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Marketing para Coaches – Aprenda a conhecer seu público para ser um Coach de sucesso – Parte 3

No post passado abordamos 4 etapas de um empreendimento – informação indispensável para o seu sucesso dentro do mercado de coaching.

Agora, nos aprofundamos um pouco mais no seu ambiente de marketing e vamos entender a importância em conhecer o seu público para garantir ações com resultados positivos.

Todo cliente adquire um produto ou serviço para satisfazer uma necessidade, seja ela material ou emocional.

Hoje, com o aperfeiçoamento das técnicas de persuasão da publicidade e o aumento da concorrência, as empresas procuram vender algo além da necessidade que determinado produto ou serviço proporciona. Se uma mulher comprar um xampu, por exemplo, ela não vai adquirir só porque o produto lava os cabelos, mas também porque viu na propaganda que ele a deixará com os cabelos mais bonitos e ficará mais atraente em relação às outras mulheres. Percebe-se que a propaganda vende mais do que o produto oferece e cria outras necessidades que levam o consumidor ao ato da compra, ou seja, agrega valor ao produto.

Com o seu empreendimento dentro do mercado de coaching, por exemplo, não é diferente; você deve agregar valor ao seu serviço, mas, para isso, deve conhecer seu público melhor do que ninguém.

O público alvo nada mais é do que os consumidores que você quer atingir diretamente com o seu serviço.

Para convencê-los de que você é um excelente profissional de coaching e gera resultados, é necessário antes estudar o seu perfil e seus hábitos de consumo, pois assim você criará ferramentas adequadas para ter uma ação eficaz.

Os itens que você deverá analisar são:

– Ocupação, profissão: (O que fazem? Onde trabalham?)
– Posição social e cultural: (Classe social, nível de escolaridade, hobbies, etc)
– Quantidade: (Quantos você quer atingir?)
– Localização (Onde moram, trabalham, passeiam etc)
– Grupos de idade (A faixa etária)
– Sexo (Masculino, feminino)?

Como identificar seu público?

Para identificá-lo, você primeiro deve realizar a segmentação demográfica, ou seja, saber onde estão as pessoas que você quer atingir, onde moram e quantos são.

Você pode pesquisar esses dados no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por exemplo. Agora, em relação ao que fazem, o que gostam, o que vestem, é possível identificar por meio de métodos de pesquisa observatória, ou seja, analisando as pessoas nos locais onde elas frequentam e até mesmo por pesquisas na internet. Após concluir esse processo, faça um relatório com as informações coletadas.

Reunir essas informações é fundamental para construir um discurso que esteja alinhado com as necessidades do seu público.

O mercado de coaching está em plena ascensão, e você, como empreendedor, precisa estar antenado a todos os cenários que envolvem o seu negócio para atingir a alta performance e maximizar seus resultados a curto prazo.

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