Posted in:

Entenda como funciona a liderança democrática e saiba como usá-la

No mundo corporativo, existem vários tipos de liderança que influenciam — e muito — nas condições de comando e nos resultados da empresa. Para você dinamizar esse processo, pode utilizar a liderança democrática e aprimorar sua performance.

Esse é um dos tipos de liderança que permitem administrar de maneira mais conjunta e equilibrada, dando voz aos colaboradores e permitindo ouvir novas ideias e pontos de vista sobre determinada situação. Para que você saiba como funciona a liderança democrática, quais são suas vantagens e desvantagens, preparamos este artigo completo sobre o assunto.

O que é a liderança democrática?

Afinal, o que é liderança democrática? Esse método consiste em um gerenciamento que se descentraliza a tomada de decisão do líder, consulta e envolve os funcionários nos planos e discussões do grupo ou instituição. Com isso, cada profissional recebe sua tarefa e deve executá-la.

Para que funcione, o líder democrático deve saber ouvir os trabalhadores e, em contrapartida, estes devem ser capacitados para atuar e contribuir significativamente com o ambiente corporativo.

Qual é o perfil de um líder democrático?

Sendo um dos estilos de liderança mais conhecidos, esse tipo de gestão pode ser aplicado por qualquer profissional. Contudo, há algumas características pessoais que vão facilitar a implementação do método. Confira-as abaixo:

  • Utiliza-se de feedbacks para avaliação;
  • Encoraja o envolvimento dos colaboradores;
  • Pensa no bem-estar do time;
  • Promove a interação de todos,
  • Lidera sem superioridade.

Quais as vantagens da liderança democrática?

Existem várias vantagens e desvantagens na liderança democrática, mas, inicialmente, vamos conhecer como o sistema afeta positivamente o seu negócio, trazendo melhorias significativas em todos os setores da empresa e impactando a curto e longo prazo os rendimentos financeiros e operacionais. Confira:

Auxilia na motivação do time

Um líder democrático dá voz aos funcionários, permitindo que eles sejam mais que simplesmente números para a companhia e se tornem peças principais na execução das atividades. Desse modo, a motivação no trabalho é incentivada, melhorando a performance e o engajamento.

Proporciona um ambiente mais saudável e acolhedor

Com uma gestão democrática, o ambiente acaba sendo mais tranquilo, pois não há cobranças desnecessárias e cansativas, ao contrário, cada um entende seu papel e faz a sua parte para na execução do serviço.

Constrói uma equipe mais unida e produtiva

Com todos atuando de maneira considerável no método de desenvolvimento do negócio, todos se unem em prol da meta a ser alcançada, trabalhando juntos e obtendo resultados cada vez melhores a cada dia.

Desvantagens da liderança democrática

Como todo estilo de liderança, existem alguns pontos que se não forem devidamente trabalhados, podem se tornar uma desvantagem para a instituição. Confira-os abaixo:

Tomada de decisões mais lenta

Como todos atuam de modo relevante nas decisões do grupo, se for necessário tomar medidas mais assertivas, isso será um pouco conflituoso, já que terão opiniões diversas que serão debatidas até que se chegue a uma conclusão final.

A maioria vence

Em certos momentos, quando há uma discussão e existem vários comentários divergentes, aquele que agradar à maioria será a decisão final. Porém, nem sempre, a maioria está certa, podendo-se algumas vezes deixar de lado pontos bons e construtivos que, infelizmente, não foram considerados importantes por todos.

Como aplicar a liderança democrática na sua empresa?

Antes de tudo, é necessário fazer uma pesquisa pra saber se realmente é possível fazer a implantação desse sistema na sua companhia. Afinal, pode ser que alguns setores ou profissionais não aceitem muito bem a ideia ou não tenham autonomia para lidar com isso.

Além disso, construa um estudo aprofundado a respeito das funções desempenhadas por cada colaborador e os conhecimentos que ele possui para exercer a função, afinal, será que as habilidades que ele já tem, serão suficientes para o sistema democrático? Para a construção de novas práticas, você pode realizar treinamentos especializados para todos construírem as ferramentas necessárias.

Desenvolva todo o potencial de sua equipe com o coaching

Para aprimorar as competências e seu desempenho como líder e trazer o que seu time tem de melhor, conte com o auxílio da metodologia coaching aplicada pela SBCoaching, que conta com ferramentas embasadas cientificamente, que permitirão otimizar a performance e os resultados do seu negócio.

Pretende saber mais sobre liderança? Baixe agora nosso material exclusivo e gratuito sobre “como seu estilo de liderança pode afetar sua equipe” e aprofunde mais seus conhecimentos.

Participe da Expo Felicidade, que acontecerá entre os dias 1 e 3 de outubro. Saiba mais com os especialistas mundiais em Psicologia Positiva a desenvolver seu potencial para alcançar uma melhor qualidade de vida e felicidade.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *