liderados por suas qualidades e ideias e valorizar o potencial de cada um. Jamais desmereça alguém por saber menos ou desconhecer alguma coisa. A verdadeira motivação está em ajudar o seu liderado a aprender e torná-lo capaz de atingir resultados que antes ele não achava possível.



Conduzir o grupo nos momentos difíceis, colocando a equipe de volta ao caminho e em direção à recuperação é necessário para que o líder ganhe confiança dos subordinados e possa trabalhar em conjunto, assim qualificará sua liderança.

Ouça mais, incentive o diálogo

Converse com seus liderados sobre pontos altos e pontos baixos, se torne parte da sua liderança. Peça opiniões sobre possíveis mudanças e melhorias. Não limite-se às suas próprias ideias.

Preste atenção aos erros

Um projeto fracassado não é motivo para derrota. Fique atento às falhas e identifique os problemas para que não se repitam no futuro isso pode prejudicar sua liderança.

Parabenize os acertos

Reconheça o esforço de cada um. Ser visto não só pelos erros, mas também pelos acertos é um meio de estimular o empregado a crescer sempre mais, adquirindo novos conhecimentos e buscando novos objetivos.

Seja positivo

Ser calmo, sereno, confiante e controlado traz tranquilidade para sua equipe e ajuda na hora da conversa, pois o funcionário sente-se a vontade para opinar e pedir conselhos.

Um líder motivado contagia com incentivo.