Posted in:

Líder coach: conheça os benefícios de uma liderança aliada ao coaching

lider coach

O líder é aquele que inspira sua equipe a superar os limites e aumentar a performance em todas as áreas da vida. Ao se tornar um líder coach, é possível potencializar suas forças e competências de chefia, atingindo o seu mais alto grau de excelência e proporcionando o mesmo aos outros indivíduos.

Mais do que simplesmente comandar um grupo e cobrar resultados, o líder coach consegue criar uma melhor identificação com seu time, fazendo um trabalho mais humano e eficaz. Para que você entenda mais sobre o assunto, preparamos este artigo. Continue acompanhando e compreenda tudo sobre esse sistema de gestão.

Qual a função de um líder coach?

Seu papel em uma instituição é transformar o modo de comunicação com os colaboradores. Por isso, ele não se limita a ser apenas “o chefe”. Mais do que isso, o líder profissional traz motivação a seus colegas, incentivando-os a lutar por melhores resultados organizacionais e a atingir a alta performance.

Para isso, ele usa suas habilidades que o permitem lidar com situações que exigem flexibilidade, criatividade e inovação, superando expectativas. Hoje, esse perfil de funcionário se tornou algo extremamente necessário para as empresas.

Principais características de um líder coach

Com suas ferramentas técnicas e comportamentais, esse gestor sabe como ser um bom líder de equipe. Confira abaixo as principais características de pessoas com esse perfil:

      Relaciona-se de modo saudável: é respeitado e querido por todos, que conseguem vê-lo como mais do que um chefe que delega ordens;
      Dialoga com o grupo: consegue passar orientações e também está aberto a críticas e sugestões;
      Motiva: transmite ânimo, propósito e valorização aos colaboradores;
      Compreende: procura entender uma situação por meio de vários pontos de vista,
      Inspira: é um exemplo para o grupo.

Quais as vantagens de ter um líder coach na equipe?

O líder coach é um profissional que organiza o processo de trabalho e otimiza o potencial dos funcionários. Assim, essa conduta traz uma série de benefícios para a empresa e seus membros como um todo. Confira abaixo as principais benfeitorias:

Gestão de tarefas

Com o coaching para líderes, o coach, além de gerenciar o próprio tempo, faz com que seus colaboradores deem prioridade às atividades que realmente vão contribuir para os resultados da companhia, evitando a procrastinação e a improdutividade do time.

Desenvolvimento de equipes

Inspirador, o líder coach colabora para o desenvolvimento de todos os seus liderados, motivando-os a desenvolver novas competências, que possam elevar a qualidade de seus trabalhos, e atingir os seus próprios objetivos, assim como os da instituição.

Delegação bem-sucedida

Ao delegar de maneira eficaz, o profissional estimula o engajamento e a evolução de seus funcionários, capacitando-os a tomar decisões e solucionar problemas em sua ausência.

Tomada de decisão

A tomada de decisão gera grande impacto no sucesso do negócio. O líder coach analisa os processos atuais para a resolução de conflitos e encontra a melhor estratégia com projeção no futuro da empresa.

Estabelecimento de metas

Para alcançar os resultados desejados é indispensável traçar metas claras e objetivas, além de definir estratégias para concretizá-las e prazos para cumpri-las.

É extremamente importante que cada colaborador tenha sua própria tarefa desafiadora, que funciona como um fator estimulante para o alcance da alta performance no trabalho.

Como se tornar um líder coach

Qualquer pessoa pode se tornar um profissional de liderança, tendo ou não experiência na área. Para isso, veja os principais passos de como ser um líder de sucesso.

Desafiar as suas crenças

Para que suas ações sejam poderosas, é fundamental questionar crenças que limitam o seu crescimento.

Sair da zona de conforto

Para ultrapassar os seus próprios limites, o segredo é encarar novos riscos e aproveitar oportunidades mais desafiadoras.

Não temer as responsabilidades

Para assumir o controle de sua vida, é essencial aceitar que apenas você é responsável por seus resultados.

Não julgar

Para trazer à tona o que as pessoas têm de melhor, saiba ouvi-las sem preconceitos e esteja sempre aberto a novas ideias.

Aprender com os erros

Para construir uma gestão de sucesso, o caminho é buscar a melhoria contínua, sendo receptivo a novos pontos de vista.

Realizar uma formação sólida

Ao se tornar um líder coach, você terá uma maior perspectiva, impacto, influência e contribuição. Isso é alcançado por meio de um treinamento de líder e coaching com embasamentos científicos e uma metodologia de credibilidade.

Faça um treinamento de Líder Coach pela SBCoaching

Mais engajamento, evolução e resultados: é isso que você almeja? Conheça o programa de liderança da SBCoaching e siga o caminho do sucesso! Desenvolva uma gestão de excelência e otimize o desempenho de seu time.

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe agora o e-book gratuito e saiba “como seu tipo de liderança pode afetar sua equipe”.


Personal & Professional Coaching

2 Comentários

Deixe um comentário
    • Olá, Bruno. Nós temos uma equipe de consultoras prontas para ajudar você com todas as informações necessárias. Por gentileza, nos envie via mensagem privada nas redes sociais, seu e-mail, número de telefone ou WhatsApp que entraremos em contato. Abraços
      #TimeSBCoaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *