Posted in:

Lista dos Melhores 21 Filmes de Superação e Motivação

Assistir a filmes de superação é uma excelente maneira de aumentar a motivação pessoal.

Baseados em fatos reais ou não, eles nos ajudam a perceber que o caminho para o sucesso inclui obstáculos e dificuldades.

Muitos deles ressaltam a importância do processo de treinamento com um mentor, semelhante ao processo de coaching.

E todo mostram que a jornada para o topo exige resiliência e determinação, para cair e levantar tantas vezes quantas forem necessárias.

Então, nada melhor do que assistir às produções do cinema para se inspirar nas histórias de pessoas bem-sucedidas e compreender a importância do aprendizado em sua trajetória.

Neste post, você encontra sugestões de filmes de superação para que você se empolgue, transpire e corra ainda mais em busca dos seus objetivos.

Preparado? Vamos lá!

Lista dos 21 melhores filmes de superação e motivação

Lista dos 21 melhores filmes de superação e motivação
confira nossa seleção de filmes de superação

A seguir, confira nossa seleção de filmes de superação que podem tirar você de sua zona de conforto, pronto para mais um dia de desafios e conquistas:

1. Coach Carter

Baseado em fatos reais, o filme conta a história do dono de uma loja de artigos esportivos na Califórnia, Ken Carter, que é convidado para ser técnico da equipe de basquete do Colégio Richmond, escola onde estudou.

Quando jovem, Carter jogava basquete na escola, onde obteve vários títulos.

Agora, como técnico, ele cria um método rígido de treinamento.

O objetivo não era apenas melhorar o desempenho do time, mas ajudar os alunos a melhorarem suas vidas.

O método de Carter incluía controle de frequência nas aulas, boas notas na escola e comportamento respeitoso por parte dos jogadores.

Durante sua atuação, o treinador tem uma grande influência sobre a vida de seus alunos.

O filme de superação mostra a importância do processo de coaching e como um bom líder é capaz de engajar o time.

2. À procura da felicidade

Também inspirado em uma história real, À procura da felicidade narra a trajetória de Chris Gardner, um pai de família que passa por problemas financeiros e é abandonado pela esposa.

Interpretado por Will Smith, Chris se vê na posição de pai solteiro e precisa cuidar de seu filho, Christopher, de cinco anos.

Ele consegue um estágio em uma corretora de ações devido à sua habilidade como vendedor, mas o trabalho não é remunerado.

Com tantos problemas financeiros, Chris e o filho são despejados e passam a viver em abrigos, banheiros públicos e estações de metrô.

Chris, no entanto, nunca abandonou a motivação para mudar a sua realidade.

O filme de superação conta a trajetória dele até se tornar um milionário, atuando como corretor da bolsa de valores.

3. Extraordinário

Lançado em 2017, Extraordinário retrata a história de Auggie Pullman, um menino que nasceu com a síndrome de Treacher Collins, doença que causa deformação facial.

Aos 10 anos, após 27 cirurgias plásticas, os pais de Auggie decidem que é hora de ele frequentar, pela primeira vez, a escola regular, em vez de ter aulas particulares em casa, como acontecia até então.

É lá que ele precisa lidar com novos desafios e com os olhares de outras crianças à sua volta.

O filme de superação é baseado no livro homônimo de Raquel Jaramillo Palacio, que virou best-seller, e mostra a importância da autoaceitação e da superação das dificuldades da vida.

Além disso, a produção evidencia o papel da família no apoio ao garoto na busca pela motivação para sair de casa e enfrentar a escola.

Sem dúvidas, é uma história inspiradora para quem está lidando com dificuldades.

4. A vida é bela

Vencedor de três estatuetas do Oscar, é um filme de superação emocionante e inspirador.

A produção se passa durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, quando o judeu Guido e seu filho, o pequeno Giosué, são enviados para um campo de concentração na Alemanha.

Em busca de proteger o filho da violência do campo, Guido utiliza sua imaginação e bom humor para fazer com que o filho acredite que eles estão participando de um jogo, do qual devem ser campeões.

O filme mostra a superação do pai, que busca modificar a realidade do filho por meio da visão que ele tem sobre as coisas que acontecem no cotidiano.

5. A teoria de tudo

A teoria de tudo - filmes de superacao
A teoria de tudo mostra como Stephen Hawking superou as adversidades.

Filme que narra a história do físico britânico Stephen Hawking.

Aos 21 anos, ele foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que não possui cura.

Mesmo com uma perspectiva de vida ruim e se tornando cada vez mais dependente dos outros, o jovem nunca desistiu de seguir seu sonho na carreira de astrofísico.

A teoria de tudo mostra como Stephen Hawking superou as adversidades, desde a descoberta da doença às conquistas importantes de sua carreira.

Sem dúvidas, você sentirá inspirado pela história de Hawking, que não se deixou derrubar pela doença e foi um exemplo de mindset.

Trata-se de um relato de sua jornada até se tornar um dos físicos mais consagrados da história. Um dos filmes de superação mais emocionantes.

6. O lado bom da vida

No filme, estrelado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, Pat Solitano é um homem que perdeu sua casa, emprego e casamento devido a um transtorno bipolar, que dificulta suas relações com a família.

Depois de oito meses internado, ele volta a morar com os pais em busca de reconstruir sua vida.

É então que ele conhece Tiffany, uma mulher que também tem suas dificuldades, mas que é capaz de trazer mudanças para a sua vida.

A produção demonstra como é possível recomeçar e perseguir objetivos de vida, mesmo frente a tantos problemas, desde que exista a motivação para isso.

7. Intocáveis

Um dos mais aclamados filmes do cinema francês, Intocáveis retrata a trajetória de Philippe, um multimilionário que sofre um grave acidente e fica tetraplégico.

Por precisar de um assistente ao seu lado, ele contrata Driss, um jovem ex-presidiário que não possui nenhuma experiência em cuidar de pessoas.

Driss é capaz de lidar com Philippe de forma natural, sem tratá-lo como um coitado.

Com o tempo, ele aprende a cuidar de Philippe, mesmo cometendo erros cômicos como assistente.

Os dois constroem uma amizade sólida durante a história, e veem suas vidas completamente alteradas a partir da parceria entre eles.

Essa história de superação nos mostra que podemos encarar as dificuldades da vida como oportunidades de crescimento e realização pessoal.

8. Invencível

Durante uma missão militar na Segunda Guerra Mundial, o atleta olímpico Louis Zamperini sofre um acidente de avião e cai no Oceano Pacífico, onde fica à deriva com outros dois companheiros.

Após 47 dias de sobrevivência em um bote salva-vidas, eles são capturados por um navio de guerra japonês.

A partir de então, são mantidos como prisioneiros de guerra em um campo onde sofriam constantes torturas durante dois anos.

Ao longo desse período, o protagonista precisa colocar à prova sua força mental e resistência física para sobreviver à violência, atuando como um verdadeiro exemplo de superação.

9. Como treinar seu dragão

Como treinar seu dragão - filmes de superacao
Seu objetivo é mostrar ao povo que é possível conviver com dragões em harmonia a partir de treinamentos.

Baseado na franquia de livros homônima da escritora Cressida Cowell, Como treinar seu dragão é uma animação que se passa na ilha de Berk, um local onde são comuns os combates entre vikings e dragões.

O filme é centrado em Soluço, um menino de 15 anos que se torna amigo de Banguela, um dragão da melhor raça existente.

Para subverter a lógica de que é preciso matar dragões por eles serem perigosos, Soluço decide treinar Banguela.

Seu objetivo é mostrar ao povo que é possível conviver com dragões em harmonia a partir de treinamentos.

Assistir a essa animação, além de um momento de descontração, é uma maneira de compreender a importância do processo de mentoria e coaching.

10. O discurso do rei

Premiado com quatro prêmios Oscar, O discurso do rei conta a história de George, um príncipe britânico gago desde pequeno.

Ele vai se tornar rei, mas seu problema com a fala é um desafio a ser enfrentado para que possa dar discursos eloquentes e manter a moral do povo elevada durante a Segunda Guerra Mundial.

Após consultar com vários médicos que não resolvem o problema, sua esposa, Elizabeth, leva George até o terapeuta de fala Lionel Logue.

O médico realiza exercícios e coloca em prática métodos para que George tenha autoconfiança para falar em público.

O longa, portanto, tem o processo de coaching como elemento central no enredo e mostra como esse profissional ajuda os alunos a desenvolverem suas potencialidades e enfrentarem suas barreiras pessoais.

11. Karatê Kid: a hora da verdade

Clássico dos anos 80, o filme conta a história do jovem Daniel, que se muda para o sul da Califórnia com sua mãe.

Na nova cidade, ele conhece Ali, uma garota que gosta dele.

Quando o ex-namorado dela e sua turma passam a perseguir Daniel, ele é salvo pelo Senhor Miyagi, mestre de karatê.

A partir de então, o mestre passa seus ensinamentos a Daniel, para que ele possa se defender dos ataques do grupo.

Mais tarde, o jovem participa, inclusive, de uma competição de luta.

O longa ressalta a importância do coaching, que pode transformar a vida de um indivíduo por meio de ensinamentos.

O aprendizado é centrado na importância do respeito, da humildade, do foco e da resiliência.

12. Gênio indomável

Will é um jovem com passagens pela polícia que atua como servente de uma universidade.

Lá ele demonstra ser um gênio da matemática, mas, devido a uma exigência legal, precisa fazer terapia.

O jovem não se identifica com nenhum profissional, até conhecer Sean, terapeuta que o ajuda a lidar com suas emoções e potencializar a sua inteligência.

O filme tem, como foco, a relação entre Will e Sean, mostrando aos telespectadores como a terapia e um mentor podem nos auxiliar a otimizar nossas qualidades e lidar melhor com nossos sentimentos.

13. Somos Marshall

Universidade Marshall, na Virgínia, 1970. Um acidente de avião mata 45 membros do time de futebol americano da universidade.

Baseado em uma tragédia real   - o voo Southern Airways 932  - o filme conta a trajetória de Jack Lengyel, jovem treinador que é contratado para liderar a equipe após o ocorrido.

Jack remonta o time com integrantes que não estavam no voo e atletas de outras modalidades, decidido a reestruturar o programa de futebol americano da universidade.

A história, apesar de ter como ponto de partida uma tragédia, demonstra a força da superação, da liderança e do trabalho em equipe para enfrentar os desafios da vida.

14. Invictus

Invictus - filmes de superacao
Com o intuito de reduzir a segregação racial no país, engaja a população para torcer pela seleção nacional de rúgbi durante a Copa do Mundo, que ocorreria no país em 1995.

A produção retrata a época em que Nelson Mandela, interpretado por Morgan Freeman, foi presidente da África do Sul.

Com o intuito de reduzir a segregação racial no país, engaja a população para torcer pela seleção nacional de rúgbi durante a Copa do Mundo, que ocorreria no país em 1995.

Mandela auxiliou François Pienaar, capitão da equipe, a ser um líder bem-sucedido, contribuindo para que a seleção se tornasse a campeã da Copa.

Com isso, somos apresentados não apenas à capacidade de liderança de Mandela, mas também à sua habilidade de ser um mentor para outras pessoas.

15. Até o último homem

Se você é fã de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, essa produção não vai decepcionar.

Também uma história real, Até o último homem conta a trajetória de Desmond T. Doss, soldado e socorrista do exército norte-americano que, devido a princípios pessoais, se recusava a tocar em armas durante as missões.

Mesmo assim, em uma batalha, ele conseguiu salvar a vida de mais de 75 homens, enfrentando com bravura todas as adversidades da guerra  — e sem portar nenhuma arma para isso.

Doss recebeu, em 1945, uma Medalha de Honra do presidente dos Estados Unidos Harry S. Truman, em uma cerimônia na Casa Branca, devido aos seus esforços na guerra.

Trata-se de uma história de um homem corajoso, fiel à sua moral e determinado em relação ao seu objetivo, mesmo em tempos difíceis.

16. Estrelas além do tempo

Estrelas além do tempo - filmes de superacao
A história é real e, apesar de todas as dificuldades vivenciadas no ambiente de trabalho, as três mulheres tiveram contribuições importantes para a área e superaram o preconceito.

O filme se passa no início da década de 1960, durante a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética.

Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson são três mulheres negras que trabalham na NASA.

Por serem afroamericanas, precisam comprovar que são competentes no trabalho, lidando com o preconceito diário na agência espacial e trabalhando em salas reservadas para negros.

A história é real e, apesar de todas as dificuldades vivenciadas no ambiente de trabalho, as três mulheres tiveram contribuições importantes para a área e superaram o preconceito.

17. O segredo

Esse famoso documentário aborda o poder da Lei da Atração.

A produção conta com depoimentos de profissionais que apresentam os segredos para ter sucesso e conquistar objetivos.

A maneira de fazer isso, conforme a perspectiva apresentada no documentário, é manter um mindset positivo e vencedor, de maneira a atrair os resultados que desejamos.

Isso tem tudo a ver com o processo de coaching, que tem, como objetivo, capacitar o aluno a mudar o padrão de pensamento para um viés positivo.

18. Divertida Mente

Para quem gosta de animação, Divertida Mente é outra boa opção interessante.

O filme conta a história de Rilley, uma menina de 11 anos que se muda de sua cidade natal para São Francisco, nos Estados Unidos.

Durante sua jornada, cinco emoções acompanham a garota para armazenar a memória e processar informações: Tristeza, Alegria, Raiva, Medo e Nojo.

Ao assistir à animação, você terá uma ideia de como funciona a mente e refletirá sobre a maneira como lida com suas emoções.

Além disso, a produção aborda o poder da união e da cooperação para que um objetivo comum seja alcançado.

19. Walt, antes do Mickey

Walt, antes do Mickey - filmes de superacao
Se você está em busca de algo que ainda não conquistou, inspire-se em Walt Disney.

Quantas vezes falhamos em nossas tentativas até alcançar o sucesso?

Se você está em busca de algo que ainda não conquistou, inspire-se em Walt Disney, criador da Disney, uma das maiores multinacionais do mundo e um dos empreendimentos mais bem-sucedidos da história.

O filme mostra a trajetória de Walt Disney antes do sucesso, que faliu duas vezes antes de criar seu império.

A produção mostra a paixão de Walt Disney por desenhar e por fazer as pessoas felizes  — objetivo que deu origem a um dos personagens mais queridos da história, o Mickey Mouse.

Inspire-se na jornada desse empreendedor e veja que, muitas vezes, os erros são o caminho para o amadurecimento e o sucesso.

20. Quase deuses

Essa é uma história real que se passa na década de 1930, em Nashville, nos Estados Unidos.

Vivien Thomas é um jovem negro que é contratado como faxineiro em um laboratório de cirurgias experimentais.

Lá ele acaba trabalhando com o Dr. Alfred Blalock durante uma investigação médica sobre técnicas para cirurgia no coração.

Vivien, embora não tenha formação em medicina, tem um grande aprendizado ao lado de Blalock e demonstra talento na área.

Juntos eles realizam uma descoberta importante, mas, inicialmente, apenas Blalock é reconhecido.

A produção mostra como o talento, a capacidade de colaboração e o aprendizado constante são fundamentais na busca pelo sucesso.

21. A rede social

Lançado em 2010, o filme conta a história da criação da maior rede social digital do mundo, o Facebook.

Em 2003, o estudante Mark Zuckerberg teve a primeira ideia sobre a rede, que, aos poucos, foi sendo lapidada até o que se tornou hoje.

Entre os aspectos abordados na história, estão a dificuldade de lidar com padrões sociais, a complexidade de questões éticas e a conciliação entre a vida profissional e pessoal.

O enredo deixa evidente o esforço de superação de um jovem tímido que conectou 2 bilhões de pessoas em uma rede de relacionamentos.

Conclusão

Conclusão - filmes de motivacao
São essas histórias de superação que demonstram que o sucesso depende de seguir em frente, com foco no objetivo, independentemente dos obstáculos.

Pronto, agora opções de filmes de superação não faltam para a sua próxima sessão de cinema em casa.

Já escolheu qual vai assistir primeiro?

Em todos eles, você vai perceber: as pessoas passam por momentos de grande dor e dificuldade.

Mas sempre é possível superar as adversidades, desde que você tenha a capacidade de resiliência para se adaptar, para se aprimorar e para levantar mais forte do que nunca.

São essas histórias de superação que demonstram que o sucesso depende de seguir em frente, com foco no objetivo, independentemente dos obstáculos.

Nessa jornada, vale lembrar que você pode contar com um importante aliado: o coaching.

Essa metodologia oferece ferramentas poderosas para que você encontre a si mesmo, visualize suas metas com clareza e avance em direção ao seu destino.

Assim como os treinadores que aparecem nos filmes, um coach ajuda a lidar melhor com suas emoções, adotar um padrão de pensamento positivo e enfrentar os desafios da vida sem medo.

De alguma forma, todas essas características estão presentes nas trajetórias dos personagens retratados.

Então, que tal recorrer ao coaching para trilhar esse caminho de sucesso?

Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe e deixe um comentário abaixo.

4 Comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *