Posted in:

Liderança positiva: o que é, benefícios e como desenvolvê-la

lideranca positiva o que e beneficios como desenvolvela

Será que você coloca a liderança positiva em prática na sua empresa, mesmo sem saber que esse é o seu estilo?

Então é bom prestar atenção às próximas linhas, já que esse tipo de gestão traz muitos benefícios.

Alguns exemplos são a melhora da performance da equipe, o incremento da eficiência do negócio e o engajamento dos colaboradores.

Quer descobrir como obter esses resultados?

Tudo gira em torno das pessoas que fazem a empresa funcionar.

A liderança positiva é um modelo que valoriza os pontos fortes dos colaboradores e incentiva o desenvolvimento de suas competências.

Trata-se de uma ferramenta que vem da Psicologia Positiva, uma área que trata as emoções positivas como forma de alcançar a felicidade.

Nas organizações, a liderança positiva transforma o ambiente de forma surpreendente, aproveita o melhor de cada colaborador e eleva os índices de motivação e produtividade.

Quer saber mais sobre o assunto?

Então, explore esse universo por meio dos tópicos a seguir.

  • O que é liderança positiva
  • Benefícios
  • Como ser um líder positivo
  • Líderes positivos e negativos
  • Coaching de liderança
  • Liderança positiva e tradicional
  • Princípios da liderança positiva
  • Papel do coaching.

Siga com a leitura e lidere uma verdadeira transformação nos resultados da sua empresa.

O que é liderança positiva?

lideranca positiva o que e

Liderança positiva é um conjunto de práticas e estratégias para líderes com o objetivo de incentivar o melhor de cada liderado, em busca do aperfeiçoamento de seus pontos fortes.

O intuito principal da liderança positiva é aumentar o desempenho das equipes e, consequentemente, os resultados da empresa.

Esse tipo de liderança valoriza principalmente as competências, potencialidades, experiências e resultados da equipe.

Em Liderança positiva: para atingir resultados excepcionais (Editora Évora), Gilberto Guimarães afirma que a liderança positiva enfatiza tudo aquilo que valoriza os indivíduos e as organizações.

Segundo o autor, ela surgiu como resposta às demandas de empresas modernas.

“Ela veio para criar novas formas e alternativas, contribuindo para que gestores de pessoas liderem suas equipes na busca de resultados com performances extraordinárias”, explica.

A liderança positiva baseia-se nos conceitos da Psicologia Positiva, criada pelo psicólogo norte-americano Martin Seligman.

Essa área encara as emoções positivas como base para a felicidade, de modo que o indivíduo obtenha um padrão de pensamento positivo.

Logo, esse tipo de liderança busca enfatizar os bons aspectos em cada liderado.

Mas isso não significa que ela ignora os tópicos negativos nas empresas.

“Na maioria das vezes, as pessoas apresentam dificuldades em manter uma atuação extraordinária, mas ótimos desempenhos podem ser conseguidos pela necessidade de sobrepujar amplos obstáculos”, destaca Guimarães.

Qual a importância da liderança positiva?

No livro Practicing positive leadership (Berrett-Koehler Publishers, 2013), Kim Cameron diz que praticar a liderança positiva é importante porque a positividade é heliotrópica.

“Isto é, todos os sistemas vivos têm uma tendência a se mover em direção à energia positiva e se afastar da energia negativa ou em direção ao que é vivificante e para longe do que é destrutivo”, explica o autor.

De acordo com Cameron, as práticas positivas de liderança geram energia positiva que atraem e movem os indivíduos.

Em entrevista para o LEADx Podcast e mencionada em um artigo para a revista Forbes, o autor best-seller Jon Gordon afirma que líderes positivos unem a empresa e a equipe.

Segundo ele, é dessa forma que se cria uma equipe com planos e objetivos em comum, em que cada integrante trabalha em direção à mesma visão e propósito.

“Então, uma vez que você tenha isso, trata-se de se conectar com os relacionamentos, desenvolver as relações com cada pessoa da equipe, ser capaz de encorajar, orientar e inspirar”, salienta.

Para Gordon, liderança positiva não significa apenas um estado mental positivo.

“É um estado positivo de ação”, ressalta Gordon.

“O que você está fazendo para investir nesses relacionamentos que ajudam as pessoas a se tornarem melhores, para que possam ajudar a equipe a ser melhor?”, questiona.

Quais os benefícios da liderança positiva?

lideranca positiva quais beneficios

Há diferentes benefícios de implementar a liderança positiva na empresa. Confira quatro deles.

Performance elevada

Como o objetivo da liderança positiva consiste em valorizar as potencialidades e competências de cada colaborador, a consequência direta é a performance elevada.

Isso porque a equipe fica mais produtiva e engajada, uma vez que os colaboradores passam a se sentir valorizados pela empresa.

Conquista de objetivos organizacionais

Colaboradores motivados e reconhecidos atuam como recursos fundamentais para a conquista dos objetivos organizacionais.

O papel da liderança já é o de incentivar o comprometimento da equipe com metas em comum, não é mesmo?

Na liderança positiva, isso fica ainda mais evidente por meio da valorização dos pontos fortes da equipe.

Retenção de talentos

Se os colaboradores se sentem valorizados e têm o apoio do líder para crescer, fica muito mais fácil reter talentos na empresa.

Lembre-se de que, para obter o alto desempenho, a equipe precisa ser cada vez mais desenvolvida e qualificada.

Redução de turnover

Altos níveis de motivação e produtividade fazem com que os colaboradores se sintam satisfeitos com o ambiente de trabalho.

É dessa forma que os índices de rotatividade, conhecidos como turnover, são reduzidos.

Com isso, a empresa ainda economiza com processos seletivos e contratações.

Como a liderança positiva pode interferir em sua carreira?

lideranca positiva como pode interferir em sua carreira

Não há dúvidas de que a liderança positiva traz vantagens para os colaboradores e a empresa, mas o fato é que ela também interfere na própria carreira do líder ou gestor.

Líderes positivos estão dispostos a crescer com os desafios e têm mais facilidade para aumentar a performance da empresa.

Como você já viu, eles também valorizam os aspectos positivos em detrimento dos negativos.

Para isso, precisam ter uma percepção aguçada, de modo a avaliar os pontos fortes de cada colaborador e entender quais são as suas motivações.

E isso é cada vez mais relevante no mercado.

“As organizações são rápidas em procurar líderes que são ótimos comunicadores, pensadores visionários e que também podem fazer as coisas e seguir adiante”, afirmam Tom Rath e Barry Conchie, no livro Strengths based leadership (Simon and Schuster, 2008).

Além disso, o líder passa a ser reconhecido não apenas pelo mercado, mas pelos colaboradores, que o enxergam como referência e inspiração.

Também vale pontuar que, ao mudar a realidade de outras pessoas, dando um viés mais otimista a ela, o líder muda a sua própria realidade.

Os sensos de gratidão e motivação para seguir em frente ficam ainda mais evidentes quando líder ajuda outras pessoas a crescer.

Como ser um líder positivo?

lideranca positiva como ser um lider

Para ser um líder positivo, é preciso ter comprometimento com o crescimento dos colaboradores.

“Significa promover desempenhos afirmativos no trabalho, desenvolver boas relações interpessoais e comportamentos adequados, incentivar emoções positivas, manter bom humor e criar redes de relacionamentos de energia positiva”, resume Guimarães.

A seguir, confira três maneiras de exercer a liderança positiva na empresa.

1. Crie um ambiente de trabalho positivo

Isso é fundamental para que os colaboradores sejam produtivos e engajados, já que o ambiente influencia diretamente a atuação.

Uma das formas de fazer isso é justamente focando nos pontos fortes da equipe, ao invés de ressaltar os pontos negativos e acabar desmotivando os colaboradores.

2. Incentive relacionamentos saudáveis

Apoio e respeito mútuos entre as pessoas no ambiente de trabalho é essencial para manter o nível de motivação e satisfação na empresa.

A partir de emoções e atitudes positivas, como a compreensão, otimismo, gratidão e senso de significado prosperam no ambiente, os relacionamentos se tornam mais saudáveis automaticamente.

3. Energize a equipe

Um líder positivo empenha-se em energizar a equipe, servindo como fonte de inspiração e motivação para os colaboradores.

O incentivo a cada colaborador, com o intuito de que ele desenvolva todo seu potencial, também ajuda no comprometimento e engajamento em relação à empresa.

No entanto, para que isso ocorra, você próprio precisa estar motivado e cultivar emoções positivas no trabalho, porque só assim é possível influenciar as pessoas verdadeiramente.

Líderes positivos e negativos

Líderes positivos e negativos agem de maneiras diferentes em relação aos seus subordinados.

E isso faz toda diferença nos resultados da equipe.

Líderes negativos são aqueles que dão mais atenção aos erros da equipe, penalizando os colaboradores e, consequentemente, desmotivando.

Geralmente, os líderes negativos se consideram superiores aos demais, dando ordens e fazendo ameaças.

Acreditam que os colaboradores devem apenas colocar em prática o que foi determinado.

Já os líderes positivos são aqueles que valorizam as pessoas por suas contribuições.

Em um artigo para a revista Leadership and change, a consultora de mudança Marcella Bremer aponta que eles confiam nas pessoas de modo que elas possam surpreender positivamente.

“Isso inclui conceitos básicos de liderança, como conectar-se e cuidar das pessoas, ser autêntico e honesto, comunicar-se continuamente e orientar as pessoas, além de estimulá-las com elogios”, diz a autora.

Para Jane Dutton e Gretchen Spreitzer, no livro How to be a positive leader (Berrett-Koehler Publishers, 2014), um líder positivo sempre espera que as capacidades para a excelência sejam expandidas.

“Um líder positivo acredita em ampliar a zona de possibilidade de excelência, onde as pequenas ações de hoje podem alterar a quantidade de capacidade de excelência inerente a uma pessoa ou coletivo ao longo do tempo”, afirmam as autoras.

Como o Coaching de Liderança pode ajudar no desenvolvimento positivo?

lideranca positiva como coaching pode ajudar desenvolvimento

O coaching é um processo direcionado ao desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais.

Ele potencializa as virtudes do indivíduo e corrige as suas vulnerabilidades a partir de um plano de ação que tem no objetivo ou meta o ponto de partida.

No coaching de liderança, o processo é focado no desenvolvimento de líderes de alta performance, capazes de criar uma atmosfera de crescimento, motivar a equipe e ajudá-la a alcançar melhores resultados.

E por ter como objetivo o desenvolvimento do líder ou gestor, esse tipo de coaching se volta justamente ao fortalecimento dos aspectos positivos.

Aí, fica mais fácil transmitir o desenvolvimento positivo para os colaboradores.

Qual a diferença entre liderança positiva e tradicional?

A principal diferença entre as lideranças positiva e tradicional está no enfoque que o líder ou gestor dá para a atividade.

O líder tradicional motiva os colaboradores por meio de salários variáveis e avalia o desempenho com indicadores.

Também analisa as fraquezas da equipe no intuito de corrigir problemas.

Já o líder positivo motiva os colaboradores por meio da possibilidade de desenvolvimento de competências e crescimento.

Assim, o enfoque está completamente nos pontos positivos, dando suporte e orientação para que a equipe floresça.

Percebe a diferença?

A própria forma como esses dois tipos de liderança encaram o crescimento é distinta.

É o que dizem Jane Dutton e Gretchen Spreitzer.

Para elas, líderes tradicionais trabalham no caminho normal de melhorar a capacidade de excelência deles próprios ou de suas empresas.

“Um líder positivo acredita que é possível mudar a taxa e o nível em que a própria capacidade de excelência da organização pode melhorar, passando de uma taxa de melhoria normal para uma taxa de melhoria mais extraordinária”, destacam.

Quais são os princípios da liderança positiva?

lideranca positiva quais sao principios

A liderança positiva é norteada pelos princípios que você irá conhecer a seguir.

Gestão do clima

No contexto empresarial, o clima predominante entre as pessoas é fundamental para a criação de um ambiente de trabalho saudável, que privilegia a motivação e a produtividade.

Por isso, a liderança positiva promove fatores como a confiança, reconhecimento, alegria, gratidão e respeito mútuo.

Em outras palavras, o trabalho com os sentimentos positivos se torna o caminho para o alto desempenho.

Relacionamentos positivos

Assim como o clima, a qualidade dos relacionamentos impacta diretamente na performance da equipe.

Justamente por isso, é preciso cultivar relacionamentos positivos, em que as relações interpessoais ocorrem de forma respeitosa e os indivíduos se sentem motivados para trabalhar em equipe por meio da colaboração.

Comunicação assertiva

Outro princípio da liderança positiva consiste em exercer uma comunicação assertiva.

Desse modo, o líder transmite aos colaboradores informações relevantes para o alto desempenho, incluindo expectativas em relação ao trabalho e definição clara de objetivos organizacionais.

Também é por meio da comunicação assertiva que o líder ajuda os colaboradores a desenvolverem ainda mais os seus pontos fortes.

Ajudar os colaboradores a construírem um significado positivo para o trabalho

Isso é fundamental para que os colaboradores tenham uma percepção positiva sobre a atuação profissional e possam manter o nível de produtividade e desempenho com motivação.

Alguns fatores que ajudam na construção de um significado positivo incluem propósito, gratidão e satisfação.

Dar liberdade para tomada de decisões

Outro princípio é o fato de que, na liderança positiva, o gestor ou líder não retém todas as decisões da empresa.

Existe, portanto, um grau de delegação, em que ele dá autonomia para os colaboradores tomarem decisões.

Isso demonstra confiança do líder em relação à equipe e dá oportunidade para que os colaboradores explorem seu potencial máximo, exercitando o pensamento estratégico e contribuindo efetivamente para os resultados da empresa.

Exemplos de atitudes de Liderança Positiva

lideranca positiva exemplos atitudes

Na sequência, confira alguns exemplos de atitudes que o líder positivo deve colocar em prática.

Compartilhar informações

O líder positivo compartilha informações relevantes para a equipe de modo a obter melhores resultados.

Nesse modelo de liderança, o gestor ou líder não acredita que apenas ele deve reter informações para agir estrategicamente.

Pelo contrário, ele enxerga os colaboradores como pessoas com potencial para contribuir ao negócio tanto no que diz respeito à performance quanto ao pensamento estratégico.

Minimizar a incivilidade

Evitar intrigas, conflitos, desrespeito e assédio moral é uma das preocupações da liderança positiva, já que esse tipo de incivilidade impede a criação de um ambiente de trabalho saudável e motivador.

Por isso, o papel do líder é atuar como mediador desses conflitos, ser um exemplo para a equipe e buscar a resolução de problemas de relacionamento entre os membros da equipe.

Dar feedback sobre o desempenho

Essa atitude é fundamental para que os colaboradores saibam quais aspectos precisam melhorar.

Mas ele é importante sobretudo para elevar a motivação e a sensação de reconhecimento.

Além de críticas construtivas, é nessa hora que devem entrar comentários positivos sobre as potencialidades do indivíduo, sobretudo os benefícios que elas agregam para os resultados da empresa.

O papel do Coaching no desenvolvimento de lideranças

lideranca positiva papel coaching desenvolvimento

Se você quer desenvolver a liderança, o coaching para líderes é uma ótima alternativa para você.

Essa ferramenta ajuda não apenas a liderar equipes de forma assertiva, mas a desenvolver competências relevantes para a liderança.

Entre as vantagens de recorrer ao coaching, estão o ganho de habilidades em gestão de pessoas e as estratégias para alcançar a alta performance.

Além disso, o coaching é útil para aumentar a produtividade da equipe, elevar os resultados das pessoas e da própria empresa e promover mudanças e melhorias contínuas.

Também promove o aprendizado e o autoconhecimento para que você se torne um líder que é modelo para os outros, inspirando e motivando por meio de atitudes.

O coaching também proporciona melhorias na comunicação, bem-estar, resolução de conflitos e crescimento.

E ajuda a encarar momentos desafiadores, como crises ou picos de estresse na empresa, de modo a encontrar soluções criativas a partir da inteligência emocional e de ferramentas potentes de liderança.

Ou seja, tudo aquilo que permite ao líder estar à frente de equipes de alto desempenho.

Conclusão

lideranca positiva conclusao

Depois de ler este texto, já está convencido de que a liderança positiva é o melhor caminho para elevar a performance da equipe e da empresa?

Então, coloque em prática as dicas deste artigo.

Exerça a comunicação eficiente, foque nos aspectos positivos dos colaboradores, construa bons relacionamentos e dê feedbacks contínuos.

Lembre-se de que, quanto mais motivados e engajados estiverem os colaboradores, mais alto será o seu desempenho na empresa.

E, então, mais fácil será conquistar os objetivos organizacionais.

Nessa jornada, não se esqueça de que você mesmo, como líder ou gestor, cresce junto com a equipe.

Para crescer mais rápido e se tornar um líder positivo, o melhor caminho é o coaching.

Por isso, aproveite para conhecer o curso de formação de líderes da SBCoaching, que é referência mundial em treinamentos na área.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe com os amigos nas redes sociais e deixe um comentário abaixo com a sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *