Liderança de Equipe

Um treinamento eficaz trabalha os diferentes perfis de liderança – autêntico, carismático, persuasivo, autoritário, entre outros

Ao optar pela contratação de treinamentos para líderes, o responsável por uma empresa não investe apenas no desenvolvimento do colaborador que será treinado, mas sim no aprimoramento de toda a organização, garantindo melhorias em relação à satisfação e ao comprometimento dos funcionários. Por consequência, nota-se um aumento na produtividade e a empresa ganha vantagens competitivas.

Entretanto, para alcançar tais resultados, é preciso investir em treinamentos adequados e comprovadamente eficientes, como o treinamento baseado em coaching de liderança – técnica que tem como foco o desenvolvimento de habilidades para motivar e liderar pessoas, a fim de formar profissionais capazes de transformar seu grupo em uma equipe de alta performance.

Um treinamento eficaz trabalha os diferentes perfis de liderança – autêntico, carismático, persuasivo, autoritário, entre outros – e não desenvolve somente as habilidades ligadas à comunicação e às relações interpessoais, mas também aptidões que promovem o autoconhecimento e a capacidade de definir objetivos com mais clareza para facilitar o alcance das metas. Além disso, é importante que o curso possa ser aplicado na empresa de maneira imediata.

Investir em uma boa liderança é imprescindível para melhorar o ambiente organizacional, reduzir a probabilidade de conflitos internos, ampliar a percepção e a criatividade dos colaboradores, aprimorar o foco das equipes e aperfeiçoar a gestão dos recursos e o planejamento do negócio como um todo.

Na hora de escolher um treinamento para líderes, é preciso observar algumas características essenciais. Todo curso de liderança deve apresentar um conteúdo que aborde técnicas relacionadas à administração do tempo, pensamento crítico, autodesenvolvimento, motivação, como lidar com mudanças, gerenciamento de conflitos, definição de metas, tomada de decisão, negociação de interesses e inteligência emocional.

Todas essas capacidades podem ser trabalhadas com o coaching. Afinal, o processo tem por objetivo desenvolver ao máximo as potencialidades do indivíduo, de maneira que ele possa compreender seu perfil de comportamento, expandir sua visão de mundo, encontrar soluções diferentes para seus problemas, manter-se íntegro em relação às suas convicções, ser capaz de influenciar as pessoas em prol dos interesses do grupo, ter habilidade para alternar estilos de liderança e promover feedbacks que tragam resultados positivos para toda a empresa.

Treinamento equipe coaching

Investir em uma boa liderança é imprescindível para melhorar o ambiente organizacional

De acordo com a Câmara Americana do Comércio, 76% das empresas costumam investir em treinamentos para aprimorar a capacitação de seus colaboradores. Outro estudo, realizado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), apontou que 84% dos funcionários das organizações avaliadas já participaram de algum treinamento.

A pesquisa da ABTD indica ainda um crescimento de 15,3% nos investimentos em educação corporativa para 2013. Em uma ordem de prioridade, os cursos de liderança ocupam o primeiro lugar do ranking, com 80% da preferência.

Com o coaching, é possível formar bons líderes, capazes de ampliar o desempenho de equipes e assim aumentar a produtividade da empresa. Vale a pena investir!