Posted in:

Já apreciou as belezas da vida hoje?

A apreciação da beleza, força da transcendência possível de ser desenvolvida por meio do positive coaching, propicia melhor saúde física e mental.

Desde o momento em que você acordou hoje, você apreciou quantas pequenas belezas da vida? Pare por alguns segundos e tente se lembrar. O sorriso de uma criança na rua, uma música fenomenal no caminho do trabalho, um “bom dia” de seus familiares, uma árvore florida, uma pintura expressiva… Quantas coisas podem ter passado despercebidas pelos seus olhos?

A apreciação da beleza, tema do DICAS DE VICTORIA desta semana, é uma das forças da Transcendência – uma das seis virtudes que contribuem para o desenvolvimento de nossas competências.  Ela nos liga diretamente à excelência, além de aflorar em nós o sentido do belo e do sublime. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não se trata exclusivamente de apreciar apenas a beleza no mundo físico, mas também os talentos e as virtudes observados em outras pessoas.

Segundo Christopher Peterson e Martin Seligman, autores do livro Character Strengths and Virtues, pessoas com essa força encontram prazer na beleza do mundo ao seu redor e a experimentam naquilo que veem, sentem, ouvem, tocam e saboreiam. É o seu caso?

Essa força promove unidade com o universo, favorecendo mudanças psicológicas positivas nas pessoas, além de compor a vivacidade e a clareza das sensações e percepções. Assim como as demais forças de caráter, é possível desenvolvê-la por meio do positive coaching e, dessa forma, desfrutar de melhor saúde física e mental, vivendo com mais bem-estar e plenitude.

Além de ser um fator pessoal extremamente positivo, a apreciação da beleza é um atributo bastante valorizado no mundo corporativo. Segundo estudos, os líderes que enxergam o que existe de belo na vida são mais abertos à diversidade, ao respeito às diferenças. Não à toa, integram facilmente energias de pessoas em diferentes equipes, operando em locais geograficamente dispersos.

Para desenvolver essa força, não se engane: não deixe que as pessoas digam a você o que é belo. A apreciação da beleza vem de dentro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *