Posted in:

Identidade profissional: O que é, importância e como construir 

identidade profissional como trabalhar

A identidade profissional é um termo que, não por acaso, vem se tornando bastante popular hoje em dia.

Afinal, é essa identidade que representa uma pessoa e a torna diferente das demais em inúmeros aspectos.

Você já parou para pensar sobre qual é a sua identidade profissional ou por que é importante defini-la?

Seja sua resposta sim ou não, vale a pena saber mais sobre o tema.

Neste artigo, vamos aprender tudo sobre o significado da identidade profissional.

Também como criar uma e de que forma ela impacta a sua vida, a de seus colegas, clientes e parceiros.

No decorrer da leitura, você vai conseguir entender melhor os diferentes aspectos que existem por trás da construção de uma identidade profissional.

Também estará habilitado a observar e reconhecer a melhor forma de trabalhar a sua, visando seu desenvolvimento e evolução nos campos pessoal e profissional

Vamos em frente?

Boa leitura!

O que é identidade profissional?

identidade profissional o que e

Para entender o que é identidade profissional, é preciso, inicialmente, desmistificar a ideia de que essa expressão está unicamente ligada à carreira de uma pessoa.

Ela vai além, sendo ligada tanto aos aspectos profissionais quanto a outros elementos do dia a dia.

Sendo assim, a melhor definição que podemos dar para identidade profissional é que esse termo representa um conjunto de atributos exclusivos, responsáveis por definir uma pessoa e que a tornam única em relação às demais.

Essas habilidades vão sendo moldadas no decorrer dos anos, pois sofrem influência de diversos fatores, como o contexto e as relações sociais que uma pessoa estabelece em sua vida.

Qual a importância da identidade profissional?

A partir do momento em que você descobre sua identidade profissional e consegue construí-la de forma bem estruturada, isso vai lhe servir de guia em diferentes fases da vida. 

Quando possui uma identidade profissional bem definida, você sabe, por exemplo, qual caminho seguir após o término da sua vida escolar.

Ou seja, se vai fazer uma faculdade ou partir direto para o mercado de trabalho. 

Da mesma maneira, saberá qual atitude tomar quando surge aquela dúvida sobre permanecer atuando em uma área ou partir para algo novo, uma mudança de carreira

Ainda que tenha dúvidas (e elas são absolutamente normais), você terá as ferramentas certas para decidir o que está mais alinhado ao seu perfil e aos seus objetivos.

Além disso, construir uma identidade profissional pode lhe ajudar a atingir o mais alto grau de notoriedade e credibilidade em relação ao meio em que você vive. 

Mas o que isso significa?

Basicamente, que você terá os atributos necessários para garantir um bom desenvolvimento pessoal e, principalmente, na sua carreira.

Interessante, não é mesmo?

Como descobrir a sua identidade profissional? 

identidade profissional como descobrir sua

Essa é uma dúvida bastante comum. 

A chave para identificar os aspectos que fazem de você um profissional único é o autoconhecimento

Isso porque é impossível descobrir a identidade profissional sem ter um conhecimento profundo sobre si mesmo.

Muitas pessoas têm dificuldade de se aprofundar sobre esse aspecto, principalmente quando há interferência de agentes externos na formação das ideias e pensamentos. 

A todo momento, somos bombardeados com comparações, comportamentos, pensamentos e julgamentos sobre atitudes alheias.

Um exemplo clássico são pais tentando comparar os filhos, dizendo coisas como “por que você não é obediente como o seu irmão?”, ou “seu irmão não é desorganizado desse jeito”. 

Para descobrir a sua identidade profissional, então, é necessário deixar de lado todos esses conceitos impostos na sua mente, e se aprofundar no autoconhecimento. 

Questione o que te faz único, quais são seus pontos fracos, o que te mantém motivado e que áreas chamam a sua atenção no mercado de trabalho. 

Tudo isso ajudará na sua jornada de autoconhecimento e trará resultados consistentes.

Como o coaching auxilia na construção de uma identidade profissional?

identidade profissional como coaching auxilia construcao de uma

Como explicado acima, para construir ou descobrir a sua identidade profissional é necessário um profundo autoconhecimento. 

Nesse contexto, o processo de coaching pode ser de grande ajuda, pois oferece a expertise de um especialista altamente capacitado, conhecido como coach, para dar suporte durante a busca por autoconhecimento. 

Por meio de técnicas e abordagens embasadas cientificamente, ele ajudará a entender suas habilidades e competências, contribuindo também na definição de metas e no plano para alcançá-las. 

O papel do coach não é dizer o que você deve, ou não, fazer, ou qual área se encaixa melhor nas suas características. 

Na verdade, esse profissional dará um suporte com as ferramentas necessárias para que você descubra suas vulnerabilidades e as corrija a partir de um plano de ação eficaz.

Com o apoio do processo de coaching, você potencializa o conhecimento sobre si mesmo, e ainda adquire habilidades essenciais para crescer pessoal e profissionalmente.

Dicas para construir uma identidade profissional de destaque

identidade profissional dicas para construir uma de destaque

Mas como se dá a constituição da identidade profissional na sociedade atual? 

Muitas pessoas se baseiam naquilo que os outros dizem para formar seu perfil. 

No entanto, esse não é o caminho mais indicado para forjar aquilo que define você na vida profissional, pois nem sempre as outras pessoas conhecem as suas características ou desejos.

Por isso, para construir uma identidade profissional de destaque, é importante colocar algumas dicas em prática. 

Separamos as principais a seguir.

Autoconhecimento

Você vai ler ainda muito sobre autoconhecimento neste e em outros artigos, pois ele é chave para o processo de desenvolvimento, seja pessoal ou profissional.

Então, a primeira dica é olhar para si mesmo. 

Muita gente acha que identidade profissional é basicamente o que você coloca em seu currículo, contudo, o conceito vai muito além. 

Ela diz respeito àquilo que lhe torna único – desde características da personalidade, até das suas metas e dos objetivos de vida. 

Logo, é necessário ter uma visão ampla sobre suas habilidades, talentos e sonhos. 

É preciso ter bastante claro na sua mente que a identidade profissional não diz respeito, apenas, à sua formação acadêmica ou à profissão que atualmente ocupa.

Há quem esteja trabalhando por anos em uma área que, na verdade, não tem relação com sua identidade pessoal. 

Essa é uma das razões por que existem tantos profissionais frustrados no mercado. 

Então, antes de qualquer coisa, comece a ampliar seu autoconhecimento. 

Isso vai te ajudar não somente com objetivos e com o plano de carreira, como também com as decisões pessoais (comprar uma casa, ter um relacionamento sério, se mudar, entre outras).

Visão, missão e valores

A segunda dica para formar uma identidade profissional de destaque é desenvolver sua visão, missão e valores

Pois é, esses conceitos não valem só para empresas. 

Eles são importantes para cada um, pois mostram quem você é, quem deseja ser, por quais motivos, e como e quando vai chegar ao ponto estabelecido. 

Ao estabelecer sua visão, missão e valores, será mais fácil traçar estratégias e ações que te permitam alcançar as metas almejadas. 

Sua missão pode ser definida como o motivo para você estar no segmento em que atua, o seu objetivo.

Já a visão se refere a vislumbrar um futuro em que você conquistou todos os seus objetivos e metas. 

Os valores, por sua vez, são as suas crenças e princípios. São os comportamentos e atitudes que mostram quem você é. 

Esta dica está diretamente ligada à anterior. Ou seja, para estabelecer sua missão, visão e valores, é necessário buscar o profundo autoconhecimento.

Marketing pessoal

O marketing pessoal não está ligado diretamente à construção da identidade profissional, mas, sim, ao fortalecimento da sua imagem. 

Pense em você como uma marca. 

Se não for bem divulgada e aceita, provavelmente, não terá sucesso.

Aqui, vale a máxima: “quem não é visto, não é lembrado”. 

Logo, além de saber qual a sua identidade profissional, também é necessário divulgá-la através de estratégias de marketing pessoal. 

Lembre-se de que o marketing pessoal não diz respeito apenas às aparências. 

Na verdade, ele se baseia na divulgação de competências, habilidades e qualidades

O modo como você se apresenta para os outros faz toda a diferença. 

Isso irá determinar diretamente a abertura de portas e oportunidades.

Tenha em mente, também, que para ter uma boa estratégia de marketing pessoal, é necessário conhecer sua identidade profissional.

Invista em você

Fazer marketing, como acabamos de ver, é fundamental para destacar a sua identidade profissional.

Mas de nada adiantará investir em estratégias do tipo se a divulgação não for verdadeira.

O que queremos dizer com isso é que você precisa primeiro cumprir com seus diferenciais antes de anunciá-los ao mercado.

Vale para o profissional o que vale para uma empresa: você só se posiciona à frente da concorrência quando se qualifica para isso.

Tendo objetivos profissionais bastante claros e um rumo definido para a carreira, invista em você e no seu conhecimento.

Faça as especializações necessárias, desenvolva as competências exigidas para os resultados que almeja e, assim, cumpra com o prometido.

Ao se tornar um profissional mais completo, você terá construído uma identidade de destaque, demonstrando que a qualidade é prioridade para você.

Recorra ao coaching

Quando sugerimos a você que invista no seu desenvolvimento, isso remete a cursos, treinamentos, palestras, networking, enfim, todas as formas de qualificação técnica.

Mas tão importante quanto é aprimorar as competências e habilidades comportamentais, pois elas repercutem nos seus pensamentos, sentimentos e ações.

Qual identidade profissional você quer vender para o mercado?

A de uma pessoa segura, resiliente, capaz de utilizar a inteligência emocional a favor de seus atos?

Então, o primeiro passo é fazer uma imersão dentro de si próprio.

Todo processo de coaching começa pelo autoconhecimento, que é onde o coachee (cliente) identifica os pontos fortes a explorar e os pontos fracos a corrigir.

Tudo isso tendo em mente os objetivos que espera alcançar.

Você pode tanto buscar o suporte de um coach quanto investir na sua formação na área e praticar o autocoaching.

Se for por esse segundo caminho, além de uma identidade profissional de destaque, pode também encontrar uma opção de nova carreira, transformando você a vida de outras pessoas a partir do coaching.

Como trabalhar a identidade profissional?

identidade profissional como trabalhar

Para trabalhar a identidade profissional, é importante ter uma visão macro, que inclua não apenas seu trabalho atual, mas também o que você almeja para o futuro.

Daí a relevância de investir na busca daquilo que lhe agrada e interessa profissionalmente. 

Você pode começar pegando um caderno e uma caneta para responder às seguintes perguntas:

  • Quais são suas habilidades e competências?
  • Você se sente bem tendo uma rotina mais rígida para seguir, ou gostaria de ter uma mais flexível? 
  • O que te limita a alcançar seus objetivos? Falta de tempo, falta de dinheiro ou falta de conhecimento?
  • Com quais áreas você sente mais afinidade? 
  • O que te dá prazer ao trabalhar?
  • O que te frustra no ambiente de trabalho?
  • Que palavra poderia te resumir?

Em um primeiro momento, esses questionamentos podem parecer complexos. 

Contudo, se você realmente praticar o autoconhecimento, vai perceber que ficar mais fácil responder a todas as perguntas com assertividade

Pensar nos próprios desejos e interesses costuma ser incomum para a maioria das pessoas, que podem até se assustar caso descubram fatos inusitados sobre si.

Contudo, esse é o primeiro passo para entender qual é a sua identidade na carreira.

O que é uma crise de identidade profissional?

Você talvez já tenha vivenciado uma crise de identidade profissional, mesmo sem se dar conta disso. 

Basicamente, ela se caracteriza pelo descontentamento com a carreira atual ou pela indecisão sobre qual o próximo passo a ser dado. 

A crise não tem relação com a idade e experiência do profissional. Ela pode se manifestar em qualquer momento da vida e carreira. 

Há pessoas que a experimentam logo após terminar o Ensino Médio, quando não sabem qual faculdade fazer, ou mesmo se o Ensino superior é a melhor alternativa.

Já outros indivíduos passam por esSe momento depois de trabalharem por décadas em um setor específico. 

De repente, percebem que aquilo não os satisfaz e se veem perdidos.

Quais os sintomas de uma crise de identidade profissional?

identidade profissional quais sintomas de uma crise

Como qualquer outra crise, é possível identificá-la através de alguns sinais.

Entre eles, estão: 

  • Questionamento profissional (será que estou no cargo/função/empresa certos?)
  • Alto nível de estresse
  • Ansiedade (até mesmo nas situações mais corriqueiras, como dirigir até o trabalho)
  • Sentimento constante de frustração (como se tudo o que você fizesse não estivesse certo)
  • Incerteza.

Engana-se quem acredita que esses sintomas só interferem no dia a dia profissional. 

O grande problema da crise de identidade profissional é justamente o fato de ela se alastrar para outros âmbitos da vida. 

O indivíduo que está passando por essa situação pode desenvolver problemas para dormir, ganhar ou perder peso rapidamente, desenvolver doenças relacionadas ao estresse, depressão e problemas nos relacionamentos interpessoais

E quais as causas?

De maneira geral, a crise de identidade profissional está diretamente ligada à falta de realização do indivíduo, o que não se restringe ao âmbito profissional. 

Todos estão sempre buscando a satisfação pessoal e profissional e, quando não encontram, podem entrar em crise.

Assim, começam a se questionar se escolheram certo no passado, ou mesmo a contestar a sua própria capacidade no trabalho.

Nesse momento, ficam suscetíveis à crise, pois percebem que precisam mudar sua posição e conquistar uma carreira que esteja mais alinhada aos seus desejos e habilidades – à sua identidade profissional.

O papel do Coaching na formação da identidade profissional

O coaching pode ser um grande aliado da formação da identidade profissional, pois auxilia na análise das características e comportamentos, viabilizando a identificação do perfil de cada um. 

Por meio de dinâmicas e técnicas e ferramentas validadas cientificamente, o coach atua como um guia nessa jornada de descobertas. 

Você irá identificar habilidades, competências e objetivos, traçando a trajetória rumo ao que almeja. 

O objetivo do coaching é incentivar e orientar o indivíduo, a fim de que ele encontre as respostas que procura através das próprias conclusões. 

Esse suporte é importante, porque, durante a vida, somos bombardeados por conclusões de terceiros e por nossas próprias crenças limitantes.

Provavelmente, você já escutou alguma das frases abaixo:

  • “Sem faculdade, ninguém consegue um bom emprego”
  • “Concurso público é a melhor coisa para quem deseja estabilidade”
  • “Empreender é só para quem tem muito dinheiro”
  • “Intercâmbio não dá retorno”.

Esse tipo de pensamento acaba levando a uma visão e atitudes limitadas. 

Para corrigir essa visão, o coach oferece ferramentas para mudar os pensamentos limitantes, e, assim, formar a sua identidade profissional de forma estruturada. 

Conclusão

A identidade profissional é aquilo que faz de você único em sua área de atuação. 

Ela interfere em vários aspectos da sua vida e, por isso, precisa ser levada a sério. 

Muitas pessoas ignoram esse fato e, então, acabam em crise, prejudicando seus relacionamentos e até desenvolvendo doenças, como a depressão e síndrome do pânico. 

Descobrir sua identidade exige um profundo autoconhecimento, mas não precisa ser um processo demorado e frustrante. 

Por meio do coaching, essa jornada pode ser prazerosa e de crescimento. 

Com o suporte necessário, você descobrirá talentos, limitações (e como vencê-las), pontos a serem melhorados e características que o fazem único. 

Com essas informações em mãos, ficará mais fácil entender quais passos devem ser dados para alcançar seus sonhos.

Portanto, se deseja construir ou identificar sua identidade profissional e encontrar aquilo que o faz realizado na carreira, vale a pena optar pelo processo de coaching. 

Você verá que essa experiência fará a diferença no seu dia a dia. 

Aproveite agora para visitar o site da SBCoaching e conhecer todas as opções de formação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *