A eleição presidencial se aproxima e, com isso, aumentam as pesquisas de opinião sobre os principais candidatos ao cargo no País. A última pesquisa Datafolha aponta que Dilma tem 49% das intenções de voto e Serra 29%, uma expressiva vantagem de 20 pontos percentuais, que tem sido ampliada ao longo da campanha. Isso se explica, segundo Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching®, devido às características inerentes ao perfil de liderança de cada um.

Líderes carismáticos: como eles podem influenciar as pessoas

“Geralmente, os líderes carismáticos têm mais facilidade para conduzir pessoas em uma determinada direção, tendo mais chances de ter sucesso e de fazer com que, inevitavelmente, admirem sua personalidade e espelhem-se em suas ações, o que é primordial na hora de escolher em quem votar”, declara Villela.

Como se define o perfil de um “Comandante Alfa”

O presidente da SBCoaching® revela que a candidata Dilma Rousseff, que está à frente das pesquisas, segue a mesma linha que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o perfil “Comandante Alfa”. Contudo, por ser mulher, manifesta alguns traços de liderança diferentes, mas possui a mesma premissa. “Os comandantes alfa são líderes naturais, que inspiram confiança, respeito e admiração, sendo do tipo que assumem o controle e direcionam sua energia para cumprir sua missão, além de ter um desejo ardente por vitória. Não é à toa que o presidente Lula continua com aprovação de 78% dos eleitores”, acrescenta.

Quais são as características de um “Estrategista Alfa”

Já o segundo lugar nas pesquisas presidenciais, o candidato José Serra, possui perfil de liderança distinto, se caracterizando como “Estrategista Alfa”. “Esse tipo de líder é analítico, objetivo, metódico e raciocina de forma pró-ativa, fazendo ligações que vão além do problema imediato, avançando para um futuro que os outros vagamente conseguem divisar, o que pode ser prejudicial para sua campanha”, salienta o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching®.

Villela alerta para os perigos que acompanham esses dois tipos de liderança, “pessoas com perfil estrategista alfa devem se atentar para não tirar conclusões apressadas e impor suas ideias aos demais, parecendo arrogantes e teimosos, já os comandantes alfa precisam cuidar de sua ansiedade e para não intimidar os demais.