lider-vencedor

Como se tornar um líder vencedor?

A motivação é o combustível para o ser humano realizar tudo aquilo que deseja e tornar-se mais produtivo. E para que uma empresa consiga equipes motivadas, a postura e ações de seus líderes são fatores imprescindíveis.

Liderar uma equipe é um grande desafio e, para tornar-se um líder motivador, é preciso muito mais do que saber delegar funções e estipular metas. Na verdade, a primeira exigência é manter-se motivado para poder passar esse sentimento para os demais membros do grupo.

Um bom líder deve estudar e utilizar técnicas de motivação, ter personalidade única, saber tomar decisões e reconhecer o crescimento de sua equipe, elogiando os colaboradores sempre que resultados positivos são alcançados. É importante destacar ainda que líderes motivadores têm que saber lidar com o sucesso e o fracasso.

Augusto Cury, famoso escritor e palestrante motivacional brasileiro, disse certa vez que “um bom líder usa o poder do medo e das pressões; um excelente líder usa o poder do elogio e da liberdade”.

Com essa citação, entende-se que o líder tem plena consciência de seu poder e muitas vezes usa isso para pressionar o grupo que lidera. Porém, um líder impecável consegue reconhecer o que os membros da equipe têm de melhor e usa isso a favor.

Já um dos maiores gênios da história, Albert Einstein, disse: “Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui. Nunca desista de seus objetivos mesmo que eles pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa”.

Para alcançar o sucesso é preciso ter persistência. Um grande líder tem que possuir e transmitir essa característica a fim de motivar a equipe e não deixar que os colaboradores se abalem com resultados negativos. O líder motivador precisa incentivar as pessoas a aprenderem com os erros e a não desistirem de tentar acertar.

persistência e liderança

Para alcançar o sucesso é preciso ter persistência.

Luís Alves, outro famoso palestrante, faz algumas indagações importantes para os líderes e para quem deseja conquistar a liderança. “Qual seu limite? Quais os obstáculos que se apresentam em seu caminho? Você é que faz o seu destino, você que estipula seus limites. Os obstáculos existem, mas nunca são intransponíveis, tudo depende de sua motivação pessoal, de seu otimismo em relação à vida.”

Alves, que atua também como coach, está certo. As conquistas de uma pessoa dependem de como ela encara a vida. Com motivação e otimismo, é possível atingir vitórias inacreditáveis.

Com uma metodologia diferenciada, adotada por empresas mundialmente conhecidas para transformar líderes comuns em líderes motivadores, a SBCoaching é referência no desenvolvimento de lideranças eficientes. Não perca mais tempo, conheça já os nossos cursos de coaching.