Posted in:

CRIATIVIDADE: Entenda a importância dessa força de caráter

Você costuma sugerir soluções que os outros ainda não pensaram? Gosta de ser original? Recebe elogios com frequência por suas boas ideias? Se você respondeu sim, isso significa que você possui um alto nível de criatividade.

Quer saber mais sobre essa força de caráter, como ela é importante para sua vida pessoal e profissional? E como se tornar uma pessoa mais criativa? Acompanhe este post!

Pessoas com criatividade nas forças de assinatura são capazes de propor ideias ou comportamentos inovadores que contribuem para a sua própria vida e para a vida daqueles que o cercam.

Conteúdos
Baixe o e-book e tenha acesso a materiais exclusivos da semana de caráter

Entenda a força de caráter criatividade

A criatividade é uma força de caráter que se encontra sob a virtude da Sabedoria, ela permite transformar tarefas rotineiras em atividades prazerosas, tornando o ambiente de trabalho muito mais dinâmico.

Marcada por sua originalidade e adaptabilidade, a criatividade é fundamental para a resolução de problemas, discernimento, compreensão e estabelecer bons relacionamentos. São características de pessoas criativas:

  • A capacidade de inovar na maneira de adquirir e usar os conhecimentos;
  • Pensar fora de compartimentos limitados, inventar e reinventar em várias áreas da vida;
  • Flexibilidade e melhor adaptação a forças e circunstâncias variáveis;
  • Dinâmicos e eficientes para solucionar problemas e propor novas ideias.
a relação entre as emoções positivas e a criatividade
A criatividade é fundamental para a resolução de problemas, discernimento, compreensão e estabelecer bons relacionamentos.

Emoções positivas x criatividade

Você sabia que pessoas mais felizes são mais criativas, produtivas e bem-humoradas? É isso mesmo, de acordo com as pesquisas realizadas no Fórum Global de 2011, da ONU, pessoas que cultivam emoções positivas têm mais criatividade e são mais felizes.

Uma das mais conhecidas teorias do ramo da psicologia positiva que fala sobre a criatividade, é a Teoria Broaden-and-Build (Ampliar e Construir), desenvolvida pela Dra. Barbara Fredrickson, da Universidade da Carolina do Norte.

O estudo explica que quando sentimos emoções positivas, somos capazes de ampliar nosso repertório mental, levando a comportamentos mais saudáveis e a pensamentos mais criativos e eficazes.

Outro estudo conduzido pela Universidade de Western Ontario mostrou que pessoas que ouviram músicas alegres foram mais propensas a pensar de forma inovadora e a resolver problemas do que aqueles que não foram expostos, sugerindo que haja a necessidade de criar um ambiente positivo propício para que a criatividade possa florescer.

veja como desenvolver a sua criatividade
A criatividade é fundamental para a resolução de problemas, discernimento, compreensão e estabelecer bons relacionamentos.

Como desenvolver sua criatividade?

Embora seja uma competência bastante valorizada, muitas pessoas encontram dificuldade em desenvolver e aplicar a criatividade em suas tarefas. A boa notícia é que você tem essa força em você e ela pode ser desenvolvida.

A criatividade é como um combustível que fomenta a aprendizagem. Dar a si mesmo a chance de ser mais criativo pode aumentar a sua produtividade no trabalho e nas tarefas de casa, trazer mais bem-estar emocional à sua vida, além de colocar um fim ao adiamento de tarefas e projetos. Afinal de contas, você estará gerando ideias em vez de ficar paralisado, sem fazer nada.

O que acha de começar agora mesmo a desenvolver a sua criatividade?

A criatividade pode ser desenvolvida de diversas maneiras. Selecionamos 3 dicas para ajudar você começar agora a desenvolver essa força.Veja:

Acompanhe o trabalho de pessoas criativas e inovadoras

Pare e pense, em sua área de interesse quem são as pessoas que você admira pela criatividade? Inspire-se nelas! Comece a captar referências para gerar ideias novas e mais produtivas. E procure aprender ao menos uma coisa nova por dia.

Inove nas suas tarefas diariamente

Que tal usar uma palavra diferente hoje? Ou tentar um novo jeito de fazer algo que você sempre faz? Uma pequena mudança de hábito pode ser uma atitude poderosa para criar caminhos novos para tarefas corriqueiras.

Exercite sua criatividade diariamente

Reserve tempo todos os dias para pensamentos criativos ou atividades criativas, como: escrever poemas, tocar um instrumento novo, decorar um novo espaço na casa ou mesmo usar um objeto doméstico todos os dias de uma maneira diferente.

Vale lembrar que uma pessoa criativa não tem apenas ideias, ela também realiza. Aproveite as dicas e comece agora mesmo a expandir seus horizontes, ampliar sua visão e ir atrás de novos desafios.

Leia também:

➤ FORÇAS DE CARÁTER: O que é, Qual a sua importância e Como descobrir as suas

➤ PERSEVERANÇA: Aprenda como ter mais persistência para atingir os seus objetivos

➤ CIDADANIA: A força do trabalho em equipe

Positive Experience, o maior evento de psicologia positiva do Brasil

Quer ter mais realizações em sua vida, usar suas forças, inovar suas ideias e se destacar no mercado? Participe do Positive Experience, um evento inédito no Brasil. Aprenda e vivencie 3 dias intensos de intervenções positivas da ciência da felicidade. Veja mais informações AQUI.

Faça parte dessa onda positiva. Compartilhe nossas postagens com as hashtags #DiaDoCarater #CharacterDay2018 #CultivatingCharacter #SouSBCOACHING

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *