Liderança: O desafio na gestão de pessoas

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A gestão de pessoas é o desafio da maioria dos líderes na atualidade. Isso acontece, porque muitos profissionais são preparados apenas para serem bons naquilo que fazem, mas não para lidar com pessoas.

O reflexo disso é um cenário organizacional repleto de lideranças ineficientes, gestores totalmente despreparados e colaboradores com baixa produtividade e desmotivação.

Ser um líder, engajar e inspirar pessoas realmente não é uma tarefa fácil. Mas, a boa notícia é que Liderança não é um dom nato, mas sim, uma competência a ser desenvolvida. Um bom profissional deve estar sempre preparado para assumir um cargo de maior responsabilidade. Por isso, investir em competências para gestão de pessoas é fundamental para o crescimento de sua carreira.

O papel do líder em uma organização

Houveram muitas mudanças nas atitudes de um líder, ao decorrer do tempo: aquela figura, que somente mandava e não dava espaço para sua equipe contribuir com novas ideias, não existe mais.

O verdadeiro líder, atualmente, trabalha com a comunicação e a interação com o seu time. Está sempre envolvido em melhorias, tanto nos projetos que estão sendo realizados, como na convivência entre os membros de sua equipe.

Ter um time que se respeita e, ainda conhece os limites de seus pares de trabalho, é fundamental para fazer uma gestão eficiente.

Gestão de pessoas no ambiente profissional

gestão de pessoas dentro do ambiente organizacional é extremamente desafiadora e complexa. A convivência entre pessoas de opiniões diferentes, inevitavelmente, pode gerar diversas situações complicadas no dia a dia. Entretanto, essas diferenças podem e devem ser superadas e evitadas. Quando surgir alguma incompatibilidade de opiniões, o melhor a fazer é reunir todos os envolvidos e deixar claro que o local de trabalho não é espaço para discussão ou intrigas.

Assim, exercer uma liderança assertiva e ter coerência nas decisões tomadas pode evitar problemas futuros, como a equipe desunida e resultados organizacionais negativos. Evitando esse tipo de atrito, o time passa a trabalhar mais motivado e empenhado para que o projeto saia com a máxima eficiência e êxito, no que se refere a qualidade, quantidade e prazo.

Coaching para gestão de pessoas

Elevar o desempenho de um profissional é um dos principais princípios do coaching. O processo busca identificar e aperfeiçoar habilidades, como motivação, foco, organização e gestão de tempo. Essas qualidades, quando bem trabalhadas, mantêm o profissional ativo e com vontade de atingir seus objetivos.

Confira alguns dos benefícios que um líder, com conhecimento em coaching, pode ter:

  • Mais autoconhecimento e autoconfiança;
  • Habilidades para lidar com conflitos de relacionamento;
  • Competências para delegar e gerenciar equipes
  • Redução do nível de estresse e insatisfação profissional;

O líder também pode e deve aplicar as técnicas em sua equipe, para obter:

  • Mais produtividade de sua equipe;
  • Aumento dos resultados positivos da empresa;
  • Maior motivação,  engajamento e produtividade de cada integrante, por meio de suas forças e talentos;
  • Um ambiente mais agradável e com maior satisfação de seus colaboradores.

A SBCoaching, possui uma formação completa para desenvolvimento de líderes, com uma metodologia única que a alia os mais novos conceitos da Psicologia Positiva às técnicas e ferramentas  do coaching.

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