Posted in:

Ferramenta Roda da Vida, Você sabe usar?

Roda da vida

A Roda da Vida é uma ferramenta para realizar avaliações pessoais. O método foi criado pelo americano Paul J. Meyer, fundador do Success Motivation Institute, especializado em transformar o perfil das pessoas que buscavam técnicas para alcançar o sucesso nos negócios e na vida pessoal.

A Roda da Vida é bastante utilizada no processo de coaching, pois ela incentiva a reflexão e o autoconhecimento, definindo com mais clareza qual é o momento de vida que a pessoa se encontra.

A ferramenta consiste em atribuir uma nota, de 0 a 10, para avaliar o quanto você está satisfeito em cada uma das áreas fundamentais da sua experiência diária.

Quais são as principais áreas da Roda da Vida?

Atualmente, é possível encontrar diversos modelos da roda da vida, por isso vamos considerar as principais áreas:

  1. Saúde e condição física: aqui você deve avaliar a saúde física, mental e emocional, levando em conta também os níveis de disposição e motivação.
  2. Relacionamento e amigos: avalia a sua satisfação com seu grupo de amigos e colegas, quanto tempo possui para passar com eles e se esse tempo é utilizado com qualidade.
  3. Romance e relação íntima: avaliação dos seus relacionamentos, sua autoestima e relação consigo mesmo.
  4. Família: a família é o núcleo social com o qual possuímos o maior tempo de convivência. Por isso, é muito importante pensar sobre as qualidades dessas relações e como elas impactam no nosso dia a dia.
  5. Emocional: avaliação sobre o quão equilibradas estão suas emoções e se você lida bem com elas.
  6. Espiritual: a espiritualidade não precisa estar, necessariamente, ligada à religião. Esse campo se refere à reflexão sobre aquilo que transcende a realidade. Trata-se de descobrir o que a espiritualidade significa para você e qual é o impacto que ela tem em sua vida.
  7. Intelectual: avaliação da sua satisfação com o quanto você sabe e tem aprendido, afinal, exercitar o intelecto ajuda a manter o foco e desenvolver novas habilidades.
  8. Profissional: quanto você se sente realizado em sua profissão? Este setor avalia seu senso de propósito e realização profissional, se você está feliz com seu ramo de atuação e emprego atual, e se ele é condizente com seus valores e projetos de vida.
  9. Financeiro e dinheiro: você está ganhando dinheiro o suficiente para manter seu padrão de vida e investir em si próprio? Seus ganhos financeiros estão compatíveis com as suas habilidades e entrega de valor à sociedade?
  10. Lazer: se divertir, descansar e se dedicar a coisas que você ama é fundamental para manter a qualidade de vida. Aqui você deve avaliar se tem tempo para fazer o que gosta, se pode exercer sua criatividade e se tem acesso à entretenimento e relaxamento.

 

Por que a Roda da Vida é importante?

A Roda da Vida é fundamental para oferecer uma visão esclarecedora da sua vida, permitindo que você reflita sobre quais aspectos merecem mais atenção, afinal, é comum negligenciarmos alguns setores. No entanto, para que você consiga atingir a felicidade plena, a realização pessoal e profissional, é preciso que você cuide bem de todos eles.

 

Aplicação da Roda da Vida no Coaching

A Roda da Vida atua como um instrumento que mobiliza a reflexão e incentiva o autoconhecimento, oferecendo uma ampla visão sobre os graus de satisfação do coachee em cada uma das áreas de sua vida. Isso contribui para que o coach identifique os pontos a serem trabalhados nas próximas sessões.

Se você se sentiu inspirado a fazer a sua Roda da Vida e deseja conhecer mais ferramentas que são utilizadas no processo de coaching, saiba mais sobre a nossa formação em coaching, o Personal & Professional Coaching.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *