Posted in:

7 Dicas para uma liderança eficiente

A grande diferença entre uma liderança eficiente e uma ineficiente é que a primeira consegue obter a performance extraordinária das pessoas que formam o seu time.

Como ser um líder eficiente?

Ser um líder eficiente depende muito mais do que ter postura e autoridade. Em uma realidade cada vez mais desafiadora, com papeis sociais heterogêneos, é preciso que o líder consiga influenciar e gerar engajamento nos mais diversos cenários.

líder eficiente precisa ter habilidade para enxergar o contexto, para lidar com emoções e expectativas e também se orientar de forma a desenvolver ao máximo o time.

Os pesquisadores Tudor Rickards e Susan Mogers, da Manchester Business School, estudaram mais de duas mil equipes de empresas de 40 países. E concluíram que o sucesso dos times está diretamente relacionado com a eficácia da liderança.

Um excelente líder cresce com o time. E faz o time crescer com ele. Ninguém carrega ninguém. Todos evoluem juntos em direção aos mesmos objetivos.

Tudo isso é muito importante, mas existe algo fundamental para colocar em prática:
Você precisa de ter hábitos certos, que vão te colocar em ação.


Pensando nisso, criamos um material que vai te ajudar a ser mais feliz e realizado através de hábitos de sucesso.

Clique aqui para ter acesso ao material e participar de um encontro online, onde Villela da Matta vai te dar mais conhecimento sobre este tema.

Continuando...

Como resultado do estudo, eles levantaram sete características consideradas essenciais para que líderes possam alcançar o nível mais alto em eficiência e construir times de alta performance. Confira agora quais são essas características cruciais:

7 características de um líder eficiente

  1. Entendimento mútuo

Incentiva o compartilhamento de crenças e valores para estimular e fortalecer a compreensão mútua. Ele entende que o principal recurso de qualquer organização é o seu capital humano.

Provendo desafios e oportunidades de aprendizado e de crescimento, ele é capaz de promover o alinhamento entre os objetivos organizacionais e os objetivos de profissionais e de times, gerando um ambiente no qual todos possam contribuir efetivamente.

  1. Visão compartilhada

Desenvolve e compartilha uma visão com o time. A capacidade de ter uma visão do todo e de compartilhar o que realmente importa é uma das habilidades do líder eficiente. Com isso ele provê clareza, contexto e direcionamento – para si mesmo e para os outros.

  1. Influência positiva

Fomenta um ambiente de confiança e cooperação. Liderar pelo exemplo e dar feedbacks construtivos promove um clima confortável, e isso faz dele uma poderosa fonte de influência positiva e transformadora.

  1. Comportamento resiliente

Encoraja o time a superar dificuldades sem perder a motivação. Treinar o comportamento resiliente aumenta o potencial de performance e de liderança, melhora o humor e ainda assegura a saúde física e mental – isso porque incita a coragem e a capacidade de transformar os obstáculos em benefícios.

  1. Ideias viram ações

De um lado, estimula a geração de ideia; do outro, fortalece o comprometimento do time para que as ideias sejam executadas. Por estar sempre investindo no desenvolvimento do seu time, o líder eficiente cria um senso de contribuição e colaboração para que todos possam se tornar responsáveis pelo seu próprio crescimento na empresa.

  1. Ativação em rede

Para se desenvolver, o time precisa realizar trocas com o ambiente à sua volta; o líder contribui com isso evitando que a equipe se feche em si mesma.

A ativação em rede é importante, pois constitui a capacidade do time em estabelecer e manter contatos externos que possam auxiliá-lo a obter informações e recursos relevantes para o cumprimento de seus objetivos.

  1. Aprendizado na prática

O time aprende fazendo; o líder auxilia a equipe a estruturar, direcionar e otimizar o aprendizado com suas próprias experiências e erros, de forma a adaptar-se continuamente à solução de problemas.

Como desenvolver capacidades para ser um líder eficiente?

Se você é um profissional que deseja tornar-se um líder de sucesso e, com isso, busca:

  • Potencializar a produtividade da sua equipe;
  • Elevar resultados de pessoas, times e empresas;
  • Promover mudanças e melhorias contínuas;
  • Transformar competências humanas em resultados comprovados;
  • Otimizar recursos para alcançar o topo da lucratividade empresarial;
  • Ser um líder 100% eficiente.

Positive Leader da SBCoaching, certamente, é a escolha ideal para que você transforme suas habilidades e seja um exemplo a ser seguido.

Positive Leader, turma especial com Flora Victoria e Villela da Matta, nos dias 05 e 06 de outubro. Vagas limitadas. Inscreva-se já!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *