63% dos líderes são desmotivadores e somente 12% criam uma atmosfera de elevado desempenho dentro da organização

63% dos líderes são desmotivadores e somente 12% criam uma atmosfera de elevado desempenho dentro da organização

Embora o povo brasileiro seja conhecido por sua receptividade e simpatia, quando o assunto é gestão de pessoas os líderes das organizações nacionais costumam ser bastante rígidos e tendem a exercer a liderança com coerção, criando um ambiente pouco propício à motivação e ao desenvolvimento dos profissionais. De acordo com um levantamento da Hay Group, 63% dos líderes são desmotivadores e somente 12% criam uma atmosfera de elevado desempenho dentro da organização.

desmotivador

Esses números na verdade refletem um problema comum em toda a América Latina e no mundo inteiro; cerca de 60% dos profissionais latino-americanos que assumem um posto de líder têm um estilo autoritário. Nas empresas de todo o mundo, falta flexibilidade. A falta de capacidade para congregar vários estilos de liderança faz gestores do Oriente Médio, da África e da Europa serem os chefes mais intolerantes do mundo;  57% deles criam um clima organizacional desmotivador. O grande problema é que a falta de motivação gera graves problemas para a empresa, bem como:

– Baixa produtividade;

– Atraso na entrega de atividades;

– Aumento da taxa de retrabalho;

– Ausências frequentes;

– Pouco comprometimento dos colaboradores.

Para evitar essas dificuldades, é essencial promover um ambiente corporativo motivador. Essa constatação já faz parte da mentalidade de uma boa parcela dos gestores norte-americanos. Nas organizações da América do Norte, 37% dos líderes costumam assumir o estilo dirigente, criando de maneira efetiva equipes de alto desempenho. Contar com colaboradores motivados é fundamental para garantir o crescimento e o sucesso de todo e qualquer empreendimento. Mas como motivar sua equipe?

Para evitar dificuldades, é essencial promover um ambiente corporativo motivador

Para evitar dificuldades, é essencial promover um ambiente corporativo motivador

Aperfeiçoar o comportamento humano no trabalho é um grande desafio para os líderes, entretanto, algumas atitudes simples ajudam a motivar as pessoas.

Confira algumas delas:

– Seja um exemplo para seus subordinados – mantenha a coerência entre o que fala e faz e seja comprometido com o trabalho.

– Jamais se esqueça do feedback – o retorno do chefe é sempre importante para os colaboradores, seja ele um elogio por um bom desempenho ou uma crítica construtiva para melhorar os resultados.

– Estimule a confiança e a colaboração – é essencial que todos os integrantes do grupo confiem uns nos outros e assumam uma posição solidária para que os objetivos sejam alcançados.

– Estabeleça um diálogo aberto e franco – sua equipe precisa saber com clareza quais os objetivos da empresa e estar convencida de que pode conversar com você sobre qualquer problema. Estimular o diálogo sempre ajuda a evitar conflitos no trabalho.

– Os benefícios da motivação no ambiente corporativo são muitos. Equipes motivadas têm maior produtividade, alto grau de comprometimento, cumprem prazos e apresentam ótimo rendimento. Invista na motivação de seus funcionários e comprove os resultados!

Recomendamos ainda esse excelente vídeo sobre liderança do palestrante Eduardo Peres:

Curta e compartilhe nosso artigo!