Posted in:

Curso de Coaching: Melhores Cursos de Coaching do Brasil

coaching de equipe o que e importancia beneficios

Um curso de coaching pode representar o início de uma guinada na sua vida profissional.

Você tem considerado a ideia? Então, vale dar uma olhada em alguns fatos.

Só no Brasil, de acordo com a International Coach Federation (ICF), a área de coaching cresceu mais de 300% nos últimos quatro anos.

Na Sociedade Brasileira de Coaching, a SBCoaching, pioneira na área no país, a procura por treinamentos teve um avanço de 65% nesse período.

São números que sinalizam o interesse de profissionais de diversas áreas na carreira de coach.

Tudo isso é muito importante, mas existe algo fundamental para colocar em prática:
Você precisa de ter hábitos certos, que vão te colocar em ação.


Pensando nisso, criamos um material que vai te ajudar a ser mais feliz e realizado através de hábitos de sucesso.

Clique aqui para ter acesso ao material e participar de um encontro online, onde Villela da Matta vai te dar mais conhecimento sobre este tema.

Continuando...

Mas também indicam que o público está mais receptivo a esse tipo de serviço, tanto em sua vida particular quanto profissional.

Mais do que nunca, há pessoas em busca de desenvolvimento nas relações sociais, familiares, na saúde e na carreira.

Acha que tem o perfil para ajudar quem está engajado nessa procura?

Então, só falta se aprofundar no estudo sobre o que é coach e suas aplicações.

Siga a leitura e saiba tudo sobre a formação e as opções de cursos de coaching no Brasil.

O que é e como funciona o Coaching?

O que é e como funciona o Coaching
É como se fosse uma assessoria, na qual o profissional primeiro entende o que o cliente (coachee) pensa e sente e a maneira como ele reage e aprende.

Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo, grupo ou empresa.

Essa é a definição de Villela da Matta e Flora Victoria, fundadores da SBCoaching.

O objetivo desse processo, segundo eles, é aumentar os resultados positivos, melhorar a performance e potencializar o poder pessoal do cliente.

Para alcançar esse objetivo, o coaching utiliza metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado, o coach.

É como se fosse uma assessoria, na qual o profissional primeiro entende o que o cliente (coachee) pensa e sente e a maneira como ele reage e aprende.

Depois, trabalha, sempre de forma colaborativa, para desenvolver estratégias que buscam a evolução pessoal e profissional em aspectos identificados como importantes ou desejados pelo cliente.

O atendimento ocorre por meio de sessões que incluem acompanhamento, proposição de tarefas e feedback das ações.

As práticas utilizadas pelo coach são embasadas em estudos da psicologia, ciências organizacionais, neurociência, filosofia, educação e administração.

O processo envolve bastante autoconsciência e aprendizado das duas partes, e culmina em alternativas para ampliar realizações e conquistas.

Ao longo deste artigo, falaremos sobre os vários tipos de coaching, para que você tenha uma ideia melhor de todas as possibilidades que o trabalho envolve.

Cursos de Coaching na SBCoaching

Cursos de Coaching na SBCoaching
A SBCoaching é a instituição melhor preparada para fornecer essa formação em coach.

Fazer um bom curso de coaching é a porta de entrada para o profissional que deseja ingressar nessa área e auxiliar o desenvolvimento de outras pessoas.

E a SBCoaching é a instituição melhor preparada para fornecer essa formação.

O primeiro passo para o futuro coach é cursar o Personal & Professional Coaching, curso de coaching que oferece ao aluno toda a base teórica do comportamento humano e ensina as melhores técnicas de evolução de performance.

O treinamento contempla a formação básica para o coach que quer atuar tanto na área da evolução pessoal quanto profissional.

Além disso, o aluno desenvolve habilidades de liderança, organização e autoconhecimento, todas muito úteis mesmo para quem não deseja começar uma carreira na área de coaching.

Mas o leque da SBCoaching vai além.

Quem deseja se especializar na área ou explorar um nicho específico, certamente vai encontrar na instituição o curso de coaching ideal.

Veja as opções:

  • Executive Coaching: curso que permite ao aluno atuar com sucesso em todas as áreas corporativas, elevar sua eficácia como líder ou ingressar na carreira de coach executivo. Conheça.
  • Career Coaching: nesse curso, o profissional se habilita a atuar em todas as fases do desenvolvimento de uma carreira, desde o ingresso no mercado de trabalho até a aposentadoria. Conheça.
  • Positive Coaching: é um treinamento que utiliza conceitos da Psicologia Positiva para promover resultados que melhoram a qualidade de vida e bem-estar e elevam a performance e engajamento do aluno. Conheça.
  • Mentoring Coaching: esse é um curso para quem já trabalha como coach e busca evoluir para se tornar um coach mentor, ou supervisor de coaches. Conheça.
  • Master in Coaching: quem se forma nesse curso obtém o título de Certified Master Coaching, uma verdadeira comprovação de excelência no mundo do coaching. Conheça.
  • MBA em Coaching: primeiro passo para quem deseja se tornar um associado da SBCoaching, o MBA propicia uma ampla visão de gestão com aplicação na área de recursos humanos. Conheça.

Diferença entre Coaching, Coach e Coachee

Diferença entre Coaching, Coach e Coachee
O coach é o profissional que aplica as técnicas e ferramentas do processo de coaching.

Coach, coaching, coachee.

Todas essas palavras vêm da língua inglesa e, por isso, é comum que algumas pessoas se confundam com a sua utilização.

A origem delas é a mesma: o verbo to coach, que significa treinar, ensinar ou preparar.

Coaching, conforme já explicamos, é o processo, o treinamento que uma pessoa busca para evoluir pessoal e/ou profissionalmente.

Esse treinamento envolve pelo menos dois indivíduos: um coach e um coachee.

Coach, em inglês, além de ser o verbo treinar, é um substantivo que significa treinador.

Ou seja, coach é o profissional que aplica as técnicas e ferramentas do processo de coaching.

Esse conhecimento é aplicado ao coachee, que nada mais é que o seu cliente, aquele que o contrata e será beneficiado com a prática do coaching.

Mais do que uma relação entre cliente e contratado, porém, o coaching é uma parceria em que tanto coach quanto coachee precisam estar comprometidos com a melhora no desempenho ou alcance de determinado objetivo.

A sintonia precisa ser fina, porque de nada adianta um coachee motivado e aplicado se o coach não tiver empatia e vontade de conhecer e entender de verdade seu perfil e objetivos.

Da mesma forma, o melhor coach pode falhar se o coachee não se comprometer genuinamente com o seu desenvolvimento.

Quem pode ser Coach?

Quem pode ser Coach?
Não há pré-requisito para começar uma carreira como coach.

Como já dissemos, o primeiro passo para se tornar um coach é buscando uma formação na área, com o curso Personal & Professional Coaching, da SBCoaching.

O que muita gente pergunta é se esse ou qualquer outro curso de coaching exige uma formação específica na área de administração, recursos humanos, psicologia, ou outra qualquer.

A resposta é não. Não há pré-requisito para começar uma carreira como coach.

Assim, profissionais de qualquer área podem ingressar nesse meio. Advogados, médicos, jornalistas, professores, consultores, vendedores, autônomos… Qualquer um.

Mas é claro que a experiência e formação anteriores podem influenciar no nicho a ser explorado futuramente.

Se a pessoa tem uma graduação em Educação Física e trabalhou em uma academia, por exemplo, é natural que tenha uma abordagem que dê grande atenção à promoção da saúde por meio de atividades físicas.

E se, por um lado, não há requisitos para se matricular em um curso de coaching, por outro, há determinadas características e valores fundamentais para o profissional da área.

Ele precisa de muita ética, empatia e compromisso com a evolução de seu cliente.

Além de fornecer o conhecimento, o coach deve apoiar sem julgar, manter sigilo, ser confiável e agir com responsabilidade.

O curso de coaching da SBCoaching ajuda a desenvolver não apenas as aptidões técnicas, mas também essa mentalidade, que é essencial.

O Coaching e a Psicologia Positiva

O Coaching e a Psicologia Positiva
E a Psicologia Positiva? Ela parte do princípio que cultivar deliberadamente emoções positivas altera sensivelmente o humor e a motivação de uma pessoa.

Em um templo, dois monges discutiam sobre uma bandeira que tremulava com o vento.

O primeiro dizia que a bandeira é que se movia. O outro argumentava que, na realidade, quem estava em movimento era o vento.

Eis que o mestre dos dois interfere e diz: “Não é a bandeira que se move, tampouco o vento. É a mente dos senhores que se move”.

Essa narrativa zen budista nos ensina que tudo o que enxergamos, sentimos e percebemos está, na realidade, dentro de nossa mente.

E a Psicologia Positiva? Ela parte do princípio que cultivar deliberadamente emoções positivas altera sensivelmente o humor e a motivação de uma pessoa.

Assim, engloba práticas que convertem essas emoções em ações transformadoras. O ponto de partida é sempre o pensamento positivo.

E qual a relação disso tudo com a história dos monges?

Assim como o movimento da bandeira e do vento só é percebido por conta do movimento da mente, os acontecimentos da nossa vida só são positivos ou negativos porque são interpretados assim pela nossa cabeça.

Então, por que não focar em uma interpretação positiva dos eventos e colher os frutos inegáveis que essa postura proporciona?

Coaching Pessoal

Coaching Pessoal - curso de coaching
Um processo de coaching pessoal abrange os mais diversos aspectos da vida de um indivíduo.

Muitas pessoas costumam fazer uma divisão entre a vida pessoal e a vida profissional.

Para algumas finalidades – um profissional autônomo que estabelece limites para seu horário de trabalho, por exemplo – essa maneira de encarar as coisas faz sentido.

Mas, na realidade, tudo é vida. E, às vezes, as coisas são indissociáveis.

Um processo de coaching pessoal abrange os mais diversos aspectos da vida de um indivíduo.

Ainda que não foque específica ou exclusivamente na carreira do coachee, são desenvolvidas competências que certamente vão elevar o rendimento profissional dele.

Isso sem contar a melhora na qualidade de vida, que tem influência positiva no exercício da atividade profissional de qualquer um.

A seguir, conheça alguns focos possíveis do trabalho de um profissional formado em um curso de coaching da SBCoaching.

Coaching Familiar

O coaching familiar é um processo que ajuda o coachee a estabelecer relações harmoniosas dentro de sua família a partir do autoconhecimento e planejamento.

Coaching de Relacionamento

Este processo pode ser feito com apenas um coachee ou com dois: um casal que busca superar suas dificuldades, evitando o rompimento da relação e minimizando os desgastes.

Coaching Financeiro

É ideal para pessoas que, independentemente das cifras de seu salário, contraem dívidas, simplesmente porque não conseguem organizar sua vida financeira.

Coaching Esportivo

O coach esportivo incentiva o coachee a alcançar os resultados desejados em práticas esportivas, utilizando uma série de técnicas cientificamente comprovadas, aprendidas no curso de coaching e em outras formações.

Coaching Nutricional

O coaching nutricional é um processo em que o coachee é orientado a manter uma alimentação equilibrada, tenha ele demandas específicas (como gestantes e diabéticos, por exemplo) ou apenas o objetivo de melhorar a qualidade de vida.

Coaching de Emagrecimento

O coaching de emagrecimento combina conhecimentos do coaching esportivo e nutricional (pois a melhor maneira de emagrecer é mantendo uma dieta saudável e controlada e praticando atividades físicas) e outras práticas que fazem o coachee perder peso.

Coaching Coaching para Inteligência Emocional

A inteligência emocional é uma valência muito importante para melhorar as relações na vida pessoal e profissional. O coaching focado nessa área orienta o coachee no desenvolvimento dessa qualidade.

Coaching Integral

O processo de coaching integral, geralmente, combina todas as categorias anteriores, pois todas elas são importantes para quem deseja melhorar a qualidade de vida e evoluir como pessoa.

Business Coaching (Coaching Empresarial)

Business Coaching - Coaching Empresarial - curso de coaching
O curso de coaching da SBCoaching também ensina o futuro coach a orientar a vida profissional de seu cliente.

Você pode ter certeza de que todas as categorias de coaching pessoal sobre as quais falamos contribuem para tornar o coachee um profissional melhor, seja qual for a sua área de atuação.

Mas quem já está satisfeito com sua vida em todas essas áreas pode buscar um coaching com foco específico na sua carreira.

O curso de coaching da SBCoaching também ensina o futuro coach a orientar a vida profissional de seu cliente nos aspectos que vamos relacionar agora.

Coaching Corporativo

O processo de coaching corporativo ajuda o coachee a ser o melhor profissional possível no setor privado, orientando quanto à postura e ações desejadas para ser reconhecido pelas empresas como um verdadeiro talento.

Coaching para Concursos

Quem nunca tentou passar em um concurso não sabe o quanto isso é difícil. O coaching dessa área ajuda o coachee a se preparar para o processo seletivo e desenvolver todas as habilidades necessárias para ser aprovado.

Coaching de Carreira

É fundamental se preocupar com o futuro e fazer um plano de carreira, definindo objetivos para evoluir sempre na profissão. Esse é o processo que o coaching de carreira visa orientar.

Coaching Financeiro

O coaching financeiro também serve para a vida profissional. Especialmente para autônomos ou empreendedores à frente de pequenas empresas, que ainda têm dificuldades para administrar as finanças de seus negócios.

Coaching in Company

O contratante do coach pode ser uma empresa que deseja experimentar o coaching in company, processo em que o treinamento é voltado para os colaboradores da organização.

Coaching de Performance

O coaching de performance é direcionado às pessoas que desejam melhorar seu desempenho profissional, removendo barreiras que impedem uma maior eficiência no trabalho.

Coaching de Comunicação

Saber transmitir informações, valores, ideias e outras mensagens é uma qualidade fundamental para qualquer profissional, e o coaching de comunicação existe para desenvolvê-la.

Coaching de Liderança

O coaching de liderança qualifica profissionais de gestão para que se tornem líderes cada vez melhores em suas empresas.

Por que fazer Coaching? e Considerar um Curso de Coaching

Por que fazer Coaching - curso de coaching
Os benefícios do processo podem ser notados em várias áreas.

Quem passa por um curso de coaching aprende técnicas que são comprovadas, porque já deram certo com muitas pessoas.

Basear-se em evidências – da psicologia e neurociência, principalmente – é, aliás, uma premissa importante no coaching.

O coach conduz sessões produtivas, com temas que estejam de comum acordo entre as duas partes.

Os benefícios do processo podem ser notados em várias áreas.

Benefícios para a vida pessoal

Quem passa pelo processo de coaching tem mais qualidade de vida e maior harmonia interior.

O coachee aprende a gerir melhor o seu tempo e encontrar o equilíbrio entre as áreas pessoal, profissional, social e familiar.

Com o coaching, o estresse e as preocupações desnecessárias diminuem. O efeito colateral disso é maior energia, disposição e saúde em geral.

A evolução nas aptidões de comunicação torna os relacionamentos familiares e sociais muito melhores e menos conflituosos.

Benefícios para a vida profissional

O coachee aprende a desenvolver habilidades que poderão lhe conferir diferenciais competitivos na sua vida profissional.

Ele será mais capaz de resolver problemas e saberá se comunicar e relacionar melhor com seus colegas, superiores e subordinados.

O processo de coaching também aumenta a produtividade e potencializa o aprendizado do profissional, que não raro passa a se sentir mais satisfeito com seu trabalho.

Benefícios para sua empresa

Empresas que promovem o coaching in company observam uma evidente melhora na motivação e engajamento de seus colaboradores.

O processo colabora para a criação de uma cultura organizacional voltada para a evolução, pensamento positivo e qualidade na comunicação entre os profissionais.

Conclusão – Curso de Coaching

Conclusão - como ser coach - curso de coaching
O desejo em se tornar uma pessoa melhor e mais eficiente deve ser uma constante, seja qual for o cenário externo. É essa a mentalidade que fez o ser humano chegar tão longe.

O curso de coaching é o passo inicial para ingressar em uma das carreiras que mais tem crescido no Brasil. E isso ocorre mesmo em meio a crises políticas e instabilidade econômica.

Aliás, talvez esse cenário tenha até colaborado para o aumento do interesse dos brasileiros pelo coaching.

Afinal, diante de uma situação adversa, fica mais fácil perceber a importância e buscar a evolução pessoal e profissional.

Isso não quer dizer que, quando não há crise, apenas bonança, esse pensamento não é importante.

O desejo em se tornar uma pessoa melhor e mais eficiente deve ser uma constante, seja qual for o cenário externo. É essa a mentalidade que fez o ser humano chegar tão longe.

O que o curso de coaching proporciona é conhecimento para que essa evolução aconteça de maneira ordenada e muito mais rápida do que com o modelo de erro e aprendizado.

Porque as metodologias ensinadas no curso de coaching já foram testadas com sucesso por muita gente. E muitas das práticas têm resultados cientificamente comprovados.

Dominar esses processos é importante para prestar uma orientação de qualidade ao coachee.

Então, inscreva-se já no Personal & Professional Coaching ou outro curso de coaching da SBCoaching e experimente essa promissora carreira.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre algum curso de coaching de nosso catálogo? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *