Liderança Positiva: a liderança do futuro

3623

Liderança positiva: você sabe por que esse recurso é tão importante para uma empresa? E por que cada dia cresce mais a busca por líderes positivos e cursos de liderança baseados nos conceitos da Psicologia Positiva?

A “era do conhecimento” trouxe a inovação tecnológica, o acesso à informação e o desenvolvimento social.  A nova estrutura modificou comportamentos e pensamentos, influenciando os padrões capitalistas.

Neste cenário, o mercado se viu obrigado a modificar a sua visão sobre investimento, dando espaço a uma nova cultura de valorização do capital humano, como o principal recurso do sucesso organizacional.

Mas, antes de falar sobre liderança positiva, apresentaremos um pouco os conceitos do Psycap e o seu papel no desenvolvimento do capital humano.

liderança positiva

Psycap: a base da liderança positiva

O capital humano é, geralmente, definido como a soma da educação, da experiência e do conhecimento dos líderes e colaboradores de uma empresa – ou seja, “quem somos”, enquanto profissionais e o que acrescentamos à organização na qual trabalhamos.

No entanto, o advento da psicologia positiva na liderança nos convida a ampliar ainda mais a este conceito. E se em vez de enxergarmos apenas “quem somos”, buscássemos entender, também, “quem estamos nos tornando”?

E se esse fosse o ponto de partida para desenvolvermos nosso potencial e trazermos à tona o que temos de melhor? Este é o foco do PsyCap, sigla em inglês de positive psychological capital, ou capital psicológico positivo – considerado a base da liderança positiva.

capital psicológico humano

O PsyCap é definido como um estado psicológico positivo de desenvolvimento caracterizado por quatro capacidades, resumidas pelo acrônimo HERO (ou herói, em inglês). HERO significa:

Hope (esperança)
Efficacy/self-efficacy (eficácia/autoeficácia)
Resilience (resiliência)
Optmism (otimismo)

Os pesquisadores Luthans, Youssef e Avolio, que desenvolveram o conceito, explicam as quatro capacidades que compõem o Psycap, da seguinte forma:

1 – Ter confiança (autoeficácia) para assumir desafios e despender o esforço necessário para ser bem-sucedido em tarefas desafiadoras.

2 – Fazer uma atribuição positiva (otimismo), em relação ao sucesso, no presente e no futuro.

3 – Perseverar ao perseguir objetivos e, quando necessário, redirecionar os caminhos para alcançar o sucesso (esperança).

4 – Quando afligido por problemas e adversidades, manter-se firme e retornar ao estado original, ou mesmo, ir além dele (resiliência).

Cabe notar que a autoeficácia, a esperança, a resiliência e o otimismo não foram escolhidos aleatoriamente para compor o PsyCap. De acordo com os autores, várias capacidades psicológicas positivas foram analisadas, estudadas e empiricamente testadas no contexto do ambiente de trabalho.

As quatro escolhidas destacaram-se por atender aos critérios das práticas baseadas em evidências, a saber: são apoiadas em teorias devidamente fundamentadas, possuem características específicas que podem ser desenvolvidas e mensuradas e, por fim, estão associadas à performance no trabalho e a outros resultados positivos.

Liderança positiva e motivação

Os benefícios da liderança positiva no ambiente de trabalho

A verificação de resultados positivos no ambiente de trabalho faz do PsyCap uma vantagem competitiva crucial para líderes e empresas. Estudos conduzidos por pesquisadores do capital psicológico positivo indicam que as quatro capacidades que o compõem não apenas se complementam, mas também se potencializam, estimulando nos indivíduos uma propensão motivacional para atingirem objetivos e serem bem-sucedidos.

Há, também, um crescente corpo de evidências indicando que o PsyCap está relacionado a comportamentos, atitudes e performance desejáveis, por parte dos funcionários.

Outros benefícios incluem: redução do estresse, facilitação dos processos de mudança organizacional positiva e mediação da relação entre o clima organizacional e a evolução dos funcionários.

Tudo isso pode ser expresso em números. Segundo os pesquisadores, por meio da utilização do PsyCap Questionnaire – avaliação desenvolvida para mensurar diferentes aspectos do capital emocional positivo –, foi possível demonstrar que o desenvolvimento do PsyCap pode gerar um retorno sobre o investimento superior a 200%.

liderança positiva

A Liderança Positiva no funcionamento humano

Quando os líderes utilizam suas forças ao máximo, em prol de seu crescimento e o de sua equipe, eles funcionam de modo otimizado.

Em termos psicológicos, o funcionamento humano refere-se à habilidade de administrarmos nossa própria vida (tomar decisões, resolver problemas, gerir o tempo e o estresse…), sermos responsáveis por tudo o que nos diz respeito e atuarmos como indivíduos autônomos.

Quando funcionamos em um nível otimizado, usando ao máximo nossas forças e intensificando as emoções positivas, podemos dar conta dessas funções com mais eficácia e menos desgaste.

Nesse caso, o líder precisa aprender a lidar com as suas demandas diárias sem sucumbir ao estresse, à ansiedade e a outros males que afetam os executivos, no atual mercado competitivo.

liderança positiva é a solução para promover a funcionalidade do capital humano otimizado, manter a performance consistente nos diferentes aspectos da vida, além de atribuir energia, foco e direcionamento para sermos bem-sucedidos no alcance de nossas metas e realização dos seus sonhos.

liderança positiva

As principais características de um líder positivo

Um líder positivo sempre pensa no coletivo, enxerga seus colaboradores como um time, caminha lado a lado, incentiva seus profissionais, oferece ajuda e se faz presente nos momentos de dificuldades e de glórias.

Serve de exemplo para a equipe e a motiva constantemente. Estabelece uma relação de parceria com o grupo, torna-se cúmplice e conhece as metas individuais de seus profissionais, conciliando-as com a da empresa a fim de alcançar um objetivo comum.

bom líder não é egoísta, pensa na equipe e na organização, tem visão de futuro e sabe aonde quer chegar; não se intimida diante de um desafio e sabe que pode vencê-lo; é sempre bem organizado e não trabalha desnecessariamente.

É progressista e está sempre buscando inovações; sem mantém à frente dos demais, sabe unir, orientar e comandar. Não faz cobranças sem ter ensinado, é equilibrado e não se exalta por questões banais.

Dentre as muitas qualidades de um líder positivo, algumas merecem destaque:

  • Honestidade, integridade e justiça;
  • Responsabilidade, iniciativa e poder de decisão;
  • Criatividade, inovação e inspiração;
  • Identificação e aperfeiçoamento de talentos;
  • Visão coletiva e influência positiva.

liderança e gestão de pessoas

Liderança positiva levando times à excelência

Para ser líder positivo, primeiro é preciso querer e depois estar preparado para exercer a função. As responsabilidades e cobranças são grandes e é preciso ter vontade e disponibilidade para assumir a liderança em situações diversas.

Qualquer um pode ser um bom líder, se estiver disposto a desafiar suas crenças restritivas, sair da sua zona de conforto, assumir responsabilidades, suspender o julgamento e se abrir para o aprendizado. A liderança é fundamental no mundo corporativo, mas também é essencial para a vida.

E para se sentir preparado, procure sempre saber sobre todas as questões pessoais e profissionais relacionadas às pessoas que trabalham em sua equipe. Deparar-se com um obstáculo não é um problema, problema é não saber como solucioná-lo.

Líderes que obtêm resultados incríveis trazem à tona o que o ser humano tem de melhor. Assim, ao estudarem o desempenho de equipes, pesquisadores concluíram que a excelência é atingida por times extraordinários – capazes de produzir uma poderosa energia positiva e de superar continuamente as expectativas.

Um time completo e vencedor vai além do modo tradicional de fazer as coisas e cria um nível inusitadamente elevado de resultados positivos.

Portanto, conduzir times à excelência não é um luxo, muito menos a “cereja do bolo”. É a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização. A prática confirma que os times de alto desempenho são um dos elementos mais importantes para os excelentes resultados organizacionais.

liderança positiva

5 passos para desenvolver um time de excelência

Tendo em vista que, formar um time com o mais alto nível de performance fundamental para sua empresa ter vantagem competitiva, conheça agora uma estratégia para desenvolver com eficácia o seu próprio “time dos sonhos”:

  1. Formação

No Estágio de Formação, os membros do time demonstram entusiasmo e vontade de participar. Por isso, ao liderar um time em formação, você deve:

  • Encorajar o comprometimento da equipe.
  • Esclarecer os papéis, propósito, tarefas e processos.
  • Estabelecer os mecanismos de feedback.
  • Definir as metas alcançáveis de curto prazo.
  1. Tempestade

Agora, porém, diferentes personalidades começam a emergir e, com elas, os conflitos. Este é o Estágio da Tempestade, ou Storming. Aqui, a equipe:

  • Desafia a autoridade e a competência do líder.
  • Coloca os desejos individuais acima dos objetivos do time.
  • Reage de modo defensivo ao receber feedback.
  • Testa limites, busca a autoafirmação e conhece quais são os riscos.

liderança eficiente

  • Dar orientação firme, honesta e não defensiva.
  • Usar habilidades de resolução de problemas e administração de conflitos.
  • Aplicar feedback – isto é, mostrar os problemas e pedir soluções.
  • Encorajá-los a desenvolverem processos, em vez de se apegarem a preferências e opiniões pessoais.
  • Ressaltar os objetivos comuns.
  1. Normalização

Nesta fase, as normas do grupo começam a surgir e o foco se volta para as metas e resultados. O feedback é bem-vindo e há mais compartilhamento, confiança e harmonia. O líder deve encorajar a coesão do time, gerar foco, dar feedback e estabelecer metas mais desafiadoras. E não segurar o time devido ao receio de voltar ao estágio anterior – a Tempestade.

  1. Performance

Nesta etapa, a equipe chega ao ponto máximo de desempenho e produtividade. Existe coesão, unidade e engajamento. O espírito coletivo está em alta e a visão e os objetivos são compartilhados. Porém, o time pode se sentir desmotivado, se não encontrar desafios à altura de sua capacidade. Como líder, é importante que você canalize esse potencial e mantenha-os motivados. Para isso:

  • Estabeleça metas mais desafiadoras.
  • Reconheça os méritos do time.
  • Não permita que a equipe se prenda à sua zona de conforto.
  • Encoraje a busca criativa de soluções e a proatividade.
  • Dê mais autonomia ao time – e, também, mais responsabilidades.
  1. Encerramento

Este estágio ocorre, principalmente, com times que foram organizados por tempo determinado, como, por exemplo, para executar um projeto específico. A dissolução da equipe pode provocar em seus membros a sensação de perda, vazio e falta de objetivos. Aqui, o líder deve:

  • Encorajar o crescimento individual e a transferência de habilidades para outras situações.
  • Reduzir, gradativamente, as reuniões do time em vez de encerrá-las abruptamente.

shutterstock_550947430

Como desenvolver liderança positiva

O coaching é, hoje, a ferramenta mais eficiente no desenvolvimento de liderança. E foi pensando em criar um método totalmente transformador, que unisse as mais novas descobertas da Psicologia Positiva às mais avançadas técnicas do coaching, que a SBCoaching, pioneira no segmento, desenvolveu um treinamento exclusivo de liderança positiva.

Para isso, Flora Victoria, presidente e fundadora da SBCoaching, foi até a fonte, na Universidade da Pensilvânia (EUA), para estudar as mais recentes pesquisas sobre Psicologia Positiva aplicadas ao coaching e à liderança. E, assim, nasceu o Positive Leader, primeiro treinamento de liderança positiva, com metodologia cientificamente comprovada.

Com o objetivo de levar os gestores ao patamar de líderes positivos, com competências e habilidades para identificar e elevar o capital humano e transformar as forças de sua equipe em motores propulsores de alta performance, o Positive Leader é um treinamento que se destaca por trazer ao Brasil uma metodologia pioneira de exponenciação de competências pessoais (“Forças de Caráter”), desenvolvida pelo VIA Institute On Character®, líder global na ciência e na prática de caráter.

Em edição inédita, Villela da Matta, maior business coach do País, e Flora Victoria, a única master coach brasileira mestre em psicologia positiva, pela Universidade da Pensilvânia, apresentarão a primeira turma do Positive Leader. Descubra como:

imgflora

  • Ter alta lucratividade empresarial;
  • Manter um ciclo contínuo de performance elevada;
  • Aumentar o engajamento e motivação de sua equipe;
  • Elevar as competências e produtividade dos colaboradores
  • Atingir resultados organizacionais extraordinários;

E muito mais!

Uma grande oportunidade de aprender sobre Liderança Positiva, com os melhores master coaches do Brasil.

Quer saber mais sobre Liderança Positiva e como potencializar as forças de sua equipe para alavancar os resultados da sua empresa e aumentar sua satisfação na vida pessoal e profissional? Assine aqui a nossa newsletter e receba mais conteúdos exclusivos e informações sobre nossos treinamentos de liderança positiva.

 

Comentários
Compartilhar
AnteriorQual o verdadeiro perfil de um empreendedor?
PróximoA importância de um curso de liderança
A SBCoaching é uma das maiores empresas de coaching do mundo. Líder e referência nacional e internacional em treinamentos e soluções de alta performance. Firmemente comprometida em promover a evolução e a maximização do potencial humano, a SBCOACHING gera resultados cientificamente comprovados, contribuindo para produzir mudanças positivas e sustentáveis e para aumentar as conquistas de indivíduos, times e organizações.