Posted in:

Liderança autocrática: saiba como funciona esse sistema de gestão

Existem vários tipos de gestão, que variam de acordo com o perfil do profissional. E a liderança autocrática é um deles. Esse sistema de gerenciamento é usado em todo o mundo e, se bem aplicado, pode aprimorar ainda mais o desempenho de sua empresa.

Por isso, preparamos um artigo completo para que você conheça as vantagens e as desvantagens da liderança autocrática e saiba como utilizá-la positivamente em seu negócio. Continue acompanhando o artigo a seguir.

O que é liderança autocrática?

Afinal de contas, o que é liderança autocrática? Esse tipo de liderança consiste no controle total do chefe sobre as decisões, tendo pouco ou nenhuma opinião de terceiros. Ou seja, todo o procedimento de definição de tarefas e outros quesitos administrativos estão sobre a dependência de uma única pessoa.

Sendo o oposto da liderança democrática, esse tipo de gestão ainda é muito usado e possui uma série de vantagens e desvantagens que vão variar de acordo com os objetivos e o perfil do time liderado.

Como funciona uma liderança autocrática

Com o controle total do líder autocrático, o método possui um sistema de funcionamento bem construído e controlado, além de ter um esquema de ações, reações e benefícios sólido e pouco flexível. Confira as principais características:

Processo de trabalho rígido e controlado

Nessa atuação, o chefe sempre está presente acompanhando cada detalhe do funcionamento da empresa, melhorando o desempenho dos funcionários e a qualidade dos serviços.

Delegação de ordem

Todo o processo estrutural de trabalho é feito por meio de tarefas que são distribuídas pelo líder e que precisam ser exatamente seguidas para a finalização do serviço.

Pouca participação dos funcionários no processo

Durante a execução das atividades, a palavra do gestor é soberana para organizar e efetivar os projetos. Os colaboradores são ouvidos nesse sistema, mas a palavra final é do líder.

Recompensas e benefícios bem definidos

Com um gestor autocrático, o processo e os resultados são bem definidos, assim como os benefícios. Estes, em sua maioria, podem ser bonificações financeiras, como bônus, comissões e participações no lucro, por exemplo.

Vantagens da liderança autocrática

Se bem utilizada, a gestão autocrática traz uma série de vantagens para os resultados da empresa. Com ela, é possível fazer com que os processos referentes às situações administrativas sejam tomados com mais facilidade.

Além de se ter um aumento considerável na qualidade do desempenho dos funcionários, que possuem acompanhamento diário do líder. Em momentos de crise, a liderança autocrática permite realizar uma chefia mais assertiva, racional e eficaz. Desse modo, o problema é solucionado com mais facilidade e rapidez.

Desvantagens da liderança autocrática

Assim como os benefícios, esse sistema também tem algumas desvantagens. Uma delas, é a total dependência do chefe, o que impede o colaborador de ter autonomia para resolver os conflitos. Além disso, o ambiente de trabalho acaba ficando mais metódico e pouco aberto a soluções criativas e inovadoras, que podem vir de terceiros.

O estilo de liderança autocrática também acaba favorecendo um ambiente menos diversificado na questão das habilidades de cada funcionário, que não tem oportunidade para desenvolver novas competências, participando apenas de um processo automatizado.

Em que momento utilizar a liderança autocrática?

Como vimos, a liderança autocrática possui vantagens e desvantagens, por isso, o ideal é utilizá-la de maneira equilibrada para gerenciar o seu negócio. Ela pode ser aplicada em situações que exijam decisões rápidas e assertivas, principalmente no gerenciamento de crises ou em locais onde existam projetos complexos e que necessitam de uma gestão sistêmica e regrada.

Como trabalhar com a liderança autocrática de maneira positiva?

É possível utilizar a liderança autocrática de maneira equilibrada, aprimorando a performance e minimizando as desvantagens do sistema. Confira alguns passos abaixo:

Valorize o bom desempenho

Você pode ser assertivo para realizar orientações e advertências, mas também o seja para incentivar e valorizar os resultados de seus funcionários. Uma equipe que é reconhecida tem o estímulo para dar continuidade a um bom desempenho.

Compreenda seu time

Por mais que a decisão seja inteiramente sua, é muito importante ouvir os colaboradores sobre como se sentem e o que têm a sugerir sobre alguma melhoria na empresa. Isso fará com que o grupo se sinta incluído em relação aos processos do negócio e, assim, fique mais engajado com seu trabalho.

Adquira novos conhecimentos

Alguns líderes possuem muito conhecimento técnico e pouco de relacionamento interpessoal, o que os impede de fazer uma gestão mais eficiente. Por isso, se você está nessa situação e possui poucas habilidades técnicas ou gerenciais, é hora de se dedicar mais ao processo e adquirir mais entendimento para executar uma administração melhor.

Aprimore suas habilidades e de sua equipe com o coaching

Quer se transformar em um líder mais respeitado e eficaz? Utilize as ferramentas do coaching a seu favor. Atuando no mercado há 20 anos, a SBCoaching oferece treinamentos individuais ou em grupo. Para, assim, otimizar as habilidades de liderança e performance por meio da metodologia coaching, que possui conceitos embasados cientificamente, que lhe permitirão tornar-se um gestor de sucesso.

Pretende saber mais sobre liderança? Baixe agora nosso material exclusivo e gratuito sobre “como seu estilo de liderança pode afetar sua equipe” e aprofunde mais seus conhecimentos.

Participe da Expo Felicidade, que acontecerá entre os dias 1 e 3 de outubro. Aprenda com os especialistas mundiais em Psicologia Positiva a desenvolver o seu potencial para uma maior qualidade de vida e felicidade.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *