Estilos de Liderança: O que são, Tipos e Como funcionam

13758

Por Vanessa Narciso, Master Coach e Partner da SBCOACHING

Você sabia que existem muitos estilos de liderança diferentes?

Os estilos de liderança podem influenciar diretamente a eficiência de uma organização e a qualidade dos resultados obtidos. Entenda melhor lendo esse artigo!

Muito se fala sobre o importante papel da liderança no bom funcionamento de empresas e grupos. Mas você sabia que existem diferentes estilos de liderança e que eles podem impactar muito nas dinâmicas e relacionamentos entre as equipes?

Felizmente, a liderança é um aspecto amplamente estudado por teóricos organizacionais e da administração. Existem muitos materiais onde podemos buscar referências confiáveis sobre as práticas mais eficientes e maneiras mais otimizadas de liderar.

Quer aprender mais sobre como ser um bom líder, independente da empresa onde você trabalha? Leia também esse artigo que preparamos com as melhores dicas.

Entender bem os diferentes estilos de liderança pode ajudar muito na hora de escolher qual é a estratégia mais eficiente para o ambiente em que você atua. Por isso, continue lendo esse artigo e descubra tudo que você precisa saber sobre liderança:

O que é Liderança?

estilos de liderança
Entenda o que é liderança e o que torna alguém um bom líder

A liderança é o ato de comandar, orientar e incentivar um grupo de pessoas visando o atingimento de uma meta ou objetivo em comum.

Ela pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca e acaba assumindo informalmente o papel de líder. Pode também ser atribuída através de cargos, eleições e outros processos burocráticos.

Na grande maioria das áreas da vida, podemos observar o surgimento de líderes. Para que um grupo de pessoas se reúna e se comporte em direção a um objetivo mútuo, é necessário que exista também uma liderança eficaz.

Dessa forma, o papel do líder inclui:

  • Garantir a harmonia e boa comunicação entre o grupo;
  • Delegar tarefas de maneira eficiente e otimizada;
  • Oferecer motivação e inspiração para os membros do grupo;
  • Organizar metas e prazos;
  • Determinar os melhores caminhos para chegar ao objetivo.

É interessante destacar que um líder não é, necessariamente, um chefe. Um líder deve considerar-se membro da equipe e entender o seu papel na organização da mesma.

Características importantes para um líder

Existem certas habilidades e características que se fazem essenciais para aqueles que pretendem se tornar líderes, seja no trabalho ou em qualquer outro aspecto da vida.

estilos de liderança
Descubra o que faz de alguém um bom líder.

Felizmente, esses traços não precisam nascer com você: podem ser treinados e aprendidos, como qualquer outra habilidade. Confira alguns exemplos de características essenciais para um líder:

Pode parecer muita coisa, mas não se esqueça de que o coaching pode te ajudar na jornada para adquirir essas e muitas outras habilidades necessárias para o seu desenvolvimento. Conheça nossos treinamentos!

O que são os Estilos de Liderança?

Os estilos de liderança são as diferentes formas que um líder pode atuar. Eles dizem respeito às estratégias utilizadas para motivar, organizar e interagir com os seus liderados. Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, dos estilos de liderança autocrático, democrático e liberal.

Mas será que a forma como o líder escolhe agir realmente interfere tanto assim nos resultados?

estilos de liderança
Entenda como os estilos de liderança interferem no dia a dia do trabalho.

Essa pergunta já foi respondida, através de uma pesquisa foi realizada pela Universidade de Harvard. O estudo teve como objetivo analisar como o estilo de liderança adotado pode afetar o clima organizacional e os resultados financeiros do negócio.

Durante três anos, mais de 3.000 líderes foram analisados. A conclusão foi que o estilo de liderança pode ser responsável por até 30% do lucro de um negócio. Além desse, muitos outros estudos já foram realizados, e ao longo dos anos diversas teorias sobre tipos de liderança e seus impactos foram propagadas.

Grande parte dessas pesquisas detectaram que os líderes com melhores resultados não são aqueles com um estilo de liderança definido. A chave, na verdade, parece ser a flexibilidade: é importante contar com líderes capazes de combinar características de todos os estilos.

Há vários estilos de liderança, e cada um é resultado de uma combinação de diversos componentes. Cada um desses estilos possui suas vantagens e desvantagens. Ou seja, funcionam melhor em determinadas situações e não são efetivos em outras.

Um bom líder é capaz de detectar rapidamente que tipo de ações e medidas determinadas situações pedem. A capacidade de adaptação e adequação é, portanto, fundamental.

Tipos de liderança nas organizações

Nas literaturas e estudos mais tradicionais, destacam-se três estilos de liderança: a liderança autocrática, a liderança democrática, e a liderança liberal.

estilos de liderança
Como funcionam os diferentes tipos de liderança?

Mais recentemente, outros estilos ganharam destaque: a liderança situacional e a liderança coaching, frequentemente apresentadas na bibliografia especializada mais atual.

Cada um destes estilos possui suas peculiaridades, vantagens, desvantagens. Dessa forma, irão funcionar ou não em situações específicas. Vamos entender melhor cada um deles:

Autocrática

Neste estilo de liderança, é adotada uma postura autoritária e centralizadora perante a equipe. As decisões estratégicas são tomadas pelo líder, com base no seu conhecimento e julgamento.

Os colaboradores estão sujeitos a regras muito bem definidas. Há pouca ou nenhuma abertura para se posicionarem, questionarem ou contribuírem com ideias ou sugestões.

estilos de liderança
A liderança autocrática é centralizada e estruturada.

Considerado um tipo de liderança mais tradicional e frequentemente visto como antiquado, esse estilo de liderança não deixa de ter suas vantagens e aplicações. Confira as características positivas e negativas mais notáveis a seguir:

Vantagens da liderança autocrática:
  • Agilidade nos processos decisórios, que geralmente dependem de uma só pessoa;
  • Os liderados tendem a ser mais produtivos, sob a presença e pressão do líder;
  • Maior controle dos processos e maior especialização por parte da equipe, que trabalha focada nas tarefas.
Desvantagens da liderança autocrática:
  • O líder pode ser visto pela equipe como um ditador, gerando tensão, stress e consequentemente conflitos dentro do time;
  • Os liderados podem se sentir subutilizados e desvalorizados, já que não contribuem com novas ideias e decisões;
  • Em função da centralização, o líder pode ficar sobrecarregado;
  • Na ausência do líder, a equipe tende a relaxar, podendo ocorrer queda de produtividade;
  • É mais comum que a equipe apresente frustração e desmotivação;
Quando utilizar a liderança autocrática?

O estilo de liderança autocrática deve ser utilizado em situações que exigem alto nível de controle dos processos.

Um exemplo são situações em que o liderado possui pouca experiência e necessita de mais direcionamento, em equipes muito grandes ou com posições de baixa qualificação.

Já profissionais mais especializados e experientes tendem a sentir desconforto e desmotivação perante a esse tipo de liderança.

Democrática

Os líderes que trabalham com este estilo são abertos à participação, sugestões e contribuições da equipe. Essa é, inclusive, uma postura incentivada.

Líderes democráticos estão sempre preocupados com a satisfação, bem estar e motivação do time. Procuram estimular os bons relacionamentos, a comunicação aberta e o desenvolvimento dos colaboradores.

Estilos de liderança
A liderança democrática aceita contribuições e depende mais da maturidade da equipe.
Vantagens da liderança democrática
  • Interação entre líderes e equipe;
  • Atenção à satisfação e motivação dos liderados, que geralmente são mais responsáveis e produtivos;
  • Valorização da contribuição de todos no time;
  • Maior comprometimento e responsabilidade dos membros.
Desvantagens da liderança democrática:
  • Os processos decisórios e de mudança podem ser lentos;
  • Exige nível de maturidade alto e experiência da equipe;
  • Risco de perda de controle de determinadas tarefas ou processos.
Quando utilizar a liderança democrática?

Este estilo de liderança funciona muito bem em equipes com nível de maturidade elevado. Também é eficiente em situações em que o líder não se sente seguro para determinadas decisões e necessita de contribuições de outras pessoas.

O estilo de liderança democrático é capaz de gerar novas ideias e inovação para o negócio.

Liberal

O líder liberal parte do pressuposto que as pessoas possuem um nível de maturidade elevado, a ponto de não precisarem tanto dele.

Ele entende que pode deixar o grupo a vontade, sem necessidade de acompanhamento constante. Esse estilo de liderança conta com a capacidade de autogestão da equipe.

A liderança liberal, no entanto, não significa ser um líder omisso. Ele ainda possui responsabilidades, como a organização, delegação de tarefas e motivação da equipe.

liderança liberal
A liderança liberal apresenta um estilo menos estruturado e burocrático.
Vantagens da liderança liberal
  • Liberdade para tomada de decisões;
  • Confiança no trabalho do liderado;
  • Descentralização e pouca burocracia.
Desvantagens da liderança liberal
  • Baixa produtividade devido à falta de orientação, feedback e controle de qualidade do trabalho;
  • Sentimento de falta de direcionamento;
  • Individualismo e pouco respeito à figura do líder.
Quando utilizar a liderança liberal?

Este estilo de liderança alcança bons resultados em equipes experientes, formada por profissionais especialistas e capazes de trabalhar com níveis altos de autonomia e responsabilidade.

É importante também que as relações interpessoais sejam maduras e que a comunicação entre os membros da equipe seja muito eficaz. Além disso, o líder deve estar sempre acessível e presente, pronto para motivar a equipe quando necessário.

Liderança situacional: o que é?

Como mencionamos anteriormente, a liderança é um assunto que ainda fomenta muitos estudos. Por isso, as teorias continuam a avançar, e já existem muitos conceitos mais recentes a serem considerados. É o caso, por exemplo, da liderança situacional.

Nesse estilo de liderança, são levados em consideração níveis diferentes de maturidade e desenvolvimento das pessoas.

Os líderes são capazes de reconhecer a maturidade e a motivação do liderado e adaptar o seu comportamento à capacidade e empenho de cada um.

A maturidade é classificada em quatro estágios:

  • P1: liderados são inexperientes e não tem competência.
  • P2: os liderados já possuem um pouco de experiência, e estão motivados.
  • P3: os liderados possuem níveis elevados de experiência, mas estão desmotivados.
  • P4: os liderados têm muita experiência e estão altamente motivados.

Conforme os níveis de maturidade acima, o líder vai atuar de maneira correspondente:

  • E1: como direcionador, já que o liderado necessita aprender a tarefa até que ele esteja seguro.
  • E2: como orientador, pois o liderado necessita ganhar mais experiência e estímulo para execução.
  • E3: como apoiador, estimulando o liderado para ganhar segurança, desenvolvendo habilidades e dando apoio.
  • E4: delegando novas responsabilidades e desafios, pois o liderado possui experiência e segurança.

Vantagens da liderança situacional

  • Flexibilidade na atuação, no sentido em que cada situação é analisada de acordo com o seu cenário;
  • Otimização do tempo do gestor, aumentando sua produtividade e da equipe;
  • Desenvolvimento da maturidade da equipe e líder.

Desvantagens da liderança situacional:

  • Falta de padronização de determinados processos;
  • Dependência do domínio do líder para lidar com diversas situações e perfis profissionais;
  • Processo de desenvolvimento do time pode ser longo e demorado por envolver diversas variáveis.

Quando utilizar a liderança situacional?

A liderança situacional funciona muito bem para empresas que que conseguem acompanhar o ritmo da globalização e as inovações tecnológicas. Para que dê realmente certo, é necessário contar com líderes flexíveis e bem preparados, aptos para atuar em diversos cenários.

Liderança coaching: entenda melhor

Na liderança coaching, o foco de líder é desenvolver o potencial de cada um.

O líder que atua nesse estilo possui a capacidade de identificar competências e habilidades de cada colaborador e trabalhar o seu desenvolvimento, estimulando a autoconfiança e visão de futuro.

estilos de liderança
A liderança coaching se baseia no desenvolvimento constante e mútuo do líder e de seus liderados.

Vantagens da liderança coaching

  • Foco na performance dos indivíduos;
  • Maior cooperação e compromisso dos membros do time;
  • Feedback constante para que o liderado esteja consciente e comprometido com aumento de sua performance;
  • Desenvolvimento contínuo de líderes e liderados.

Desvantagens da liderança coaching

  • Não funciona quando os integrante da equipe não estão dispostos a se dedicar ao desenvolvimento e mudanças de comportamentos;
  • Em algumas situações, pode ser necessário comprometer resultados de curto prazo para o alcance de resultados posteriores;
  • Exige que os líderes dediquem mais tempo ao desenvolvimento da sua equipe

Quando utilizar a liderança coaching?

É um estilo que funcionará bem para negócios dispostos a investir no capital humano. É preciso que existam líderes dispostos se dedicar ao desenvolvimento do seu time e ao seu próprio.

A liderança coaching, no longo prazo, pode trazer grandes benefícios para as empresas e seus colaboradores.

Como obter melhores resultados aplicando a liderança adequada?

Depois de aprender sobre todos esses estilos de liderança, você deve estar se perguntando: “qual seria, então, o estilo mais adequado?”.  A resposta é: nenhum deles.

Estilos de Liderança
A liderança deve ser flexível e adaptável.

Não existe um tipo de liderança ideal e que funcione em qualquer situação, empresa ou time.

Diversos estudos já comprovaram que quanto mais estilos o profissional for capaz de dominar e implementar à sua atuação melhor.

Aqueles que dominam ao menos os três estilos de liderança tradicionais possuem comprovadamente melhores desempenhos individuais e em equipe.

O bom líder deve estar preparado para os exercer diversos papéis.

Por isso, para desenvolver suas habilidades de liderança, procure agregar à sua atuação o melhor de cada estilo, com competências diversas. Estar comprometido com o seu desenvolvimento é primordial para uma liderança de altos resultados.

Como o Coach pode desenvolver melhores lideranças nas organizações?

O coaching baseia-se em estudos de diversas áreas e utiliza ferramentas cientificamente comprovadas para ajudar no desenvolvimento de novas habilidades, autoconhecimento e no alcance de metas e objetivos.

Contar com esse profissional no ambiente de trabalho pode ajudar muito a desenvolver líderes mais flexíveis e com um maior leque de ferramentas ao seu dispor para motivar e gerir as equipes.  

Como vimos, saber detectar o estilo de liderança ideal para cada situação e se adaptar com rapidez é essencial para ter sucesso como líder. O coach pode ajudar os profissionais de uma empresa a desenvolver e exercitar essas habilidades importantes, tanto para seu desenvolvimento quanto para os resultados finais do negócio.

coaching estilos de liderança
O coaching nas empresas possibilita o desenvolvimento de líderes.

Conclusão

Existem muitos estilos de liderança, que vêm sendo estudados, descritos e testados cientificamente há muito tempo. A grande maioria das pesquisas na área apontam que a principal característica de um bom líder é a flexibilidade: conhecer e se adaptar aos diferentes estilos de liderança é fundamental para obter bons resultados.

Um líder eficiente é capaz de identificar as necessidades de seus liderados e ajustar suas ações de acordo. Ele mantém a equipe motivada, em desenvolvimento constante e muito mais produtiva!

Quer aprender mais sobre liderança? Leia também esses outros textos:

E você, que características de cada estilo de liderança considera mais importantes, e como aplica os diferentes estilos no seu dia a dia profissional? Divida sua opinião conosco nos comentários e não esqueça de deixar sua pergunta se sobrou alguma dúvida!

Comentários