
(Por Fabiana Saad)
Se o seu objetivo é alcançar o sucesso por meio da “promoção pessoal” ou da “venda da própria imagem”, você estará disposto a utilizar uma estratégia denominada no mercado como Marketing Pessoal, um conjunto de táticas desenvolvidas e aplicadas por quem deseja se destacar – de maneira diferenciada – na área profissional.
O marketing pessoal, nada mais é do que a união de diferentes forças que estão no nosso interior e que nos capacita a alterar a nossa postura, imagem e conduta.
Essa estratégia engloba diversos aspectos do ser humano, desde sua aparência física, personalidade, metas, relacionamentos e atitudes do dia a dia. A partir de um plano de marketing é possível projetar a imagem desejada, que refletirá na conquista do bem estar e, consequentemente, em maior êxito na realização de seus objetivos.
A autoestima é a grande ferramenta do Marketing Pessoal
O primeiro passo para atingir os objetivos do marketing pessoal é potencializar sua autoestima, afinal, para transmitir uma melhor imagem ao mundo é necessário sentir-se bem e preparado para conquistar o que se quer.
Para isso, antes de mais nada, conheça a si mesmo. Analise seus pensamentos e sentimentos e tenha consciência do modo como eles afetam seu comportamento. Em seguida, identifique as suas forças e pontos fracos e aumente sua capacidade de acreditar em seu poder de fazer e de realizar.
Uma boa maneira de elevar seu estado de felicidade e autoestima é responder com sinceridade alguns questionamentos utilizados no processo de coaching:
- Quais são as coisas que deixam você feliz em sua vida?
- O que faz você se sentir motivado (a)?
- O que deixa você orgulhoso (a)?
- Quais os acontecimentos pelos quais você é grato (a) em sua vida?
- Quais as coisas que pertencem a você?
- Quais foram suas conquistas?
- Quem você ama? Quem ama você?
Tente perceber como você se sente em relação ao que foi respondido em cada uma das questões. Com a sua autoestima elevada, seu marketing pessoal ideal será alcançado de uma forma muito mais ampla e eficaz.