Posted in:

Metas: guia definitivo para definir, correr atrás e conquistar suas metas

Quer aprender a definir e conquistar suas metas?

As metas são importantíssimas para definir estratégias e medir seu progresso!

Muito se ouve sobre atingir e conquistar metas. Mas será que você realmente entende qual é o conceito de metas e o quão importantes elas podem ser?

Infelizmente, é muito comum que as pessoas associem metas com algo negativo. Frequentemente, ouvimos alguém reclamando sobre metas a cumprir no trabalho, ou como o estabelecimento de metas para vendas ou números de atendimento os tem atrapalhado.

As metas, no entanto, são muito mais do que objetivos desse tipo. Elas são um fator importante para que você realize os seus sonhos! A definição de metas é fundamental para ajudar a esclarecer os caminhos a serem tomados e monitorar o seu progresso. Elas também são essenciais para adaptar suas estratégias e se motivar.

Quer mais dicas sobre como conquistar seus objetivos? Leia também esse outro conteúdo que preparamos!

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber para conquistar suas metas em 2018! Entenda melhor o que são metas, como definir as suas e como elas podem te ajudar a realizar seus sonhos. Continue lendo e confira:

O que são metas?

Metas são frequentemente vistas como sinônimo de objetivos. Embora essa possa ser uma definição aceitável, existem algumas diferenças entre esses dois conceitos. Vamos explicar melhor:

  • Objetivo é algo que você deseja alcançar, os sonhos que você pretende realizar na sua vida. Os objetivos são, então, mais abrangentes que as metas.
  • Metas, por sua vez, são meios utilizados para alcançar esses objetivos. É como se fossem objetivos menores e mais simples.
o que sao metas
“Uma meta sem um plano é apenas um desejo”: entenda melhor o que são metas.

Ou seja, para alcançar seus objetivos, é preciso traçar metas. Um objetivo é, normalmente, uma grande tarefa. As metas servem para separá-lo em partes menores, mais fáceis de realizar.

Definir metas, então, organiza seu planejamento e deixa o caminho para seus sonhos mais claro e fácil de seguir.

Veja esse exemplo:

  • Objetivo: fazer uma viagem internacional.
  • Metas: conseguir o visto; economizar 5% do salário mensalmente; aprender o básico do idioma do país.

Perceba que o objetivo, muitas vezes, pode parecer grandioso e distante – como conquistar um diploma, subir na carreira ou obter uma renda com investimentos. As metas ajudam a traçar os passos para alcançar seus objetivos, os tornando mais simples.

Além disso, a cada meta atingida, sua motivação certamente vai aumentar! Você se sentirá cada vez mais confiante e capaz. Esses são fatores importantes para suas conquistas.

Como definir metas?

Agora que você sabe o que são metas, é hora de começar a definir as suas. A nossa principal dica nesse ponto é: seja realista. Superestimar o quanto você consegue fazer em um período de tempo pode ser péssimo para seu planejamento e motivação.

como definir metas
Aprenda a definir suas metas da melhor maneira possível.

É claro, se desafiar é muito importante. No entanto, é melhor aumentar o desafio progressivamente. Por exemplo, se seu objetivo é passar em um concurso público, suas metas podem ser:

  • Realistas, mas acomodadas: estudar uma vez por semana;
  • Realistas, mas desafiadoras: estudar por pelo menos uma hora todos os dias;
  • Não realistas ou superestimadas: estudar durante oito horas todos os dias.

Quando você não consegue cumprir uma meta estabelecida, sua motivação pode ser afetada. Por isso, sempre pense no que você pode, realisticamente, fazer.

Definir as suas metas exige reflexão e autoconhecimento. O coaching pode te ajudar muito nesse ponto, já que conta com métodos cientificamente comprovados para te ajudar a pensar onde você quer chegar (objetivos) e como fazer isso (metas).

Além disso, o coaching te ajudará a definir as metas com maior clareza. Para isso, utiliza-se o método SMART, a fim de garantir que suas metas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e possuam um cronograma.

É claro, elas também não podem deixar de ser desafiadoras! Sair da sua zona de conforto é, afinal, essencial para seu desenvolvimento.

Longo, médio e curto prazo

Algumas metas demoram mais para ser cumpridas do que outras. Chamamos isso de metas de longo, médio e curto prazo. É importante que você tenha todas as três definidas, além de entender a função de cada uma. Veja um exemplo:

  • Objetivo: Ter uma carreira como médico;
  • Meta de curto prazo: Estudar durante pelo menos 2h por dia;
  • Meta de médio prazo: Passar no vestibular;
  • Meta de longo prazo: Formar-se na graduação de medicina;
  • Meta de longo prazo: Fazer uma especialização.

 

Esse exemplo foi bastante simplificado, mas já deve te ajudar a entender melhor o que são metas de curto, médio e longo prazo. No geral:

  • Metas de curto prazo: você pode começar a trabalhar em direção a elas imediatamente; elas podem ser cumpridas em dias ou semanas; realizam a manutenção da sua motivação quando realizadas, mesmo que pequenas.
  • Metas de médio prazo: as metas de curto prazo são uma preparação para elas; através do cumprimento de diversas médias de curto prazo, elas podem ser obtidas; trabalhar em direção a elas pode exigir mais tempo e divisão de tarefas em metas de curto prazo.
  • Metas de longo prazo: estão mais próximas do seu objetivo final; podem levar anos para serem cumpridas; exigem um maior planejamento e grande quantidade de metas de curto e médio prazo.
metas curto e long prazo
Separe suas metas em curto, médio e longo prazo.

Passo a passo: defina suas metas com um mapa mental

Para te ajudar a começar, preparamos esse passo a passo simples para a determinação de suas metas de curto, médio e longo prazo. Faremos isso no formato de um mapa mental. Confira:

  1. Em uma folha, escreva o seu objetivo no centro. Ou seja, o que você quer conquistar. Se precisar de ajuda com isso, dê uma olhada nesse outro conteúdo aqui no blog.
  2. Trace linhas saindo do objetivo e escreva em cada uma um requisito para conquistar o que você planeja. Você precisará de investimento? Uma formação? Desenvolver alguma habilidade? Anote tudo. Esses são seus objetivos de longo prazo.
  3. De cada objetivo de longo prazo, devem sair novas linhas com os requisitos para eles. Se você anotou “investimento”, essas novas linhas podem conter “economizar x% do salário”, por exemplo. Essas são sua metas de médio prazo.
  4. Finalmente, de cada meta de médio médio prazo, você deve puxar novas linhas para as de curto prazo. Lembre-se: essas são metas que você pode começar a cumprir hoje mesmo!
  5. Esse mapa mental pode precisar de algumas adaptações com o tempo. Afinal, esse é um processo dinâmico, e se adaptar é importante. Por isso, não jogue esse mapa mental fora. Se preferir, existem ferramentas online gratuitas que fazem esse tipo de gráfico, facilitando a modificação!
metas mapa mental
Um mapa mental pode te ajudar a visualizar e avaliar suas metas.

Metodologia SMART: o que é e como utilizar?

Outra maneira de definir suas metas mais facilmente é a utilização da metodologia SMART. Trata-se de um acrônimo com características fundamentais para suas metas. Veja:

  1. Specific – Específica: suas metas não devem ser vagas. Por exemplo, ao invés de “quero emagrecer”, prefira “quero emagrecer para melhorar minha saúde, parando de comer frituras”.
  2. Mensurable – Mensurável: deve ser fácil aplicar métricas para acompanhar seu progresso. Por exemplo, substitua: “preciso ler mais” por “lerei pelo menos um livro por mês esse ano”.
  3. Attainable – Alcançável: como mencionamos anteriormente, é fundamental que suas metas sejam realistas para a manutenção da motivação. Ao invés de “vou emagrecer 10 kg até o próximo sábado”, prefira “perderei ao menos 2 kg por mês”.
  4. Relevant – Relevante: as metas precisam contribuir realmente para a realização do seu objetivo. Um exemplo errado seria “aprender violino” se seu objetivo é “construir uma carreira como administrador”.
  5. Time-based – Temporal: definir cronogramas para cada meta ajuda a manter a motivação e o foco. Ao oposto de dizer “vou me formar como publicitário”, prefira “daqui a 4 anos, estarei formado como publicitário.”
metas smart
A metodologia SMART te ajuda a melhorar a qualidade das suas metas.

Você pode utilizar essa metodologia sozinha ou em conjunto com outras técnicas. Por exemplo, pode usar o SMART como diretriz no momento de fazer o mapa mental das suas metas e objetivos que sugerimos no tópico anterior!

Metas Pessoais x Profissionais

As metas são importantes, tanto na vida profissional quanto na pessoal. Isso porque ajudam a encontrar caminhos até seus objetivos. Que tal ver alguns exemplos de metas em ambos os campos para entender ainda melhor como elas funcionam? Confira:

Metas pessoais

As metas pessoais são aquelas que nos ajudam a atingir nossos objetivos de vida. Elas não estão relacionadas à carreira, embora muitas possam também ajudar nesse sentido. O que define se uma meta é ou não pessoal é o objetivo que ela visa alcançar.

 

Veja: “aprender um novo idioma”, pode ser tanto uma meta pessoal quanto profissional. Depende se o objetivo é “conhecer mais culturas” ou “conquistar um cargo melhor”, por exemplo.

 

Algumas metas pessoais podem ser:

  • Fazer uma viagem;
  • Ler mais;
  • Desenvolver melhores habilidades sociais;
  • Emagrecer;
  • Cuidar melhor da alimentação;
  • Fazer mais exercícios;
  • Aprender uma nova habilidade (instrumento, arte, línguas, etc);
  • Casar-se ou conquistar um relacionamento estável;
  • Conhecer-se melhor;
  • Realizar uma formação por prazer ou curiosidade;

Metas profissionais

As metas profissionais estão necessariamente ligadas à carreira. Sempre que você define passos para conquistar uma carreira melhor, maior estabilidade financeira ou simplesmente trabalhar com algo que ama, essa é uma meta profissional.

Veja alguns exemplos:

  • Aprender um novo idioma para conquistar uma promoção;
  • Realizar as formações necessárias para determinado cargo ou carreira;
  • Desenvolver habilidades de liderança;
  • Passar no vestibular;
  • Aprender sobre empreendedorismo;
  • Aprender sobre investimentos e finanças;
  • Fazer um intercâmbio ou especialização;
  • Realizar atividades para enriquecer o currículo;
metas profissionais
Metas pessoais e profissionais são importantes para não acabar estagnado.

Porque é importante ter metas pessoais e profissionais?

Muitas pessoas, como já citamos, enxergam as metas simplesmente como um incômodo no dia a dia profissional. No entanto, a verdade não poderia estar mais longe disso. As metas são essenciais para o sucesso, tanto na carreira quanto na vida.

Você deve conhecer pelo menos uma pessoa – provavelmente mais – que parece nunca evoluir ou sair do lugar. Sempre com o mesmo emprego, com os mesmos relacionamentos e com os mesmos problemas. Talvez, essa até mesmo seja uma descrição para você. Essa estagnação não é produto da falta de possibilidades e nem da falta de capacidade. Na maioria das vezes, o problema é a ausência de metas.

Todo mundo tem sonhos. A diferença entre conquistá-los ou não está nas habilidades de manter o foco, ser resiliente, planejar e agir. Ou seja: na habilidade de traçar e atingir metas. Percebeu o quão importantes elas são?

Sem as metas, o sucesso só vem por um golpe de sorte. E contar com isso significa abdicar do controle que você tem sobre sua própria vida. Definir metas é importante pois, além de te fornecer um caminho a traçar, elas ajudam a medir seus resultados e fazer ajustes quando necessário.

Além de tudo isso, elas tornam os objetivos menos assustadores. Pensar que, para realizar seu sonho, você precisa fazer uma formação de cinco anos em uma faculdade super concorrida, por exemplo, pode sobrecarregar qualquer um. No entanto, se você dividir esse objetivo em metas, pode chegar a coisas simples e alcançáveis hoje mesmo, como estudar por uma hora sem interrupções.

metas profissionais e pessoais
Separar seus objetivos em metas o torna mais tangível.

Cumprir metas pequenas dá um impulso para sua motivação e confiança. Quando você menos perceber, estará com o seu objetivo em mãos!

12 Passos que vão ajudar você a atingir suas metas

Agora que suas metas estão definidas, tudo que falta é correr atrás, não é mesmo? No entanto, esse pode ser um processo mais desafiador do que parece. Para definir e alcançar metas, você precisará de planejamento e motivação.

Por isso, preparamos esses 12 passos que te ajudarão a chegar nos seus objetivos mais facilmente:

  1. Imaginação: essa habilidade te ajuda a definir suas metas de maneira mais clara e completa.
  2. Crença: Henry Ford uma vez disse que “se você acredita que consegue ou acredita que não consegue, estará certo”. É preciso acreditar que você é capaz para conquistar seus objetivos!
  3. Planejamento: esse é um passo essencial. Aqui, você fará todo o processo de definir os caminhos e estratégias para atingir suas metas. Muitas pessoas ficam presas no passo anterior ou nesse, por isso, esforce-se para alcançar a etapa seguinte:
  4. Ação: começar é sempre difícil, mas é essencial ter a iniciativa de fazer algo de concreto, por menor que seja. Mesmo que comece devagar, a ação é essencial para que os outros passos aconteçam.
  5. Resistência: sair da zona de conforto não é fácil. É preciso persistir, resistir e se adaptar frequentemente. Mantenha-se motivado e não desista!
  6. Avaliação: você deve sempre monitorar o que está fazendo, e se isso está dando resultados. Muitas vezes, será necessário fazer alguns ajustes no seu plano inicial. Não desanime.
  7. Resolução: quando você avalia e enfrenta os problemas, consegue solucioná-los. Esse passo é referente à sua capacidade de adaptação;
  8. Confiança: nesse estágio, você já deve estar adquirindo mais confiança, vinda do sucesso em alcançar médias de curto e médio prazo. A confiança ajuda na motivação e resolução de problemas.
  9. Dúvida: a resistência reaparece, e muitos desistem nessa fase. Os obstáculos são muitos, mas é essencial persistir.
  10. Persistência: você, nesse estágio, já está acostumado com a resistência e sabe fazê-la trabalhar a seu favor.
  11. Hábitos Vencedores: os comportamentos e atitudes para atingir sua meta já foram assimilados e fazem parte da sua rotina.
  12. Sucesso: você alcançou sua meta. Agora é hora de escolher um novo desafio!
Alcançar metas
Alcançar metas exige disciplina, persistência e resiliência.

Como atingir suas metas fazendo coaching ou se tornando um coach?

O coaching é uma ciência baseada em conhecimentos de diversas áreas, como Psicologia e Sociologia. Um dos pontos centrais do processo é ajudar o coachee a definir e alcançar seus objetivos. Para isso, o coach faz uso de diversos métodos cientificamente comprovados.

Não existem respostas prontas e nem fórmulas do sucesso: o coaching te ajuda no seu desenvolvimento. O objetivo é sempre ajudar o coachee ampliar a percepção de si e conduzi-lo sobre como manter o processo de definição e cumprimento de suas metas sozinho. Ou seja, um único processo é capaz de ajudar alguém para a vida inteira. E múltiplos processos podem ser realizados com diferentes temáticas.

Ao fazer uma formação em coaching com uma instituição conceituada como a SBCOACHING, você conta com muito mais do que os ensinamentos de um processo. Todos os métodos estarão disponíveis, permitindo que você os aplique na sua própria vida ou inspire a mudança naqueles ao seu redor.

metas e coaching
Os métodos comprovados do coaching são a chave para seu sucesso!

Conclusão

As metas são como caminhos: te ajudam a chegar nos seus objetivos de maneira mais fácil e rápida. Elas também são responsáveis por uma melhoria na sua motivação! Definir metas é essencial para realizar qualquer sonho. Com elas, é possível dividir grandes conquistas em pequenas tarefas que você pode começar a realizar hoje mesmo!

 

Metas bem definidas evitam que você se sinta sobrecarregado com seus objetivos ou perca o foco. Elas são uma excelente maneira de medir seu progresso e entender quando é necessário fazer alguns ajustes no plano.

 

Nesse post, você aprendeu tudo sobre metas, como definí-las e quais são os passos incluídos em cumprí-las! Agora, tudo que você precisa é começar!

 

O coaching pode te ajudar muito na definição das suas metas e no desenvolvimento de motivação e habilidades para alcançá-las. Conheça hoje mesmo nossas formações e aprenda quais são os métodos mais eficientes para trazer essa transformação para sua vida e para a das pessoas à sua volta!

 

Quer mais dicas sobre como alavancar seu desenvolvimento pessoal? Dê uma olhada também nesses outros artigos que separamos para você:

 

E então, já fez o seu mapa mental com seus objetivos e metas de longo, médio e curto prazo? Você tem alguma outra estratégia para definir suas metas com maior precisão? Divida conosco nos comentários e aproveite para perguntar se ficou com alguma dúvida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *